1º Módulo: Introdução
Introdução
Desafiadoramente, a atuação da pedagogia empresarial, enquanto instância formadora de educadores é torná-los profissionais habilitados a atuar além do ensino, Em um contexto histórico organização e de gestão de sistemas, também na produção de conhecimentos em diversas áreas da educação escolar e não escolar, conhecimentos estes, científicos e tecnológicos. Interessa, ainda, na perspectiva da formação do pedagogo, o desenvolvimento de sua capacidade de questionamento e elaboração de políticas que atinjam, direta ou indiretamente, as questões educacionais, além de aproximar o futuro pedagogo das funções com a natureza do cargo.
Enquanto cidadãos no mundo contemporâneo, ao pedagogo, são requeridos conhecimentos e habilidades gerais de saber pensar, saber escutar, aprender a aprender, lidar com a autoridade, lidar com as tecnologias contemporâneas, ter iniciativa para resolver problemas, ter capacidade para tomar decisões, ser criativo, ser autônomo, estar em sintonia com a realidade contemporânea e ter responsabilidade social.
Essa é a base inclusiva para o pedagogo contribuir na tarefa de democratizar o aceso aos conhecimentos visando, entre outros objetivos, a promoção da melhoria nas condições de vida das pessoas, integrado nos processos de gestão empresarial, compreendendo os relacionamentos internos e externos que interferem na convivência homem, empresa e produtividade.
Por considerar que o pedagogo é um profissional necessário em todas as instâncias em que há ensino e aprendizagem, o que significa a existência de amplos campos de atuação pedagógica, nas diversas áreas do conhecimento adquiridos.
A diferença de atuação do pedagogo na empresa entre os diferentes departamentos organizacional é que o pedagogo tem como pressuposto principal de formação a didática, filosófica, humanística e a política de recursos humanos adotadas pela organização. Com um olhar diferenciado tem como finalidade principal promover mudanças no comportamento das pessoas de modo que elas melhorem tanto a qualidade do seu desempenho profissional quanto pessoal. Pois o pedagogo se preocupa com a formação e o desenvolvimento do homem, onde ele não vê o colaborador como uma máquina que não pode cometer erros.
Segundo Chiavenato, (1989)
Na execução do treinamento alguns fatores são considerados como sendo, a cooperação das chefias e coordenações da empresa, a qualidade e preparo dos instrutores e perfil dos aprendizes. Assim o treinamento resultará em uma resposta lógica a um quadro de condições ambientais extremamente mutáveis e a novos requisitos para a sobrevivência e crescimento organizacional.
Já que nós somos os mais indicados para transmitir aos líderes, a maneira correta de como lidar com os colaboradores e como ensiná-los a realizar tarefas. Pode-se ainda, como em qualquer profissão, prestar consultoria ou assessoria para organizações privada, pública ou em ONG, em função de uma experiência adquirida em outras instituições, onde pode se dizer que o pedagogo é um funcionário completo, pois ele tem um olhar global, onde ele hoje pode atuar tanto na escola como em empresas como nos vimos anteriormente.
AGORA RESPONDA A AUTOAVALIAÇAO CORRESPONDENTE A ESTE MODULO E ENVIE AO SEU TUTOR pedagogabrasil@bol.com.br
DEPOIS DA LEITURA DO MÓDULO 1 INTRODUÇÃO
FAÇA UMA BREVE PESQUISA E RESPONDA
PORQUE a diferença de atuação do pedagogo na empresa entre os diferentes departamentos organizacional tem como pressuposto principal de formação a didática, filosófica, humanística e a política de recursos humanos adotadas pela organização.
ENVIE AO SEU TUTOR FORMATO WORD pedagogabrasil@bol.com.br
ALUNO =
EMAIL =
Resposta no mínimo 10 linhas no máximo 20