MINHA VIDA COM CRISTO - VOLUME 2 Public

MINHA VIDA COM CRISTO - VOLUME 2

Nathan Almeida
Course by Nathan Almeida, updated more than 1 year ago Contributors

Description

02/09/2018 - ?

Module Information

Description

Deus nos fez conforme a imagem e semelhança Dele. Sendo assim, Ele quer renovar nossa mente para que pensemos como Ele. E é nesse lugar que encontramos a perfeita vontade de Deus.
No tags specified
Queremos a perfeita vontade de Deus Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. - Romanos 12:2 Existe a boa, a agradável e a perfeita vontade de Deus. Queremos a perfeita. Deus nos fez conforme a imagem e semelhança Dele. Sendo assim, Ele quer renovar nossa mente para que pensemos como Ele. E é nesse lugar que encontramos a perfeita vontade de Deus. De acordo com a neurociência, agimos e falamos de acordo com o que pensamos, contudo, se pensarmos como Deus, agiremos e falaremos como Ele. Não adianta agir e falar sem uma renovação de mente.  Pois, “Quem conhece os pensamentos do Senhor? Quem sabe o suficiente para instruí-lo?”. Mas nós temos a mente de Cristo. - 1 Coríntios 2:16 Os pensamentos de Deus são de paz, prosperidade e esperança. Deus sabe fazer o caos virar prosperidade. Quando nos desesperarmos com o caos, devemos nos lembrar que Deus não se desespera com ele, pois o Pai o usa como matéria prima para a paz. Se falarmos sem duvidar e crermos com todo o coração, nada será impossível. Basta pensarmos como Ele pensa. A nossa língua pode tanto construir quanto destruir. Quando fazemos o certo pensando errado, nada é certo.
Show less

Description

O homem foi feito para um propósito, mas caímos, sendo assim, foi preciso ser comprados novamente, isso é ser redimido.
No tags specified
Redimidos como família  E este mundo passa, e com ele tudo que as pessoas tanto desejam. Mas quem faz o que agrada a Deus vive para sempre. - 1 João 2:17 O homem foi feito para um propósito, mas caímos, sendo assim, foi preciso ser comprados novamente, isso é ser redimido. Um pai firmou um propósito com o filho: ir ao shopping; mas o garoto se sujou de lama e ficou encardido, por isso, o pai teve que lavar e dar novas roupas ao garoto. Assim que Deus fez conosco! A palavra nos trata tanto como indivíduos, pessoalmente, quanto no coletivo, como comunidade. A família e o corpo. Jesus morreu como unigênito e ressuscitou como primogênito. Devemos ser colunas, as quais aguentam e firmam, sendo além de úteis, sendo necessárias. A igreja é como a arca, existem girafas, ursos, mas também existem cobras, ratos, escorpiões. Conviver na arca não é tão fácil. Por isso, a vida em comunidade é essencial, somos muitos mas somos apenas uma imagem expressada de Cristo. Ajuntamento de cristãos não abala o inferno, mas quando muitos pensam como Cristo, isso sim abala o inferno. Diante de tantos erros e falhas na igreja, Paulo tratou como prioridade a questão da divisão. Pois a unidade de pessoas é muito importante espiritualmente. Colocar o propósito em frente às diferenças é o foco. Fazer discípulos não é criar pessoas como nós, isso seria narcisismos, o que faltam em um, o outro tem. Nem todos têm os mesmos dons. A família de Deus é aquela que exorta e é exortada, ensina e é ensinada, estamos todos conectados e aprendendo juntos. Se desligar do corpo é se esfriar aos poucos, começa a faltar sangue, falta vida. Ninguém dorme crente e acorda desviado, estar conectado ao corpo é essencial para estar protegido e continuar vivo. Muitas igrejas são feitas de pedras mortas, um simples amontoado de pedra. Devemos ser pedras vivas, edificadas e conectadas.
Show less

Description

Victor Azevedo, Davi Lago, Pastor Lipão e Luca Martini
No tags specified
Yes He Is  Victor Azevedo Quem escreveu nas tábuas de pedra foi o Espírito Santo. Ora, se na velha aliança as leis foram escritas nas pedras, as pessoas tinham pedras nas mãos, mas agora temos as leis escritas em nossos corações. Por isso temos nosso coração para oferecer às pessoas.  Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos. - Romanos 8:29 A imagem mostra que algo é real, o desejo de Deus é provar a existência de Jesus em nossas vidas, no nosso dia a dia.   Davi Lago Portanto, preparem sua mente para a ação e exercitem o autocontrole. Depositem toda a sua esperança na graça que receberão quando Jesus Cristo for revelado. Sejam filhos obedientes. Não voltem ao seu antigo modo de viver, quando satisfaziam os próprios desejos e viviam na ignorância. Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou. Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”. - 1 Pedro 1:13-16 Santidade não é mudança de rota, mas a transformação do viajante. Precisamos nos santificar, Ele nos mandou ensinar o que ordenou e não ordenar o que Ele ensinou.   Pastor Lipão Muitos de seus discípulos disseram: “Sua mensagem é dura. Quem é capaz de aceitá-la?”. - João 6:60 Nossa fé deve ser ativa e não passiva, ela deve estar vinculada ao verbo "crer". Devemos viver por Cristo. Jesus veio para fazer discípulos e não fãs. Jesus veio nos salvar de nós mesmos. Não podemos apenas saber da Palavra e das doutrinas, temos que ter a prática correta. Cristianismo é ter uma vida transformada e não uma ideologia certa.   Luca Martini Nós nunca seremos igual ao próximo, mesmo tentando. Nós seremos apenas nós mesmos. Na causa do evangelho, não existe espaço para sermos iguais a alguém. Só existe espaço para sermos iguais a Cristo. Devemos apenas estar de coração aberto para que Jesus use a nós de maneira única.  Precisamos de um cristianismo fervoroso e verdadeiro. Devemos demonstrar nossos rostos reais, nossa fé real e não uma fé fingida e mascarada, temos que mostrar que somos totalmente dependentes do Pai.
Show less

Description

Ninguém tem pouco o bastante que nas mãos de Deus não possa ser multiplicado.
No tags specified
Nossa conta Jesus logo viu uma grande multidão que vinha a seu encontro. Voltando-se para Filipe, perguntou: “Onde podemos comprar pão para alimentar toda essa gente?”. Disse isso para pôr Filipe à prova, pois já sabia o que ia fazer. Filipe respondeu: “Mesmo que trabalhássemos vários meses, não teríamos dinheiro suficiente para dar alimento a todos!”. Então um de seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, falou: “Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que adianta isso para tanta gente?”. Jesus respondeu: “Digam ao povo que se sente”. Todos se sentaram na grama que cobria o monte. Só os homens eram cerca de cinco mil. Então Jesus tomou os pães, agradeceu a Deus e os repartiu entre o povo. Em seguida, fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade. Depois que todos estavam satisfeitos, Jesus disse a seus discípulos: “Agora juntem os pedaços que sobraram, para que nada se desperdice”. Eles juntaram o que restou e encheram doze cestos com as sobras. Quando o povo viu Jesus fazer esse sinal, exclamou: “Sem dúvida ele é o profeta que haveria de vir ao mundo!”. Jesus sabia que pretendiam obrigá-lo a ser rei deles, de modo que se retirou, sozinho, para o monte. - João 6:5-15   Quando voltamos para casa decepcionados é porque esquecemos nossa identidade dentro de casa. O garoto que tinha levado os pães e peixes saiu de lá com doze cestos cheios de migalhas pois ele foi o único que não estava lá de mãos vazias. E além disso, não teve medo de mostrar que tinha pouco, pois cinco pães e dois peixes em nossas mãos não são nada, mas nas mãos de Jesus são o bastante. Deus quer o nosso pouco para transformá-lo em muito, quem é próspero, não começa tendo muito mas começa dando muito. Devemos disponibilizar nossos talentos para que Deus possa usá-los. Ninguém tem pouco o bastante que nas mãos de Deus não possa ser multiplicado. O pouco só continua sendo pouco quando não é compartilhado, não se trata só de dinheiro. Nada é pouco para Deus! Mesmo tendo pouco, as pessoas vão comer do que você tem, basta não esconder esse alimento.  Não devemos pensar que somos inferiores, pois nossos pensamentos nos moldam. Temos que pensar o que Jesus pensa sobre nós.
Show less

Description

A bíblia diz que o verdadeiro amor lança fora toda mentira. A partir do momento em que sabemos que somos amados, não precisamos mais mentir. Passamos a ter segurança.
No tags specified
O amor que lança fora toda mentira Esse amor não tem medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Se temos medo, é porque tememos o castigo, e isso mostra que ainda não experimentamos plenamente o amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. - 1 João 4:18,19 Nós só mentimos pois temos medo das consequências. A bíblia diz que o verdadeiro amor lança fora toda mentira. A partir do momento em que sabemos que somos amados, não precisamos mais mentir. Passamos a ter segurança. Se nossa fé for fundamentada no amor, tudo vai ocorrer bem. Quando olhamos para Cristo e vemos o quanto Ele nos ama, todas as verdades são expostas em nossas vidas. O final não é o momento mais incrível, mas sim o processo em que aprendemos com nosso Pai. A verdadeira adoração está no processo para o final. O verdadeiro relacionamento está nele. Portanto, uma vez que estamos rodeados de tão grande multidão de testemunhas, livremo-nos de todo peso que nos torna vagarosos e do pecado que nos atrapalha, e corramos com perseverança a corrida que foi posta diante de nós. - Hebreus 12:1 Devemos nos livrar de todo peso e pecado que nos atrapalha. Cristo em mim, esperança da Glória, devemos nos disponibilizar para ajudar as pessoas, nossos dons são para que demonstremos o amor do Pai. Precisamos falar: "estou aqui!". Os atributos de Deus são revelados quando agimos em fé em favor dos outros, por amor.
Show less

