Novas metodologias e práticas pedagógicas Public

  • Email
  • Share
  • Contributors
  • Close Course

Estudar novas práticas pedagógicas, através de novas metodologias que facilitam o fazer em sala de aula e em turmas de treinamentos.

Module Information

Novas Práticas Pedagógicas. Nesse modulo estou tendo contado com o ambiente virtual, trancando informações e adquirindo novos conhecimentos através das experiências dos participantes; Participei do Fórum, o qual pude me apresentar e conhecer os integrantes do curso. Assisti os vídeos sugeridos, dentre eles, o da instrutora de Campinas que desenvolve uma pratica metodológica da participação direta do jovem para o desenvolvimento dos treinamentos. Pois a participação direta dos mesmos faz com que o treinamento seja mais produtivo e participativo, no qual as funções de cada jovem sejam percebidas e valorizadas. Dia 28/09, registrei como prática os trabalhos que desenvolvo com equipes. Procurei explicar, descrevendo a forma como eu adapto os trabalhos com os jovens. Pois os trabalhos em equipe ( e não de grupo), me ajudam na hora de desenvolver os conteúdos em sala e me possibilita fazer com que os participantes interajam da melhor forma. Pois nem sempre os jovens estão abertos a interação, mas, lançando o desafio da equipe lhes permite de forma direta a participação dos mesmos. Dia 29/09 - esse modulo inicial foi de descobertas, tanto para a prender e ter intimidade com a plataforma do curso, como o do ambiente de registro reflexivo que foi meu maior desafio. Hoje pude terminar de ler as anotações, algumas praticas de participantes e os comunicados. Ainda tenho dificuldades nesse ambiente, mas, estou me desafiando a me ambientar e aprender manusear esta ferramenta. Espero que no módulo seguinte eu esteja mais confortável em realizar os registros necessários.
Show less
2. Modulo Nesse modulo pudemos verificar as novas práticas pedagógicas relacionadas as questões e/ou processos de inovação focadas ao surgimento de novas tecnologias metodológicas que venham a beneficiar o processo de ensino aprendizagem. Achei interessante o vídeo do Educador Mario Sergio, que fala sobre as mudanças metodológicas a partir da evolução e do surgimento de novas gerações (Y a Z), em que a tecnologia facilitou de um lado, mas, por outro, nos desafia, quanto protagonistas dentro do processo de aprendizagem, acompanhar as mudanças e fazer bom uso das mesmas, com foco em uma educação mais qualitativa. Buscando sempre inovar e contribuir para o surgimento de novas tecnologias metodológicas, como bem fala os participantes do vídeo (coord. do Instituto Ayrton Sena), proporcionando ao jovem um despertar dentro do processo de aprendizagem.
Show less
O terceiro modulo nos traz uma proposta de trabalhos para pensarmos a respeito das metodologias Ativas, as quais podem possibilitar uma otimização para o aprimorando de habilidades e, consequentemente o estimulo a inovação e criação de novas técnicas frente ao processo de ensino e aprendizagem. Logo, nos deparamos com as novas tecnologias metodológicas, onde aliadas ao dia-a-dia podemos ter um êxito no processo. Pois esse modulo nos leva a pensar dentro desse processo no aprendizado/desenvolvimento/diversão. Ou seja, todo o aprendizado sendo pensando para o melhor desenvolvimento do alunos de forma prazerosa, metodologias não somente lúdicas, mas que venham ser entendidas de forma que os jovens possam saber o por quê das práticas propostas.
Show less
No quarto modulo vimos sobre os métodos e abordagens que trabalha com a gamificação, onde o especialista Luciano Meira, pode socializar através de vídeo e de participação direta online, uma troca de experiência possibilitando que os participantes do curso adquirissem maior maior conhecimento a respeito de técnicas para utilização de jogos em mídia. Nesse módulo, assim como os demais, alguns colegas de regiões distintas puderam socializar suas práticas, como foi o caso de uma instrutora de Curitiba, que já vem utilizando de maneira ativa os jogos e, possibilitando que os jovens desenvolvam suas habilidades com relação ao uso de ferramentas em mídia. Particularmente, os módulos trabalhados no curso, foram de suma importância para meu crescimento, o qual pude absorver dicas, práticas e sugestões para execução das ações em sala de treinamento.
Show less