4º Módulo: Pedagogia Empresarial
Verifica-se que, na década de 1970, houve uma crescente automação do processo de trabalho e de novas tecnologias. Entretanto, a classe trabalhadora encontrava-se despreparada para o desenvolvimento industrial e estaria levando o mercado de trabalho a exigir a profissionalização dos trabalhadores para acompanhar as mudanças que ocorriam em conseqüência das transformações tecnológicas.
No entanto, as instituições de ensino encontravam-se despreparadas para oferecer contribuições na profissionalização dos trabalhadores para que atendessem às perspectivas de desenvolvimento industrial.
A escola tinha como objetivo contribuir para a aceleração do desenvolvimento econômico e do progresso social, em que os princípios básicos estava na racionalidade técnica, na eficiência e na produtividade do trabalhador, da economia para a educação, conciliando com a política desenvolvimentista baseada nos princípios da teoria do capital humano, presente no cenário nacional, respaldado em políticas e ações que visavam ao aperfeiçoamento do sistema industrial e econômico capitalista.
A formação profissional passou a ter sua área definida no mercado de trabalho, através de treinamento intensivos, coordenados por instituições ou pela própria empresa.
Inicialmente, o pedagogo encontrou uma empresa com características tayloristas-fordistas e com trabalhadores com pouca escolaridade.
Na década de 1970, a preocupação da empresa era ter em seu quadro um trabalhador com escolaridade básica, mas com conhecimento técnico de atividade que iria desenvolver e que não promovesse conflitos. Os cursos de relações humanas estavam dentro do processo de treinamento que, na maioria das vezes, ministrado pelo pedagogo em parceria com o psicólogo.
Ao pedagogo cabia coordenar programas educativos, como os que proporcionassem a escolaridade básica aos empregados dentro dos programas de ensino formal e dos treinamentos, para atender às necessidades da empresa, bastando um trabalhador com pouco domínio da educação básica.
Essa forma de atuação agia de acordo com o modelo produtivo com características tayloristas-fordistas, que centrava suas ações de formação na construção de um saber técnico e no saber fazer.
Nesse período (1970), devido à escola formal não atender às expectativas do mercado, a formação profissional se dava no próprio local de trabalho e passou a ser de grande relevância, proporcionando uma demanda grande de treinamentos.
A educação sofreu mudanças em seu conceito, deixou de ser restrita ao processo ensino aprendizagem em espaços escolares formais, saindo do ambiente escolar partindo para diferentes e diversos segmentos. O profissional pedagogo também se transformou, adequando-se a essa nova realidade, posicionando-se como profissional capacitado juntamente com a sociedade em transformação.
Unindo conhecimento e integração nos processos de gestão empresarial, compreendendo os relacionamentos internos e externos que interferem na convivência homem, empresa e produtividade. Gestão participativa e de qualidade. Administração de recursos humanos: planejamento, execução, controle e avaliação de programas de desenvolvimento pessoal e profissional; seleção e orientação profissional. Ética profissional e empresarial.
O termo Pedagogia Empresarial foi cunhado pela Profª. Maria Luiza Marins Holtz para designar as atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizada dentro das empresas. Para Holtz:
A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas têm o mesmo objetivo em relação às pessoas, principalmente nos tempos atuais. Uma Empresa sempre é a associação de pessoas, para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo empresário, pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir idéias e objetivos também definidos. A Pedagogia é a ciência que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de ação em relação à formação, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos.(Holtz,1992 p.46)
O processo de influências recebidas pelos participantes de uma Empresa, durante todo o tempo em que trabalha nela, é Educação.
É fundamental que o Pedagogo Empresarial esteja ciente de que a Educação, puramente humana, por mais requintada que seja, não realiza totalmente o homem, e isto porque o homem tem aspirações de Infinito. Demonstra-se metafisicamente e historicamente que o homem, em toda parte e sempre, mesmo quando nega o Infinito, sente a atração do Infinito. A religiosidade é fenômeno anormal, contrário às aspirações mais íntimas da natureza humana.
Responsabilidades do Pegagogo Empresarial
1. Conhecer as soluções para as questões que envolvem a produtividade das pessoas humanas, o objetivo de toda Empresa.
2. Conhecer e trabalhar na direção dos objetivos particulares da Empresa onde trabalha.
3. Conduzir as pessoas que trabalham na Empresa, dirigentes e funcionários, na direção dos objetivos definidos, humanos e empresariais.
4. Promover as condições necessárias (treinamentos, eventos, reuniões, festas, feiras, exposições, excursões), para o desenvolvimento integral das pessoas, influenciando-a positivamente (processo educativo), com o objetivo de otimizar a produtividade.
5. Aconselhar, de preferência por escrito, sobre as condutas mais eficazes das chefias para com os funcionários e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial.
6. Conduzir o relacionamento humano na Empresa, através de ações, que garantam a manutenção do ambiente positivo e agradável, estimulador da produtividade.
"A força do elogio é tão grande, que parece extrair da pessoa a qualidade exaltada, com toda a sua intensidade”. Profª. Maria Luiza Holtz, Lições de Pedagogia Empresarial.
AGORA RESPONDA A AUTOAVALIAÇAO CORRESPONDENTE A ESTE MODULO E ENVIE AO SEU TUTOR pedagogabrasil@bol.com.br
DEPOIS DE LER O TEXTO DO MÓDULO 4
A Profª. Maria Luiza Marins Holtz (idealizadora do termo pedagogia empresarial) cita que A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito Justifique esse pensamento.
ENVIE AO SEU TUTOR pedagogabrasil@bol.com.br
ALUNO =
EMAIL =
A PEDAGOGIA E A EMPRESA FAZEM UM CASAMENTO PERFEITO