Description

Nazareno significa "desprezado". Jesus pegou o nosso nome e se vestiu com ele para que só assim possamos ter um novo nome, o nome Dele. Nós não somos mais chamados de Nazarenos: abandonados. Agora somos chamados de justificados. 
No tags specified
A revelação de nossa identidade Admirados, correram todos para o Pórtico de Salomão, onde o homem permanecia com Pedro e João e não se afastava deles. Pedro, percebendo o que ocorria, dirigiu-se à multidão. “Povo de Israel, por que ficam surpresos com isso?”, disse ele. “Por que olham para nós como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou devoção? Pois foi o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos antepassados, quem glorificou seu Servo Jesus, a quem vocês traíram e rejeitaram diante de Pilatos, apesar de ele ter decidido soltá-lo. Vocês rejeitaram o Santo e Justo e, em seu lugar, exigiram que um assassino fosse liberto. Mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas desse fato! “Pela fé no nome de Jesus, este homem que vocês veem e conhecem foi curado. A fé no nome de Jesus o curou diante de seus olhos. - Atos 3:11-16 No jardim, quando Eva foi tentada, Satanás tentou ela falando e mentindo sobre a identidade de Deus e depois sobre a identidade dela. Satanás fala que Eva seria igual a Deus ao comer o fruto. Mas ela já era igual a Deus. Sendo assim, o que define nossa vida é a revelação que temos sobre Deus.  Ante de Jesus, o povo pensava que Deus era mal e vingativo. A humanidade deu ouvidos à serpente e isso mudou nossa imagem sobre Deus. As vezes corremos da verdade por causa do medo. Mas se o amor que é Deus lança fora todo medo, por que corremos Dele? Nazareno significa "desprezado". Jesus pegou o nosso nome e se vestiu com ele para que só assim possamos ter um novo nome, o nome Dele. Nós não somos mais chamados de Nazarenos: abandonados. Agora somos chamados de justificados.  O único digno de ser chamado "Filho de Deus" abriu mão da sua Glória para que possamos também participar dela. Quando Jesus perguntou a Pedro se ele o amava, Ele estava reafirmando que só porque somos amados por Ele, podemos agora amar. Não somos definidos pelos nossos pecados, mas sim pelo que Deus fala sobre nós. O Reino é das crianças, dos pobres de espírito e dos perseguidos. Dependentes do Pai, dependendo da generosidade de Deus. Precisamos olhar para Jesus para saber quem realmente somos!
Show less
No tags specified
Imersão - Dia 1 - Palestra 2 - Objetivos do Discipulado   O discipulado tem o objetivo de fazer-nos olhar mais para Jesus. Jesus chama seus discípulos em Mateus 4:19; para serem pescadores de alma. Você deve ser exemplo para discipular, você precisa orar para ensinar a oração, você precisa jejuar para ensinar o jejum. Nosso maior alvo como cristãos é fazer com que as pessoas possam se tornar testemunhas vivas, ensina-las quem são e para onde estão indo.  Nós não estamos fazendo discípulos para nós, mas sim para Jesus, por isso a maneira de fazer o discipulado é à maneira de Jesus. O discipulado deve ser intencional, com propósito claro e com objetivos claros e bem definidos. Tudo o que fazemos, devemos fazer com um propósito. O Discipulado não é: -Curso de 6 semanas -Pregação de domingo -Classe na Escola Dominical -Terapia psicológica -Manipulação autoritária -Um método para crescer sua igreja -Opcional Discipulado não é uma questão de informação, mas de transformação...  Discipulado é relacionamento, investindo vida na vida.   O discipulador é alguém que está comprometido com o bem estar físico, emocional, espiritual, profissional, familiar e ministerial do discípulo.. Um bom discipulador: -Cuida -Corrige -Ensina -Disciplina -Porém jamais amaldiçoa o seu discípulo Eliseu amaldiçoou Geazi com lepra após diversas mentiras contadas pelo servo. Ambos erraram, um em mentir e o outro em amaldiçoar. O papel do discipulado é promover o seu discípulo. Promova órfãos a filhos do Pai. Acredite nas pessoas! Trabalhar com pessoas não é fácil mas tem um grande valor, é gratificante. O discipulado traz cura do caráter, das feridas emocionais, da alma, do físico e não é através da sua palavra mas sim da palavra de Deus, não é através da sua ajuda, mas da ajuda que vem do alto. A igreja é uma comunidade terapêutica. A igreja é um hospital para pecadores que precisam ser curados. Para curar, temos que descer do salto, procurar pessoas que não vestem como nós, não têm a mesma mente, não calçam os mesmos calçados. Não fomos chamados para amar somente os nossos, mas todas as criaturas de Deus. Na entrada de nossos templos deveria ter uma placa: "Proibida a entrada de pessoas perfeitas". Existem pessoas que entram na vida de novo convertido e não saem mais, não evangelizam, não discipulam.. O discipulado traz proteção. Nós somos frutos de orações de pessoas que nem sequer conhecemos, precisamos proteger os nossos discípulos em oração. A prestação de contas ao discipulador evita a queda. Confessar as coisas ao discipulador é essencial, seja transparente, confesse tentações físicas. O discipulado tem que chegar ao nível em que o discípulo confessa a tentação, para não ter de confessar o pecado. Não devemos andar sozinhos. Quem caminha sozinho será devorado! Não é questão de se mas quando. O discipulado traz frutificação. Naturalmente o discípulo vai frutificar, ele vai dar fruto em tudo o que ele fizer, a voz profética do discipulador é fundamental na vida do discípulo. Nós glorificamos a Deus produzindo muitos frutos. A prova que somos verdadeiramente discípulos é quando frutificamos. Fazer do discípulo alguém parecido com Jesus. O discipulado sempre aponta para Jesus. O discipulado deve ver Jesus em suas palavras e em suas atitudes. As vezes o membro/discípulo que rotulamos como problemático dentro da igreja é aquele membro que se sair, você para de crescer. Pois ele não é um problema, ele é um desafio, ele não é um fardo, mas uma alavanca para a sua vida espiritual.
Show less
No tags specified
Imersão - Dia 2 - Palestra 1 -  Células, o modelo do novo testamento   Jesus: o templo e a sinagoga: Jesus não ignorou o templo, ele dialoga com os mestres, ele frequentou o templo, ele zelou o templo quando o povo transformou o templo em um lugar de mercado e os expulsou. As sinagogas fizeram parte da vida de Jesus, ele curava nas sinagogas. Jesus considerava o templo importante como um local de adoração a Deus, mas nunca o considerou um fim em si mesmo, ou sagrado. Ele sabia que o templo é transitório como qualquer arquitetura religiosa! Apenas Cristo é eterno! Jesus: ministério nas casas:  Jesus passou muito tempo na casa de Pedro, Mateus, foi à casa de Zaqueu, na casa de Jairo.. Jesus curou cegos, paralíticos, doentes, realizou milagres em casas.. A primeira célula foi apresentada no primeiro testamento. De acordo com Robert T Gliver, após a realização de escavações arqueológicas em casas do século I, foi constatado que uma casa hospedava entre 8 e 15 pessoas. Sendo assim, as multiplicações para outros lares eram constantes. O pastor/líder acima de tudo deve selar pelo exemplo, frequentar células ou fazer uma. Hoje em dia as igrejas com estruturas rígidas se distanciaram do núcleo da sociedade que é a família, pois as reuniões se restringem apenas aos prédios, reduzindo assim os laços da comunhão. Estudo de contrastes:                                    Igreja de atos                                                                                                              Igreja convencional                                     Casa/Templo                                                                                                              Centralizado no Templo  -Relacionamentos profundo e prestação de contas                                                          -Pouca intimidade e quase nenhuma transparência  -Discipuladores formando e influenciando discípulos                                                     -Classes, revistas, relatórios, informação e repetição  -Dons usados pelos discípulos para a edificação do corpo de Cristo                                                  -Geralmente ignorados   -O compromisso é cumprir o ide: evangelismo e discipulado                                                         -Manutenção e denominação -A liderança é ocupada em servir e discipular os novos convertidos     -Ocupada em apresentar bons programas: uma cantata não irá agradar o                                                                                                                                      coração de Deus desde que seja usada para alcançar outras vidas.             -A função do pastor era treinar e equipar                           -Pregar bons sermões a cada crente para o ministério e preocupado no domingo -Caráter, lealdade, paixão, fé e cheio do Espirito Santo                                            -Capacidade, diplomas, status e sucesso profissional             esses eram os requisitos na seleção -A vida de oração e santidade eram prioridade e tinha compromisso.              -Uma opção, quando sobra tempo, quando o problema aparece,                                                                                                                                                                     quando o crente precisa de oração -O ensino era ouvir, entender e aplicar a Bíblia na vida cotidiana                                           -Obter conhecimento, liturgia e tradição -A comunhão era diária, cada dia em uma casa, servindo aos outros                 -Semanalmente, superficialmente, "eu cuido de mim". Não existe                                                                                                                                                                                       envolvimento. Célula e o discipulado um a um: mudança de mentalidade! A visão celular deve ser moldada à estrutura e ao sistema de governo da igreja local. Aonde estamos e aonde queremos chegar? Não podemos desprezar os fundamentos bíblicos, teológicos e eclesiológicos. Jesus é o fundamento da igreja e a célula é o coração da igreja, nas casas a igreja será multiplicada. Células não devem ser somente grupos de comunhão, deve existir multiplicação.  "Cada lar deve ser uma igreja num sentido real. Jesus é Senhor da mesa do jantar assim como é Senhor da mesa da Santa Ceia. E sempre será verdade que os que melhor oram juntos são os que primeiramente oram sozinhos" - William Barclay   As cinco "solas" de acordo com Lutero: Sola Fide - Somente a Fé Sola Scriptura - Somente a Palavra Sola Christus - Somente Cristo Sola Gratia - Somente a Graça Soll Deos Gloria - Glória somente a Deus. Igrejas em célula não são igrejas templistas, elas vivem juntas, em comunhão, experimentam progressos espirituais em casas. As igrejas estão morrendo, elas centralizam nos pastores, quando o pastor morre ou se vai, a igreja acaba. Os membros vão para o culto somente para ver o pastor. Dualidade na visão gera divisão! Unidade e a unanimidade na visão gera multiplicação! Nas igrejas convencionais (ministérios) "Espingarda" Atira para todos os lados e acerta pouco Nas igrejas em células (discipulado) "Fuzil" O tiro é certeiro, o alvo é alcançado.   Elefantes são férteis 4 vezes por ano                                         Coelhos praticamente o ano todo Elefante 1 filhote por vez                                                              Em média 7 filhotes por vez 22 meses de gestação                                                                   1 mês de gestação Maturidade sexual aos 18 anos                                                   Maturidade sexual aos 4 meses Potencial máximo de crescimento em 3 anos: 2 para 3          Potencial máximo de crescimento em 3 anos: 2 para milhares   Na igreja convencional 20% dos melhores líderes mantém os programas para 80% dos membros. Na igreja em células 20% dos líderes treinam e equipam os outros 80% para desenvolverem os ministérios através das células. A igreja convencional é ativista, cresce pouco. A igreja em células é geradora de filhos e alcança as cidades e as nações, cresce muito. 19. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20. ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus, 28) Jesus fez uma promessa para aqueles que cumprem o ide e não qualquer cristão.     Imersão - Dia 2 - Palestra 2 - Discipulado e Paternidade 1. Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim: 2. Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos. 3. “Vou pescar”, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: “Nós vamos com você”. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada. 4. Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. 5. Ele lhes perguntou: “Filhos, vocês têm algo para comer?” Eles responderam que não. 6. Ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. 7. O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar. 8. Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia. 9. Quando desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão. 10. Disse-lhes Jesus: “Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar”. 11. Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a praia. Ela estava cheia: tinha cento e cinqüenta e três grandes peixes. Embora houvesse tantos peixes, a rede não se rompeu. 12. Jesus lhes disse: “Venham comer”. Nenhum dos discípulos tinha coragem de lhe perguntar: “Quem és tu?” Sabiam que era o Senhor. 13. Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe. 14. Esta foi a terceira vez que Jesus apareceu aos seus discípulos, depois que ressuscitou dos mortos. 15. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. 16. Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”. 17. Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas. (João, 21)     I. O bom discipulador provê a renovação das energias de seus discípulos dando-lhes o que comer. 5. Ele lhes perguntou: “Filhos, vocês têm algo para comer?” Eles responderam que não. Você deve enxergar o seu discípulo como um filho, com compromisso de amar, não como sabemos, mas como Jesus ensinou. O bom discipulador cuida com amor das necessidades do seu discípulo. Sempre interessado nas necessidades físicas, espirituais, pessoais, familiares e financeiras. Seja lá o que tivermos para oferecer aos nossos discípulos, devemos dar com alegria, seja alimento espiritual ou físico. O bom discipulador sempre tem pão do céu para distribuir aos seus discípulos. Nós não somos donos de tudo que Deus colocou em nossas mãos, recebemos de Deus e devemos compartilhar isso com os outros.   II. O bom discipulador deve demonstrar interesse, e cooperar para o sucesso de seus discípulos. 6. Ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. Sucesso é quando formamos sucessores bem sucedidos. Devemos nos alegrar com o que Deus faz na vida de nossos discípulos. Nos agradar vendo eles fazendo coisas maiores que nós fazemos. Devemos ao enxergar as limitações de nossos discípulos, pegar nas mãos dele e mostrar apoio e não tentar ignorar. As pessoas que um dia ganharão muitos vidas para Jesus são aquelas que terão um discipulado correto. Contudo, ela não chegará pronta para você, ela irá chegar como uma latinha que deve ser transformada em troféu pela graça de Jesus. No discipulado deve haver um espaço para o discípulo praticar seus dons e talentos.    III. Um bom discipulador socorre os seus discípulos quando eles fracassam. 3. “Vou pescar”, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: “Nós vamos com você”. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada. 4. Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. Estamos aqui para obedecer e não julgar. O discipulador tem dever de corrigir o seu discípulo sem amaldiçoar a identidade dele. Ele não é um erro, ele apenas cometeu um erro. Preserve a identidade, o relacionamento, restaure a pessoa e salve o ministério. 3. E ele se inspirará no temor do Senhor . Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu; (Isaías, 11) Se Deus tem paciência comigo, por que não tenho paciência para com o meu discípulo? Não aponte o dedo. Profetize, ore pelo seu discípulo. Não orar pelo seu discípulo é pecado. 23. E longe de mim esteja pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês. Também lhes ensinarei o caminho que é bom e direito. (1 Samuel, 12)   IV. Um bom discipulador cuida para que o fervor ministerial dos seus discípulos não se esfrie. 9. Quando desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão. Se nesse momento estamos preocupados com a nossa vida, devemos morrer para que assim possamos dar frutos.  Só podemos dar aquilo com que estamos cheios. Nos enchendo do Espírito Santo conseguiremos amar aquele que ninguém ama, conseguiremos escutar, dar atenção àquela pessoa que todos ignoram. O pai sempre proporciona um ambiente quente pelo fogo do Espírito.   V. O bom discipulador deve orientar os seus discípulos na pescaria de vidas. 6. Ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. Devemos ser estrategistas, mas com amor, para que nossos discípulos possam ganhar inúmeras vidas para Jesus. Não esquecendo que não devemos nos importar com números, mas abraçar a todos, amar a todos.   VI. Um bom discipulador celebra as conquistas do seus discípulos. 10. Disse-lhes Jesus: “Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar”. Sempre encoraje, sempre impulsione o seu discípulo. Para que alcancem lugares mais altos e maiores. Pergunte como foi a experiência dele, mostre interesse. Um pai jamais compete ou tem inveja do seus filhos, pelo contrário, ele se alegra com as conquistas.   VII. Um bom discipulador ensina os seus discípulos a discernir entre o tempo de trabalhar e o tempo de desfrutar de seu trabalho. 12. Jesus lhes disse: “Venham comer”. Nenhum dos discípulos tinha coragem de lhe perguntar: “Quem és tu?” Sabiam que era o Senhor. 13. Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe. Devemos aprender a ter tempo de qualidade com nossos discípulos, família, amigos. Mas jamais pensando com orgulho que Deus precisa de você, pois quem precisa de Deus é você. A alegria é um mandamento, não existe pessoa cheia do Espírito que não é alegre. Igreja triste não cresce, célula triste não cresce. Ninguém gosta de ficar perto de pessoa depressiva.   VIII. O bom discipulador serve aos seus discípulos 13. Jesus aproximou-se, tomou o pão e o deu a eles, fazendo o mesmo com o peixe. Valorize o tempo em que você está com seu discípulo. Esteja sempre disponível, sempre pronto para ajudar. Gerando senso de segurança, para que seus filhos se sintam seguros na sua companhia. Jesus se aproximou dos seus discípulos, não foi o contrário. Se aproxime de seu filho.   IX. O bom discipulador perdoa o seu discípulo e restaura-lhe para a missão. 15.“Cuide dos meus cordeiros”. 16. “Pastoreie as minhas ovelhas”. 17."Cuide das minhas ovelhas. (João, 21)     Imersão - Dia 2 - Palestra 3 - Formando gerações em chamas Ministério infantil não é passatempo, não é lugar de teste. Tampouco lugar onde só atuam "tias" ou mulheres. As crianças precisam saber que Jesus morreu por elas, elas podem ser cheias do Espírito Santo, elas podem influenciar na escola delas, na vida dos pais e da família.  Tudo para as crianças deve ser feito com excelência, da mesma forma que o Espírito Santo tem usado adultos e usado a vida deles maravilhosamente, ele também usa a vida de crianças. Não existe Espírito Santo Júnior! Quando João, ainda no ventre da mãe, ouviu a voz de Maria, se agitou e Isabel se encheu do Espírito Santo, ele influenciou na vida de Isabel. Uma criança cheia do Espírito Santo é facilmente usada para encher adultos do Espírito também. As igrejas estão cheias de creches gospeis com alegradores gospeis, tratando as crianças como seres infrutíferos. As crianças são como flechas, nós as lançamos para que possam ir mais longe que nós.   Imersão - Dia 2 - Palestra 4 - 2000 Anos de Células: O plano de Deus para sua Igreja   As vezes gostamos tanto de bandas, cantores, palestrantes.. Compramos ingressos, vamos a shows, damos dinheiro para eles, ajudamos a comprar os carros, mansões e eles nunca nos chamam para dar uma volta com o carro que ajudamos a pagar nem nos chamam para um café da tarde na mansão que ajudamos a pagar. Mas antes de chamarmos ele, Jesus, que tudo deu e tudo fez por nós, já tinha nos chamado. ALELUIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!   Atos 2 e 3 - YES!! Ator 5 - ????? Atos 6 e 7 - Espera aí, pastor!   A igreja primitiva também era formada pela igreja de Atos 6 e 7. Para querer a igreja primitiva, precisamos estar disposto para a igreja de Atos 6 e 7.   O véu Na criação - sem véu A queda - véu Sacrifício de Jesus Cristo - rasgou o véu Constantino - Véu Lutero - rasgou o véu Igreja Tradicional - véu Segunda Reforma - rasgando o véu   O plano de Deus: Macro - Igreja Micro - A Célula Nano - Discipulando um a um   13. Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os outros dizem que o Filho do homem é?” 14. Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas”. 15. “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?” 16. Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17. Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. 18. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. 19. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”. (Mateus, 16) Não fomos chamados para sobreviver, fomos chamados para ganhar multidões, para alcançar cidades inteiras!   Onde tudo começou: As primeiras células Gen 2 - Adão e Eva (família) Gen 6-8 - Noé Gen 12 - Abraão Israel: Tribos / Clã / Famílias - "Igreja" (Ekklessia) Atos 7:38   Quando a igreja começa a crescer, começa a fúria de Satanás: Acontece perseguição: os próprios judeus, o governo romano começou a perseguir a igreja Heresias começaram a surgir pois procurava-se uma voz de autoridade, o povo começou a duvidar   No ano de 312 Constantino legalizou o cristianismo, porém a igreja começou a se juntar com o mundo e o mundo na igreja. Alguns traços desse tipo de igreja ainda se encontra hoje. Tais como cultos centrados no domingo, centrados no clero, dons limitados, liturgia e misticismo. Até mesmo a Santa Ceia pode se tornar misticismo quando você toma ela achando que ela só serve para ganharmos algo e esquecemos o que realmente ela significa: lembrarmos do sacrifício de Jesus ali naquela cruz.
Show less
No tags specified
