A IMAGEM ACIMA ENCONTRA-SE PRESENTE NO SEGUINTE LINK:https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwio8cv1_r7mAhXZHrkGHUa8BUAQjRx6BAgBEAQ&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DEdMkT69cVjs&psig=AOvVaw2M-qEWVZ4wZCfGFe2kY1TB&ust=1576751421509420

 

VOCÊ SABE O QUE É A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA?

Vamos entender o que quer dizer "variação linguística"? As variações linguísticas dizem respeito ao conjunto de mudanças que a língua apresenta dentro do seu próprio sistema. Essas variações ocorrem porque a língua é  viva, ou seja, se modifica constantemente,  e é usada por falantes inseridos em uma sociedade complexa, que apresenta diferentes hábitos linguísticos, diversos grupos sociais e variados graus de escolarização, por exemplo. O uso, assim sendo, faz a regra e os falantes acabam por usar a língua de modo a suprir suas necessidades comunicativas, adaptando-a conforme suas intenções e necessidades. Assim, a língua portuguesa encontra-se em constante alteração, evolução e atualização, não sendo um sistema estático e fechado. Nossa língua, desse modo, não é homogênea, mas sim extremamente heterogênea e vem sendo modificada a cada dia. Existem, portanto, alguns tipos de variação linguística, que serão tratados especificamente. São eles:

  1. Variação geográfica ou diatópica;

  2. Variação histórica ou diacrônica;

  3. Variação social ou diastrática;

  4. Variação situacional ou diafásica;

 

DE OLHO NA CURIOSIDADE... 

Infelizmente, nem todas as variações linguísticas têm o mesmo prestígio social no Brasil. Para que possamos perceber isso, basta que nos lembremos de algumas variações usadas por pessoas de determinadas classes sociais ou regiões, para que vejamos que há preconceito em relação a elas. Isso faz com que aconteça o preconceito linguístico - que é uma forma de discriminação social que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica, baseando-se na norma culta, ou seja quanto mais distante dele mais rebaixado é o falante. 

FONTE: https://www.brasildefato.com.br/node/5396/

 

 

COLOCANDO AS MÃOS NA LÍNGUA

Cite abaixo quatro exemplos de cada um dos quatro tipos de variação linguística e o seu respectivo uso, seja em determinado local (como no caso da variação geográfica), em determinado período histórico (como no caso da variação histórica), por determinado grupo (como no caso da variação social) ou em determinada situação (no caso da variação situacional)

  1. Variação geográfica ou diatópica: Ex: "Macaxeira" - significa "mandioca" na região Nordeste. 

  2. Variação histórica ou diacrônica:

  3. Variação social ou diastrática:

  4. Variação situacional ou diafásica: 

 

 

 

 

ESSE CAPÍTULO CONTEMPLA AS SEGUINTES HABILIDADES DA BNCC - BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: (EM13LP01), (EM13LP09) E (EM13LP10).

LINK DA BNCC: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf