Histologia Humana Public

  • Email
  • Share
  • Contributors
  • Close Course

orelha

Tags No tags specified

Module Information

A orelha é composta por orelha externa, média e interna. A externa contempla o pavilhão auricular e o meato acústico. A orelha média, na região da cavidade timpânica, contempla a membrana timpânica, a tuba auditiva e os três ossículos. Já na orelha interna, na região do labirinto ósseo, está o vestíbulo e os canais semicirculares e a cóclea. Na região do labirinto membranoso, estão os ductos semicirculares, o ducto coclear e o utrículo sáculo.
Show less

Mind Map

A cavidade timpânica é um espaço oco da orelha média, preenchido com ar, no qual os ossículos da audição são encontrados. Ela se encontra diferentemente atrás da membrana timpânica e é ventilada pela tuba auditiva (ou trompa de Eustáquio), que atua no equilíbrio da pressão.
Show less
A orelha média ou cavidade timpânica consiste de um espaço oco no osso temporal, preenchido por ar, que vai do tímpano, ou membrana timpânica, à orelha interna. Dentro dessa cavidade há três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo, além da tuba auditiva (antes conhecida como Trompa de Eustáquio). Os três ossículos são os menores do corpo humano e ligam, como uma ponte, o tímpano à orelha interna. A principal função da orelha média é transmitir o som da membrana do tímpano para a orelha interna: as ondas sonoras movem a membrana timpânica e esta move os ossículos (martelo, bigorna e estribo, nessa ordem), que conduzem as vibrações sonoras para a orelha interna. A tuba auditiva conecta a cavidade da orelha média com a nasofaringe. Ela permite que o ar penetre na orelha média. Sua função é igualar a pressão dentro da orelha média à pressão atmosférica (pressão exterior). Dessa forma, de um lado e de outro do tímpano, a pressão permanece a mesma. Quando essas pressões ficam diferentes, não ouvimos bem, até que o equilíbrio seja reestabelecido.
Show less
O tímpano, também conhecido como membrana timpânica ou caixa timpânica, é uma fina membrana encontrada no fundo do meato auditivo que separa o ouvido externo do ouvido médio, ligando-se aos ossículos presentes neste último, possibilitando a transmissão do som para a cóclea(ouvido interno). Histologicamente, o tímpano é recoberto externamente por uma delgada camada de pele e internamente por epitélio cubóide simples. Entre as duas camadas epiteliais, encontram-se uma camada de fibras colágenas e fibroblastos. Na camada externa, essas fibras encontram-se orientadas radialmente, enquanto que na camada interna encontram-se dispostas de modo circular. Além do colágeno, é possível encontrar uma fina rede de fibras elásticas. No quadrante ântero-superior da membrana timpânica não existem fibras. Deste modo, essa região fica flácida, recebendo o nome de membrana de Shrapnell. A exploração da membrana timpânica pode ser feita por meio da otoscopia, exame visual direto do canal auditivo auxiliado por instrumentos adequados. Sua coloração habitual varia de um cinzento a branqueado. Diversas patologias são capazes de alterar a coloração normal do tímpano, como é o caso das otites agudas, na qual a membrana timpânica adota um aspecto mais hiperêmico sobre um fundo seroso e purulento. Também pode ocorrer perda da integridade dessa membrana (perfuração do tímpano) em casos de processos traumáticos ou infecções agudas. Esta, por sua vez, pode resultar na perda auditiva parcial ou total.
Show less