Imersão - Dia 3 - Palestra 3 - O Espírito Santo e a oração   O Espírito Santo veio para edificar a igreja de Cristo 19 Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus. 20 Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. 21 Nele somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor. 22 Por meio dele, vocês também estão sendo edificados como parte dessa habitação, onde Deus vive por seu Espírito. (Efésios, 2) Conceder dons Espirituais 4 Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas o mesmo Espírito é a fonte de todos eles (1 Coríntios, 12) Ele veio para habitar em nós e fazer dele seu Templo 19 Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, 20 pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo. (1 Coríntios 6) 5 Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: ninguém pode entrar no reino de Deus sem nascer da água e do Espírito. 6 Os seres humanos podem gerar apenas vida humana, mas o Espírito dá à luz vida espiritual. 7 Portanto, não se surpreenda quando eu digo: ‘É necessário nascer de novo’. (João 3)   Tudo que fazemos, devemos fazer exaltando o Espírito, que possamos estudar conversando com Deus, trabalhar e orar ao mesmo tempo, ter uma vida de intimidade com o Espírito. Devemos estar sempre, em todos os momentos louvando a Deus, pois assim entenderemos quem nós somos e o poder que há em nós através do Espírito Santo. Quanto mais oramos, louvamos e nos aproximamos do Pai, mais nosso coração será selado para não desviarmos. A oração nos aproxima de Deus e gera um relacionamento íntimo, ele só derrama e se move onde ele é desejado.   A oração Alguém talvez diga, “mas eu não tenho tempo para orar”. Claro que você não tem, porque nunca pegou a “calculadora” do Espírito Santo e calculou  o quanto sua falta de oração tem custado ao seu caráter e a sua vida. Mas, se você alguma vez fez isto, você diria, “Eu não tenho tempo para não orar” – Dave Roberson   Ele só transforma nossas vidas se nós o buscarmos, pois ele não invade, ele não é um intruso. Você consegue entender o valor da recompensa do Cordeiro por cumprir o seu chamado. No dia em que você estiver diante do Mestre, você trocará tudo o que possui por apenas um sinal de aprovação, um olhar de Seus Olhos que diga, “Bom trabalho”. Você trocará tudo para saber que Ele sabe o inferno que você passou para dar toda a sua vida ao seu chamado; Ele vê a multidão que você trouxe à casa do Céu. Nada pode substituir aquela recompensa.   Imersão - Dia 3 - Palestra 4 - Depressão, suas causas e cura   Geralmente a depressão nasce na alma, que nada mais é que o intelecto, vontade e emoções. Entender a anatomia humana é essencial para ajudar alguém a sair da depressão, pois sem esse conhecimento, iremos demonizar e espiritualizar algo que não deve. Devemos alinhar o pensamento da pessoa ao pensamento de Cristo. A depressão é uma doença da alma, mas se ela não for curada, virá consequências físicas e espirituais. O Diabo aproveitará essa brecha para oprimir. Como a corça anseia pelas correntes de água, assim minha alma anseia por ti, ó Deus. 2 Tenho sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei estar na presença dele? 3 Dia e noite, as lágrimas têm sido meu alimento, enquanto zombam de mim o tempo todo, dizendo: “Onde está o seu Deus?”. 4 Meu coração se enche de tristeza, pois me lembro de como eu andava com a multidão de adoradores, à frente do cortejo que subia até a casa de Deus, cantando de alegria e dando graças, em meio aos sons de uma grande festa. 5 Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e 6 meu Deus! Agora estou profundamente abatido, mas me lembro de ti, desde o distante monte Hermom, onde nasce o Jordão, desde a terra do monte Mizar. 7 Ouço o tumulto do mar revolto, enquanto suas ondas e correntezas passam sobre mim. 8 Durante o dia, porém, o Senhor me derrama seu amor, e à noite entoo seus cânticos e faço orações ao Deus que me dá vida. 9 Clamo: “Ó Deus, minha rocha, por que te esqueceste de mim? Por que tenho de andar entristecido, oprimido por meus inimigos?”. 10 Os insultos deles me quebram os ossos; zombam de mim o tempo todo, dizendo: “Onde está o seu Deus?”. 11 Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus! (Salmos, 42) O caminho é deixar o Espírito prevalecer sobre a alma.   A depressão pode vir através do Espírito da intimidação A intimidação vai gerar dúvida, medo, incerteza e consequentemente depressão. Elias foi intimidado, ele que fez descer fogo do céu! Foi intimidado por Jezabel, que ameaçou a sua vida. O mesmo cara que suspendeu a chuva, temeu, fugiu e pediu para Deus a morte, pediu para Deus levar sua alma. A depressão de Elias fez o pedir a morte. 3 Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Foi para Berseba, uma cidade em Judá, e ali deixou seu servo. 4 Depois, foi sozinho para o deserto, caminhando o dia todo. Sentou-se debaixo de um pé de giesta e orou, pedindo para morrer. “Já basta, Senhor”, disse ele. “Tira minha vida, pois não sou melhor que meus antepassados que já morreram.” (1 Reis, 19) Elias entrou na caverna depois de quarenta dias de caminhada e Deus lhe disse: “Que fazer aqui, Elias?” – Muitas vezes a nossa caverna é quando as nossas expectativas não são atendidas, quando a igreja não corresponde. Existem caminhos que parecem direitos, mas levam a depressão. Saia do isolamento, quanto mais nos isolamos mais ficamos depressivos. Se os pastores que se suicidaram tivessem algum discipulador para se abrirem, eles não chegariam a esse extremo. Pois qualquer ajuda externa é essencial em tempos de depressão. Se você a mais de duas semanas perdeu prazer, se você está preocupado demais, ansioso, irritado constantemente, inquieto sobre o passado,  com pensamento de morte, desejo de isolamento. Quando você estiver assim, pense em todas as coisas que te trazem esperança. Deus não nos trata de acordo com nossos sentimentos, mas sim de acordo com o proposito dele. Deus não respondeu a oração de Elias quando ele pediu a morte. Mas ele deu 10 anos de vida para ele e no final o arrebatou!   A depressão pode vir através da frustração Muitas pessoas ficam depressivas porque não amam, não falam de amor, não falam de alegria, não veem o lado bom da vida. O homem que ama sua esposa, acorda e beija até o cachorro, mas quando ele não a ama, acorda e logo dá uma bica no cachorro. A morte e a vida estão no poder da língua. A depressão faz nos questionar sobre nossa existência e a existência de Deus. 14 E, no entanto, amaldiçoo o dia em que nasci; ninguém celebre o dia em que minha mãe me deu à luz. (Jeremias, 20)   18 Por que, então, continuo a sofrer? Por que minha ferida não tem cura? Teu socorro parece incerto como um riacho inconstante; é como uma fonte que secou”. (Jeremias 15:18)   Jeremias comparou Deus a uma miragem. Para sermos curados da depressão devemos primeiramente nos arrepender. Daquilo que falamos, que desejamos, que profetizamos, amaldiçoamos e pensamos.   Imersão - Dia 3 - Palestra 5 - Líderes cheios do Espírito Santo Ser cheio do Espírito Santo é ter alegria nele. Ser apaixonado por Jesus é ter paixão em falar dele, ter a chama viva no coração. 8 Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra”. (Atos 1:8)   I. Líderes que buscam ser cheios do Espírito, precisam reconhecer Jesus Cristo como Senhor absoluto de suas vidas. Existem pastores que consideram os membros como servos, sendo que o servo da igreja é o pastor. Existem pastores que ainda não estão crucificados com Cristo, são pastores egoístas, que tem inveja do líder que está crescendo, são pastores que gostam de criar contenda, fazem fofoca. Estão muito vivos e o ministério morto.   II. Líderes cheios do Espírito Santo, amam a palavra de Deus. Ao abrirmos a Bíblia, Deus fala conosco. Tem líder que não lê a Bíblia, e quando chega na hora de levar a palavra, ele abre em qualquer versículo ou procura na internet sermões prontos. A palavra de Deus é fogo, luz e lâmpada para nossos pés, tem líder que erra o caminho pois não lê a Bíblia, pois se estivesse, ela dá garantia do sucesso, ela é arma poderosa, é a espada... E ainda pedirmos para o Espírito Santo para recordarmos versículos. Precisamos praticar a leitura para lembrarmos dos versículos, nada sairá da gaveta onde sua Bíblia se encontra.   III. Líderes cheios do Espírito Santo, tem vida profunda de oração. Devemos nos perguntar: quanto tempo por dia dedicamos para a oração? Existe uma história fictícia, que no céu existe um compartimento cheio de gavetas, cada gaveta é de uma pessoa. Ao morrer, uma pessoa vai conhecer o céu e vê o seu nome em uma das gavetas. Curioso ela pediu para um anjo abri-la e lá dentro encontrou inúmeras bênçãos e perguntou para o anjo: - Por que tem tantas bênçãos aqui que eu não recebi¿; - Pois você não pediu em oração. – Respondeu o anjo. Não podemos fazer uma reza gospel todos os dias, tais como: “Obrigado, Senhor, pela refeição; Bom dia, Deus; Boa noite, Deus”   IV. Líderes cheios do Espírito Santo, são comprometidos com a santidade A frequência com que vamos nos cultos não quer dizer que somos cheios do Espírito Santo. Sermos líderes não quer dizer que somos cheios do Espírito.  Usar camiseta gospel não significa nada. Ir em conferências, imersões não significa nada. Santidade é não se corromper com as coisas do mundo Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo. 2 Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. (Romanos 12) Quando estou em santidade, não vivo mais pela minha vontade, mas sim pela vontade de Deus. E a vontade de Deus não é que saiamos brigando, discutindo, julgando. A santidade começa no altar, não adianta falar para as ovelhas fazerem aquilo que você não faz. De nada adianta se mandarmos as ovelhas orarem, falarem de Jesus, jejuarem se não fazemos isso. Pornografia tem sido um problema na vida de pastores, abrindo brechas para o Diabo acabar com seu casamento e sua igreja. Pastoras e líderes mulheres perdem tempo assistindo novela. Quebre todas as resistências de tudo que você já ouviu sobre o Espírito Santo abra seu coração, abra sua mente e experimente a dimensão daquilo que você pode viver através da manifestação do Espírito Santo em você. Se vivemos em águas rasas, somos presas fáceis do inimigo, ele lança fácil pensamentos e setas. Mas em águas profundas estamos protegidos, existem anjos nos guardando. Devemos mergulhar em águas profundas. Não podemos nos conformar com a vida em águas rasas no evangelho. E mais, os maiores tesouros estão nas profundezas, tesouros que o Senhor escondeu para nós.   Imersão - Dia 3 - Palestra 6 - O teste de humilhação O último teste de Eliseu foi quando Elias depois de 6 anos sendo servido não agradeceu ou se despediu de Eliseu no último dia na Terra e a única coisa que Elias falou foi: Fique aqui em Gilgal. Nós crentes somos feridos facilmente, estamos vivendo no círculo da ferida, após anos de servidão as vezes não somos reconhecidos por outras pessoas, talvez a igreja não nos reconheça, talvez quem nós servimos não nos agradece ou reconhece o trabalho feito. Não podemos ficar nos doendo, quem lambe ferida é cachorro, Deus não lambe ferida. Não somos homens de feridas, somos homens de cicatrizes. Nós temos que avançar, sair do deserto, não podemos terminar nossa vida em Gilgal chorando por causa das feridas, mas temos que olhar para frente, seguir em frente e cumprir nosso propósito. Quando todos abandonarem você, quando todos ignorarem o seu trabalho árduo, isso quer dizer que estamos passando pela faculdade da humilhação, que foi o último teste de Eliseu. Jesus passou por humilhação, muitos não reconheceram o seu amor, por que não passaríamos pelo mesmo quadro? Não somos melhores que Cristo. Se não incomodamos ninguém, não estamos fazendo o trabalho direito.   Nossas religiões, doutrinas, nossa teologia gosta de construir com tijolos, enquanto Deus constrói com pedras vivas. Babel foi construída por tijolos, altares são construídos por pedras vivas. Eliseu não tinha formação ou preparação para ser um profeta, enquanto muitos na época tinham, mas a loucura de Deus é muito mais sábia que nossa sabedoria. Jesus escolheu pescadores, assim como Pedro, em uma época onde existia um sumo sacerdote cheio de pessoas capacitadas e conhecedoras da Palavra. Deus não constrói com tijolos. A lógica de Deus é muito mais avançada. As vezes zombamos, falamos mal de coisas que não entendemos, igrejas tradicionais rejeitam muitas das vezes a unção do Espírito Santo. Onde pessoas estão mais preocupadas com tradições do que com a unção do Espírito. Onde pessoas não veem o horário de ir embora, quando encontram a oportunidade de sair da igreja, vão sem olhar para trás. São igrejas engessadas. As igrejas mandam embora o Espírito Santo. Nas igrejas cheias do Espírito Santo, as pessoas não querem ir embora, os jovens não querem parar de cantar, a unção é dobrada. A vontade é de continuar gritando, pulando na presença do Senhor. Não podemos querer controlar o vento, pois o vento vai aonde quer, passa por onde quer.. Esse é o Espírito Santo.       Imersão - Dia 3 - Palestra 7 – Adoração   A diferença entre caminhar pela dor com Cristo e sem Cristo é a esperança. Adoração é sobre conhecer a Deus. Louvor é um elogio, sendo assim, louvamos a Deus pelo que ele fez, pelo que ele faz e pelo o que ele vai fazer. Reconhecemos os feitos do Senhor, pois vemos pelos olhos da fé o que virá.   Adoração é amor e amor deve ser expressado. Não existe amor quando o mesmo não é expressado. O louvor pode ser uma dança, movimentos, canções...   A igreja que somos será a igreja que teremos. Ela terá as mesmas praticas que nós temos. A igreja é um reflexo de seu pastor, para ter uma igreja adoradora, adore.   Ao pedir paciência para Deus, você enfrentará situações difíceis para colocar em prática a paciência.   Existem crentes 3’S = Salvos, sentados e satisfeitos. Esquecem que Deus é uma pessoa e quer relacionamento com seus filhos.   Só pode falar de provisão quem já passou necessidade. Só pode falar de milagre quem já passou por uma impossibilidade. Só pode falar de cura quem já passou por uma doença.   Adoração na célula   1 Louvado seja o Senhor! Cantem ao Senhor um cântico novo, cantem louvores a ele na congregação dos fiéis. (Salmos 149)   4 Louvem-no com tamborins e danças, louvem-no com instrumentos de cordas e flautas! 5 Louvem-no com o som dos címbalos, louvem-no com címbalos ressonantes! 6 Tudo que respira louve ao Senhor! (Salmos 150)   8 Davi e todo o Israel se alegravam diante de Deus com todas as suas forças, entoando cânticos e tocando todo tipo de instrumentos musicais: liras, harpas, tamborins, címbalos e trombetas. (1 Cronicas 13)   3 Quando todos os israelitas viram o fogo descer e a presença gloriosa do Senhor encher o templo, prostraram-se com o rosto no chão, adoraram e louvaram o Senhor, dizendo: “Ele é bom! Seu amor dura para sempre!”. (2 Cronicas 7)   11 Portanto, alegrem-se no Senhor e exultem, todos vocês que são justos! Gritem de alegria, todos vocês que têm coração íntegro! (Salmos 32)   3 Entoem para ele um novo cântico, toquem com habilidade e cantem com alegria. (Salmos 33)   Adoração não é sobre receber, é sobre dar. Culto não é sobre receber, é sobre dar. Minha oferta deve ser mais generosa do que o dízimo e deve ser dada com alegria. Devemos servir em todos os lugares, para um discípulo, a igreja não é um clube, é o corpo de Cristo. A adoração e os dízimos e ofertas são os momentos em que damos o culto para Deus, para o céu interagir conosco, precisamos interagir com ele primeiramente.   Existem três tipos de instrumentos: percussão, cordas e sopro. Esses três estão inseridos dentro de nós, nós somos o instrumento favorito de Deus, louvamos a ele até mesmo sem saber. O bater de nosso coração já é um som.     Imersão - Dia 3 - Palestra 8 – Atos 29 em ação   Em Mateus 28:19, Jesus nos manda fazer discípulos e batiza-los no nome do Pai, Filho e do Espírito Santo, mas isso só é possível por causa da autoridade de Jesus, podemos ver em Mateus 28:18.   3 Ofícios de Cristo Profeta: Apresenta Deus para o homem Sacerdote: Apresenta o homem diante de Deus (intercessão) Rei: Apresenta autoridade e poder diante de todos   3 Ofícios no Corpo de Cristo Ofício Profético: Proclamar as palavras de Deus para o povo Ofício Sacerdotal: Oferecer orações e ações de graças para Deus Ofício Real: Proclamar o Reino de Deus através da autoridade dada por Jesus Cristo   Profetizar sem o Espírito Santo é discurso Orar sem o Espírito Santo é religiosidade Autoridade sem o Espírito Santo é derrota na certa   O ofício Real é usado para destruir as obras do inimigo   Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. (Gen 3)   14 Ele cancelou o registro de acusações contra nós, removendo-o e pregando-o na cruz. 15 Desse modo, desarmou os governantes e as autoridades espirituais e os envergonhou publicamente ao vencê-los na cruz. (Col 2)   5 assim é também com o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros. (Romanos 12) Jesus fez, então podemos fazer também, somos um só Espírito   17 Mas a pessoa que se une ao Senhor tem com ele uma união de espírito. (1 Cor 6)   9 Pois nós somos colaboradores de Deus, e vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus. (1 Cor 3) Trabalhamos juntos com Deus. Mesmo não precisando de nossa ajuda, ele deseja que façamos parte da obra dele.   12 “Eu lhes digo a verdade: quem crê em mim fará as mesmas obras que tenho realizado, e até maiores, pois eu vou para o Pai. (João 14)  Para que possamos realizar a obra e o propósito que Deus tem para nossa vida, precisamos deixar ele agir em nós, pois não há outra maneira de a obra ser realizada completa e perfeitamente.   17 ‘Nos últimos dias’, disse Deus, ‘derramarei meu Espírito sobre todo tipo de pessoa. Seus filhos e suas filhas profetizarão; os jovens terão visões, e os velhos terão sonhos. 18 Naqueles dias, derramarei meu Espírito até mesmo sobre servos e servas, e eles profetizarão. 19 Farei maravilhas em cima, no céu, e sinais embaixo, na terra: sangue e fogo, e nuvens de fumaça. 20 O sol se escurecerá, (Atos 2)   16 Na mão direita tinha sete estrelas, e de sua boca saía uma espada afiada dos dois lados. A face brilhava como o sol em todo o seu esplendor. (Apocalipse 1) Nós fomos transformados em reis, então temos a autoridade do Espírito.   9 Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2) Mesmo que o mundo nos ofereça as melhores coisas, não podemos ceder, pois somos propriedade exclusiva de Deus   8 Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra”. (Atos 1) Recebemos poder para que onde passarmos, o lugar jamais ser o mesmo. Porém a igreja está apagada, somos uma dinamite apagada. Poder e autoridade para fazer milagres. Não foi uma metáfora, foi literalmente poder e autoridade dada dos céus para influenciarmos gigantescamente o lugar onde pisarmos.   33 Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e sobre todos eles havia grande graça.  (Atos 4) Poder é explosivo, ainda mais com grande poder, “grande” significa “mega”. E ainda esquecemos desse poder, esquecemos o potencial que temos através do nome de Jesus.   A verdade não é a ausência da mentira, a verdade é Jesus. Jesus é a esperança, Jesus em nós, esperança da glória. Vida não é ausência da morte, vida é Jesus. O amor tem apenas uma cor, o vermelho do sangue de Jesus.   Jesus faz de nós um foguete, projetado para alcançar alturas extraordinárias, no foguete não existe marcha ré, contudo, sem combustível o foguete cai.   34 Pois ele foi enviado por Deus e fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá, sem limites, o Espírito. (João 3)   29 Jesus respondeu: “O erro de vocês está em não conhecerem as Escrituras nem o poder de Deus, (Mateus 22) Deus não nos dá seu Espírito com limites   18 Jesus se aproximou deles e disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações,batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  (Mateus 28) Se Deus tem TODA a autoridade, isso quer dizer que Satanás não tem NADA de autoridade. Sendo assim, não podemos ter essa mentalidade de “sobreviver” aos ataques do inimigo, fomos chamados para sermos mais do que vencedores.   19 Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo. Nada lhes causará dano. 20 Mas não se alegrem porque os espíritos impuros lhes obedecem; alegrem-se porque seus nomes estão registrados no céu”. (Lucas 10)   19 Também oro para que entendam a grandeza insuperável do poder de Deus para conosco, os que cremos. É o mesmo poder grandioso 20 que ressuscitou Cristo dos mortos e o fez sentar-se no lugar de honra, à direita de Deus, nos domínios celestiais. 21 Agora ele está muito acima de qualquer governante, autoridade, poder, líder ou qualquer outro nome não apenas neste mundo, mas também no futuro. 22 Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja. 23 E a igreja é seu corpo; ela é preenchida e completada por Cristo, que enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte. (Efésios 1)   Vocês estavam mortos por causa de sua desobediência e de seus muitos pecados, 2 nos quais costumavam viver, como o resto do mundo, obedecendo ao comandante dos poderes do mundo invisível.[a] Ele é o espírito que opera no coração dos que se recusam a obedecer. 3 Todos nós vivíamos desse modo, seguindo os desejos ardentes e as inclinações de nossa natureza humana. Éramos, por natureza, merecedores da ira, como os demais. 4 Mas Deus é tão rico em misericórdia e nos amou tanto 5 que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, ele nos deu vida juntamente com Cristo. É pela graça que vocês são salvos! 6 Pois ele nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar com ele nos domínios celestiais, porque agora estamos em Cristo Jesus. (Efésios 2:)   20 Em breve o Deus da paz esmagará Satanás sob os pés de vocês. Que a graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês. (Romanos 16)   17 É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês. (João 14)   Exemplos de homem que andava no poder: 15 Como resultado, o povo levava os doentes às ruas em camas e macas para que a sombra de Pedro cobrisse alguns deles enquanto ele passava. (Atos 5)   8 Estêvão, homem cheio de graça e poder, realizava milagres e sinais entre o povo. (Atos 6)   6 Quando as multidões ouviram sua mensagem e viram os sinais que ele realizava, deram total atenção às suas palavras. 7 Muitos espíritos impuros eram expulsos e, aos gritos, deixavam suas vítimas, e muitos paralíticos e aleijados eram curados. (Atos 8)   11 Deus concedeu a Paulo o poder de realizar milagres extraordinários. 12 Quando lenços ou aventais usados por ele eram colocados sobre enfermos, estes eram curados de suas doenças e deles saíam espíritos malignos. (Atos 19)   E EU   31 Então Jesus foi a Cafarnaum, uma cidade na Galileia, onde ensinava na sinagoga aos sábados. 32 Ali também o povo ficou admirado com seu ensino, pois ele falava com autoridade. 33 Certa ocasião, estando ele na sinagoga, um homem possuído por um demônio, um espírito impuro, gritou: 34 “Por que vem nos importunar, Jesus de Nazaré? Veio para nos destruir? Sei quem é você: o Santo de Deus!”. 35 Jesus o repreendeu, dizendo: “Cale-se! Saia deste homem!”. Então o espírito jogou o homem no chão à vista da multidão e saiu dele, sem machucá-lo. 36 Admirado, o povo exclamava: “Que autoridade e poder ele tem! Até os espíritos impuros lhe obedecem e saem quando ele ordena!”. (Lucas 4) O inimigo faz barulho para chamar atenção, distrair, ele quer fazer “show”, medir forças. Jesus o repreendeu rapidamente. Geralmente os pastores fazem entrevista com os demônios, deixam eles ganharem atenção. 38 Depois de sair da sinagoga naquele dia, Jesus foi à casa de Simão, onde encontrou a sogra dele muito doente, com febre alta. Quando os presentes suplicaram por ela, 39 Jesus se pôs ao lado da cama e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou de imediato e passou a servi-los. (Lucas 4) Jesus do mesmo jeito que repreendeu o demônio, ele repreendeu a febre, a doença.   Nesses casos, Jesus não orou, ele não falou em línguas, não fez ritual. Ele apenas usou de sua autoridade. Que possamos parar de fazer do jeito que Satanás gosta e façamos do jeito que Jesus nos ensinou.
Show less
No tags specified
Imersão – Dia 4 – Palestra 1 – O Espírito 8 O vento sopra onde quer. Assim como você ouve o vento, mas não é capaz de dizer de onde ele vem nem para onde vai, também é incapaz de explicar como as pessoas nascem do Espírito”. (João 3:8) O vento sopra onde quer, o Espírito não se molda à vontade do homem. A partir do momento em que tentamos controlar o vento do Espírito, ele para de ser soprado. Devemos obedecer o Espírito Santo mesmo que não entendamos o que ele quer fazer. Devemos nos avivar e não mais empurrar o Espírito para longe, está na hora de separar de homens e meninos. Não mais negligenciar a unção. O avivamento verdadeiro virá e não será por alguma denominação, será pelos filhos do Espírito. Estamos em um tempo em que olhar para o mundo e vemos a Igreja e olhamos para a Igreja e vemos o mundo. Pastores tratando seus cargos como um emprego, uma renda.   Imersão – Dia 4 – Palestra 2 – Igreja e o Espírito Falamos para o Espírito Santo, não em palavras mas em atitudes, que não precisamos dele, dizemos que damos conta do recado. Que Igreja seremos sem o Espírito Santo? Que lugar o Espírito Santo ocupa em nosso ministério? Viver com o Espírito é ser guiado por ele, ministrado por ele, o Espírito é aquele que dá palavras, aquele que dá folego, sabedoria, graça, unção, que fala comigo de dia e de noite, que revela.
Show less

Description

Mediante a nossa fé, seremos cheios de alegria e paz. A medida em que crescemos em fé, seremos mais prisioneiros da esperança! E para crescermos em fé, precisamos nos alimentar da palavra de Cristo, entendendo e meditando nela.
No tags specified
Senso de pertencimento de Deus  Que Deus, a fonte de esperança, os encha inteiramente de alegria e paz, em vista da fé que vocês depositam nele, de modo que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. -Romanos 15:13 Mediante a nossa fé, seremos cheios de alegria e paz. A medida em que crescemos em fé, seremos mais prisioneiros da esperança! E para crescermos em fé, precisamos nos alimentar da palavra de Cristo, entendendo e meditando nela. Dessa maneira seremos prisioneiros do que Cristo fala, e o que ele fala são somente boas notícias, no caos ou no dia bom. Por isso devemos fundamentar nossa vida nesse Evangelho. Não importa se o nosso dia está ruim, pois a boa notícia não é o nosso sentimento diário, que é inconstante, porém, o Evangelho que é bom todo momento. Devemos ter uma vida tão fundamentada no Evangelho que qualquer má notícia que chegar em nossos ouvidos, podemos responder com a boa notícia de Cristo. Por exemplo, o Victor Azevedo contou uma história de um irmão que estava no culto e caiu um tronco de árvore em seu carro, ele após ver a situação chegou em seu pastor e disse: "pastor, entre milhares de carros, o único atingido foi o meu, Deus quer dizer alguma coisa, devemos sair desse prédio" - o pastor retrucou com uma boa notícia: "irmão, diga assim: 'pastor, caiu um tronco no meu carro, destruiu o meu carro, Deus só pode estar querendo me dar outro'". Viver nessa mentalidade é viver sempre leve, tranquilo, em paz, descansado. Devemos entrar em um lugar em nossa vida em que nada que fazemos nos cansa, tudo que fazemos é descanso. Trabalho é descansar, discipular é descansar. Você não cansa quando está fazendo aquilo que Deus o designou para fazer. Porém sem essa mentalidade, não descansaremos plenamente.   Então Jesus deixou a Galileia, rumo ao norte, para a região de Tiro e Sidom. Uma mulher cananeia que ali morava veio a ele, suplicando: “Senhor, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim! Minha filha está possuída por um demônio que a atormenta terrivelmente”. - Mateus 15:21,22 Esse versículo nos mostra uma mulher cananeia, que chegou a Jesus fingindo ser algo que ela não era, no caso, judia.  Muitas vezes temos esse pensamento, que enquanto fingirmos, Deus nos aceitará. Tentamos ser aquilo que não somos, usando palavras difíceis, orações complicadas, métodos complexos...  Toda vez que o homem tentar chegar diante de Deus com o próprio esforço, ele está fingindo. Mas a boa notícia é que podemos chegar diante de Deus por meio de Jesus, sendo nós mesmos, sem máscaras ou fingimentos. Nesse momento entramos em mais um problema, muitos de nós não temos coragem de ir até Deus por conta de nossos pecados e transgressões, não nos achamos suficientemente justos de se apresentar diante do Pai. Mas a verdade é que não devemos fingir nem fugir, mas nos revestir de Cristo e nos apresentar com ousadia.   Jesus não disse uma só palavra em resposta. Então os discípulos insistiram com ele: “Mande-a embora; ela não para de gritar atrás de nós”. - Mateus 15:23 Jesus não responde a mulher pois ele sabia que ela estava fingindo. Deus não quer responder uma cópia nossa, ele quer responder nós do jeito que somos. Ele nos ama do jeito que somos e não por quem deveríamos ser. Devemos nos apresentar a Deus do jeito que somos, para que assim ele nos leve a ser quem deveríamos ser se o pecado não existisse. Quem faz isso conosco é ele e não nossos esforços.   A mulher, porém, aproximou-se, ajoelhou-se diante dele e implorou mais uma vez: “Senhor, ajude-me!”. - Mateus 15:25 Enquanto ela tentava fingir, ela piorava a sua situação. Porém, nesse momento ela não estava mais gritando atrás de Jesus, ela se prostrou e não mais fingiu ser algo que não era.   Jesus respondeu: “Não é certo tirar comida das crianças e jogá-la aos cachorros” - Mateus 15:26 Jesus diz isso pois ele veio para os judeus, e aquela mulher não era judia. Jesus estava obedecendo as ordens do Pai.   “Senhor, é verdade”, disse a mulher. “No entanto, até os cachorros comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.” “Mulher, sua fé é grande”, disse-lhe Jesus. “Seu pedido será atendido.” E, no mesmo instante, a filha dela foi curada. - Mateus 15:27,28 Nesse momento, Jesus, após ver a fé daquela mulher, se alegrou e derramou uma migalha. Ele aproveitou essa brecha para abençoa-lá. Essa mesma brecha nos atingiu, pois não somos os judeus para quem Cristo veio. Somos os cachorrinhos.  Pela brecha de Cristo, somos justificados pelo sangue dele, hoje não somos mais vistos como judeus, santos, cananeus.. Somos vistos agora como filhos dele, e nada vai mudar o amor que ele tem por nós, pelo simples fato do senso de pertencimento de que somos dele. Nós temos um dono. E não é o que fazemos pelo Senhor que define o amor dele por mim, por isso que não precisamos fingir ser algo que não somos. Somos de Deus e ele é nosso! Ele vive em mim! O justo abriu uma brecha nele mesmo para que o publicano, a prostituta, o pecador pudessem ser filhos também. Tudo isso mediante a nossa fé.
Show less

Description

Devemos acreditar naquilo que Deus diz sobre nós e ponto final. Não devemos dar espaço para questionamentos em nossos corações. Somos amados por Deus e nada pode mudar isso.
No tags specified
Muitas vezes estamos debaixo de condenação e nos sentimos culpados com aquilo que fazemos de errado. Nos perguntamos se Deus realmente nos ama. A primeira vez que o Diabo fala na Bíblia, em Gênesis 3, ele leva o homem a questionar o que Deus falou. Deus já tinha feito o homem a sua imagem e semelhança, o Diabo prometeu ao homem aquilo que ele já tinha. Até hoje, a estratégia do Diabo continua sendo a mesma, ele nos faz questionar o que Deus disse sobre nós.  Deus não nos ama pelo que fazemos, Ele nos ama desde antes da fundação do mundo. Em Mateus 3, quando Jesus é batizado e os céus se abrem e Deus diz: 16 “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria”. Após essa afirmação, o Diabo tenta Jesus e levanta o questionamento: 3 “Se você é o Filho de Deus, ordene que estas pedras se transformem em pães”. Sendo que Deus tinha acabado de falar para Jesus que o amava e que era seu filho. Jesus respondeu o Diabo com a palavra: 4 Jesus, porém, respondeu: “As Escrituras dizem: ‘Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus’”. Em Romanos 8 diz: 37 Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. - Por meio de Jesus, aquele que nos amou, não aquele que vai nos amar ou nos ama só pelo que fazemos, seremos mais do que vencedores.  Primeiramente, devemos sempre nos lembrar que Deus nos amou primeiro, e só por conta disso, podemos ama-lo.  Devemos acreditar naquilo que Deus diz sobre nós e ponto final. Não devemos dar espaço para questionamentos em nossos corações. Somos amados por Deus e nada pode mudar isso.
Show less

Description

Precisamos ter esse fogo por avivamento, essa paixão por mudança! Temos que pedir indignação. Devemos estar inconformados com a mediocridade.
No tags specified
Fome por avivamento Como é agradável o lugar de tua habitação, ó Senhor dos Exércitos! Sinto desejo profundo, sim, morro de vontade de entrar nos pátios do Senhor. Com todo o meu coração e todo o meu ser, aclamarei ao Deus vivo. - Salmos 84:1,2   As vezes existe um grande perigo de nascermos em Sião e não sabermos subir de volta, pois não sabemos o preço de subir.. Talvez estamos acostumados com cultos bons, pregações boas e não lembramos do caminho das pedras, de como é colocar as mãos nos espinhos para subir mais alto. Devemos não buscar a Deus para ser amado, aceito ou para ganhar algo, devemos buscar porque queremos, porque amamos e porque estamos a procura de algo novo. Não podemos confundir "Deus te ama" com "Deus te aprova". Foram criadas estruturas que nos ensina a orar, pregar, ter comunhão. Mas o que seria de nós sem essas estruturas que um dia foram dadas por revelação? Será que oraríamos ou estaríamos com nossos irmãos se todos os domingos não fosse dito para que o fizéssemos? Qual foi o preço que pagamos para viver o que vivemos? Onde foi que nos acostumamos a saber somente o que nos ensinam? O fato é que precisamos sair dessa zona de conforto. Será que ainda queimamos, será que ainda amamos? Lembramos apenas dos cultos de domingo, mas a verdade é que não estamos mais em tempos de domingo. Para a maioria dos cristãos hoje em dia, se alguém faz algo além, essa pessoa é chamada de radical, imagine essas pessoas falando para Pedro: "Pedro, não precisa ser crucificado de ponta-cabeça, seja crucificado normalmente, isso é muito radical, Jesus já pagou o preço" ou para João: "Não João, para com isso, fala logo que você não vai pregar mais o Evangelho, você vai acabar preso sozinho em uma ilha, você vai perder sua família, seus discípulos, suas igrejas". Isso não é voltar para a Lei, nós não precisamos ser aceitos. Mas os líderes que grandes transformações são aqueles que oram e vivem uma vida profunda   Este mundo não era digno deles. Vagaram por desertos e montes, escondendo-se em cavernas e buracos na terra. Todos eles obtiveram aprovação por causa de sua fé; no entanto, nenhum deles recebeu tudo que havia sido prometido. Pois Deus tinha algo melhor preparado para nós, de modo que, sem nós, eles não chegassem à perfeição. - Hebreus 11:38-40   Precisamos ter essa mentalidade de que existe muitas promessas reservadas para nós. Ora, não se honra um legado sentando em cima dele. Não precisamos ficar batendo palmas para nossos pastores e elogiando eles, nós precisamos dar continuidade, precisamos comer do alimento do nosso pastor mas também comer de todo alimento que encontrarmos, nos enchendo cada vez mais daquilo que Deus tem para dar. Precisamos procurar cada vez mais, ir a um lugar mais profundo.  De fato Deus ama a todos, Deus justificou aqueles que aceitaram Jesus Cristo pela fé, porém, os conhecedores dos segredos de Deus são aquele que procuram.   Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo - Mateus 13:44   Não importa se somos os escondidos ou aqueles que aparecem em público, o que importa é que sejamos pessoas de verdade, pessoas com algo a mais, pessoas com frutos, pessoas com novidades. Quem frutifica não é aquele que faz tudo certo, quem frutifica é quem tem uma revelação nova. Para sermos coparticipantes da obra, precisamos ter algo para cooperar com a obra.   Portanto, uma vez que estamos rodeados de tão grande multidão de testemunhas, livremo-nos de todo peso que nos torna vagarosos e do pecado que nos atrapalha, e corramos com perseverança a corrida que foi posta diante de nós. Mantenhamos o olhar firme em Jesus, o líder e aperfeiçoador de nossa fé. Por causa da alegria que o esperava, ele suportou a cruz sem se importar com a vergonha. Agora ele está sentado no lugar de honra à direita do trono de Deus. Pensem em toda a hostilidade que ele suportou dos pecadores; desse modo, vocês não ficarão cansados nem desanimados. - Hebreus 12:1-3   É tempo de lembrar da cruz, daquele que venceu a morte, da dor, é tempo das lágrimas caírem com mais intensidade, de orar mais, ler mais, jejuar mais... Será que temos realmente expectativa com o que Deus pode fazer nas nações? Tudo que lemos na Bíblia e nos livros pode acontecer. Nossa fé deve ser mais madura do que Deus nos dar um novo emprego, uma nova namorada. A pergunta é: uma nação inteira pode ser tocada? Uma cidade inteira pode ser tocada? Precisamos ter esse fogo por avivamento, essa paixão por mudança! Temos que pedir indignação. Devemos estar inconformados com a mediocridade.
Show less

Description

Arrependimento não é chorar e ter remorso. De acordo com a Bíblia, o arrependimento vem de metanoia, que nada mais do que renovação da mente. Redefinir os pensamentos que temos de Deus sobre nós.
No tags specified
Arrependimento O que vem em nossa cabeça quando alguém nos diz que precisamos nos arrepender? Cristianismo não é religião, é crer corretamente em Cristo, é o estudo de Cristo. Cristianismo nunca foi feito para ser um sistema. O Cristianismo não tem haver com se comportar corretamente, pois não tem como se comportar corretamente com crenças erradas. Nós nos comportamos de acordo com o que acreditamos, falamos aquilo que acreditamos. Não conseguimos nos comportar corretamente sem crer corretamente. Não é sobre mudar comportamentos, é sobre mudar crenças. Quando pensamos que somos pecadores, iremos pecar, pois acreditamos nisso. Mas devemos olhar para nós e enxergar que somos justificados e assim fluirá justiça de Deus.  Arrependimento não é chorar e ter remorso. De acordo com a Bíblia, o arrependimento vem de metanoia, que nada mais do que renovação da mente. Redefinir os pensamentos que temos de Deus sobre nós.   I. Não percebe quanto ele é bondoso, tolerante e paciente com você? Não vê que essas manifestações da bondade de Deus visam levá-lo ao arrependimento? - Romanos 2:4 A maioria das pessoas querem se arrepender porque são ruins, mas a Bíblia diz que quem nos leva ao arrependimento é a bondade de Deus. Então, nós não nos arrependemos porque somos ruins, nós nos arrependemos pois percebemos que Deus é bom demais.   II “Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se perder, o que acham que ele fará? Não deixará as outras noventa e nove no pasto e buscará a perdida até encontrá-la? E, quando a encontrar, ele a carregará alegremente nos ombros e a levará para casa. Quando chegar, reunirá os amigos e vizinhos e dirá: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida!’ - Romanos 15:4-6 O que essa ovelha que se perdeu faz para alcançar o rebanho novamente? Absolutamente nada! O pastor a encontra, o pastor a carrega, o pastor faz a festa quando te leva para o rebanho! Não foi a ovelha que olhou para si mesma e quis voltar, foi o pastor que a amou de tal maneira que largou as 99 para a buscar. O arrependimento é quando entendemos que estávamos perdidos e o pastor nos encontrou e aceitemos voltar para o lugar que não deveríamos sair. A única atitude que devemos tomar é aceitar que o pastor nos ame e nos leve de volta.   III Pedro disse para Jesus que se entregaria à morte para o Cristo não morrer. Logo após, Jesus diz para Pedro que ele o trairia 3 vezes, mas por quê? Jesus quis mostrar que o sacrifício não era de Pedro para Cristo, mas de Cristo para Pedro, nunca foi sobre nós, sempre foi sobre ele. E mais, no Calvário, quando Jesus caminhava para a morte, Pedro caminhava entre a multidão e Jesus voltou-se e olhou fixamente para Pedro, e o mesmo chorou amargurado. Pois o chorar não é para chamar atenção do pastor para conquistar o arrependimento, o chorar é após enxergarmos a bondade de Deus após errarmos. O olhar de Jesus é como se ele falasse: eu ainda estou aqui, não é sobre você, é sobre eu ser punido no seu lugar, eu olho pra você com alegria, pois o o fruto do meu penoso trabalho vai te trazer vida.   O pecado envelheceu a nossa mente. Metanoia é voltar a pensar sobre Deus e sobre o próximo como nós pensávamos antes do pecado existir. O verdadeiro arrependimento não começa em nós, não somos o centro do arrependimento. Cristo é o centro, ele é o motivo de nosso arrependimento! E isso é ter a mente renovada, não por esforço mas pela bondade de Deus.
Show less

Description

Qual é o segredo da vida? Qual é o segredo para suportar o dia mal? O segredo da vida é saber boiar.
No tags specified
Segredo da vida Os que confiam no Senhor são como o monte Sião; não serão abalados, mas permanecerão para sempre -Salmos 125:1 Olho para os montes e pergunto: “De onde me virá socorro?”.  Meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra! - Salmos 121:1,2 Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. - Salmos 19:1   Qual é o segredo da vida? Uma das perguntas mais feitas pelo ser humano.  A vida é cheia de surpresas, ninguém sabe do dia de amanhã. Não conte vantagem a respeito do futuro, pois você não sabe o que o amanhã trará. - Provérbios 27:1   Como sabem o que será de sua vida amanhã? A vida é como a névoa ao amanhecer: aparece por um pouco e logo se dissipa - Tiago 4:14   Não temos como controlar o dia de amanhã.  Qual é o segredo da vida? Qual é o segredo para suportar o dia mal? O segredo da vida é saber boiar. A mesma correnteza que nos leva para o fundo do mar é a que nos traz para a praia. O problema é o desespero, nosso problema é a ausência de confiança. Devemos parar de tentar vencer com nossas próprias forças. Se Deus for nosso alicerce, se aprendermos a confiar e descansar no Senhor, sabendo que Jesus está no controle, prevaleceremos na tempestade, no vendaval e tudo o que vier contra nós. Pois essa mesma tempestade que nos leva para o fundo, nos trará de volta para a praia.
Show less

Description

O fato é que, seja com despertamentos ou avivamentos, Deus está movendo. Não podemos ficar fora desse mover, devemos reconhecê-lo quando ele vem. Deus nunca parou de mover, mas grande parte de seus servos não reconheceu a Sua mão. Por quê?
No tags specified
Reconhecendo o avivamento    Jesus deixou bem claro que, temos que ter vinho novo e um frasco igualmente novo. O frasco novo significa as reformas e movimentos da Igreja. Por exemplo o movimento da igreja em células. Mas de nada adianta termos frascos vazios. O vinho novo significa o derramamento do Espírito Santo. Chamados usualmente de avivamento ou despertamento espiritual. Os dois conceitos são diferentes. O despertamento é algo localizado, restrito a algumas igrejas; enquanto o avivamento é sempre algo abrangente, de repercussões muitas vezes nacionais. O fato é que, seja com despertamentos ou avivamentos, Deus está movendo. Não podemos ficar fora desse mover, devemos reconhecê-lo quando ele vem. Deus nunca parou de mover, mas grande parte de seus servos não reconheceu a Sua mão. Por quê? Pois é mais fácil a chegar a um consenso sobre o que Deus fez no passado do que sobre aquilo que Ele faz em nossos dias. Existem princípios que nos sinalizam quando algum mover de Deus está em andamento. Existem algumas atitudes que melhoram nossa percepção quanto a esses princípios sinalizadores: Preconceito: Quando existem conceitos pré-estabelecidos em nossas mentes de como deve ser um mover de Deus e não encontramos esses conceitos em algum movimento, tendemos a rejeitá-lo. Precisamos assumir uma postura de abertura para a multiforme maneira de Deus agir. O avivamento é sinônimo de curas, sinais e maravilhas, mas pode ser também através de arrependimentos e santificação, sem milagres. O nosso preconceito pode nos deixar fora do mover. Exclusivismo: Talvez não seja em nossa igreja que Deus começará o seu mover. Algumas pessoas podem não aceitar isso e se fecha tornando-se amargas opositoras. "Se fosse de Deus, não seria tão emocional": As emoções estão por toda a Bíblia; Davi dançou, chorou, lutou. Jesus chorou, se alegrou e se irou. Se somos seres emocionais, será assim mesmo que Deus operará em nós. Deus não é um ser sem sentimentos, frio e totalmente racional. "Se fosse de Deus, Ele não faria isso publicamente": Mas é exatamente o contrário. Deus faz com que Seus profetas sejam a própria mensagem. Isaias andou nu, Oséias se casou com uma prostituta e Ezequiel encenava as mensagens de Deus. "Se fosse de Deus, não seria tão bagunçado": O nosso conceito de ordem não é o mesmo de Deus. Basta comparar uma floresta com um parque reflorestado. Nossa ordem é obsessiva e neurótica.  Precisamos também considerar os movimentos de avivamento do passado, a começar pelos descritos no Velho Testamento e no Novo Testamento, o movimento dominicano e franciscano, o ministério de Savonarola, a reforma protestante, o puritanismo inglês, o pietismo alemão, o avivamento de Gales, o pentecostal da Rua Azusa; existem fatores constantes em todos eles. Independente de suas diferenças sociais, raciais, culturais ou teológicas, há fatores comuns a todos eles. Podemos enumerar pelo menos sete fatores: Consciência da presença de Deus Durante um derramamento, a percepção das pessoas é que Deus se faz presente assombrosamente próximo em Sua santidade, bondade e poder. Há um selo da presença viva de Deus. Responsividade à Palavra de Deus O senso da presença de Deus concede uma nova autoridade na ministração da Sua verdade. A mensagem que antes produzia um impacto superficial agora alcança pessoas no mais profundo do ser. Sempre que Deus se faz presente de uma forma poderosa, a Sua Palavra é liberada na mesma medida. Sensibilidade ao pecado Ocorre uma profunda consciência de pecado. Se o Senhor está movendo em algum lugar, sempre haverá convicção de pecado no meio do povo; é um profundo pesar e arrependimento de coração. Vida em comunidade Amor e generosidade, unidade e alegria, segurança e ousadia, um espírito de oração e louvor e uma paixão para ganhar almas são marcas de uma vida em comunidade quando somos cheios do Espírito. A Igreja deixa de ser apenas um ajuntamento dominical e passa a ser um corpo vinculado mutuamente. Frutificação e testemunho Existe um transbordar de evangelismo e santidade. Os cristãos proclamam em palavras e em obras sua nova vida abundante. As almas são conquistadas e os valores cristãos começam a influenciar a sociedade. Perseguição Todo avivamento veio acompanhado de perseguição. Algumas vezes, externas por parte da sociedade ou governo, mas na maioria das vezes, a perseguição teve origem no próprio meio cristão, entre outras igrejas que não entraram no mover. Uma pedra de tropeço Em todo avivamento há algo que choca aqueles que vieram de movimentos anteriores. Penso que seja uma forma de Deus testar aqueles que entrarão no mover. às vezes é um comportamento estranho, em outras há manifestações fora do comum, algumas vezes houve liturgias diferentes e até ensinos extravagantes. Naturalmente essas descrições são do ponto de vista daqueles que se escandalizam, pois do ponto de vista do Espírito os adjetivos seriam outros.   Houve avivamentos com sinais e maravilhas, houve outros sem tais manifestações. Alguns dos avivamentos tiveram líderes fortes à frente, mas muitos foram amplos e sem nenhuma liderança especial. Alguns foram contidos em suas expressões, outros foram festivos e saltitantes, mas todos tiveram essas sete características presentes. Estamos vivendo dias de despertamento. Oramos para que esse despertamento se transforme em um grande avivamento de proporções mundiais. Que o Senhor nos capacite a ver o Seu mover e nos dê discernimento para distinguir a embriaguez meramente humana daquela produzida pelo Espírito Santo.
Show less

Description

Como é bom sermos cheios de Deus, acordarmos cedinho e nos perceber tão sensíveis a Ele. Mas há alguns que não recebem porque lhes falta fome e sede de Deus. Outros tantos não têm um coração para crer que Deus pode mudar suas vidas em um instante.
No tags specified
O equilíbrio espiritual Como é bom sermos cheios de Deus, acordarmos cedinho e nos perceber tão sensíveis a Ele. Mas há alguns que não recebem porque lhes falta fome e sede de Deus. Outros tantos não têm um coração para crer que Deus pode mudar suas vidas em um instante. A porta e o caminho “Entrem pela porta estreita. A estrada que conduz à destruição é ampla, e larga é sua porta, e muitos escolhem esse caminho. Mas a porta para a vida é estreita, e o caminho é difícil, e são poucos os que o encontram.” A trajetória da vida cristã envolve dois grandes princípios: entrar por uma porta e percorrer um caminho. A passagem por uma porta significa que em um período muito pequeno surge uma diferença tremenda.  Todavia, além de uma experiência de mudança, precisamos também trilhar agora um caminho de mudança. O caminho estreito é o processo em que somos inseridos e no qual o Espírito Santo nos muda dia a dia. Na vida cristã precisamos da experiência da porta e do caminho. Deus usa as duas maneiras para tratar conosco. O princípio do caminho é uma mudança progressiva, um passo depois do outro. Através da Palavra de Deus que recebemos, do relacionamento e da convivência com os irmãos, da disciplina do Espírito Santo e do tratamento de Deus em suas circunstâncias, podemos receber o poder de mudar e sermos transformados gradualmente. Há um tipo de transformação que é necessário ter um dia após o outro, pois nada substitui o processo de Deus. O caminho é estreito por causa da disciplina e da renúncia. Devemos respondê-lo em fé e nos submeter. A verdade é que além de estarmos inseridos em um processo ou caminho de mudança, Deus também quer fazer milagres instantâneos em nós. Há um caminho, mas também há experiências que são portas. São aquelas que nos mudam radicalmente, repentinamente. Chegamos de um jeito e vamos embora de outro por termos tocado no poder de Deus. Isso é um encontro com Deus. Algumas pessoas esperam e anseiam receber, como foi o caso de Jacó. Ele sabia que bastava um toque, uma palavra do Senhor e ele seria um homem transformado. Deus de fato tocou na vida de Jacó e ele nunca mais foi o mesmo. Ele se tornou Israel, Príncipe de Deus. Jacó buscou esse encontro, mas na Palavra de Deus há outros que nem mesmo estavam esperando por ele, como é o caso da mulher samaritana. A Água da Vida veio para dentro dela. Foi Jesus quem se ofereceu e veio a ela quando ela não esperava. Se crermos, podemos ter uma experiência de porta ainda hoje, uma mudança instantânea e completa em nossa vida. Nós precisamos da porta e do caminho, as duas coisas são necessárias. Em algumas áreas nós somos mudados paulatinamente, mas em outras áreas nós somos transformados instantaneamente.  O progresso é importante, mas as portas pelas quais passamos são fundamentais.  Um exemplo Bíblico dessas portas espirituais é Saul. Ele foi mudado em um novo homem em um momento, todavia falhou em caminhar com o Senhor no processo. Nesse momento, o Espírito do Senhor virá poderosamente sobre você, e você profetizará com eles. Será transformado numa pessoa diferente. - 1 Samuel 10:6 Nós estamos habituados a crer por milagres de cura instantâneas. Por que somente cura pode ser recebida instantaneamente? Equivocadamente, muitos concluem que o pau que nasce torto nunca se endireita de uma hora para outra. Devemos sustentar o testemunho de que Deus tem poder, não apenas para curar qualquer enfermidade, mas para endireitar qualquer caráter torto e qualquer temperamento doente. Casamentos podem ser mudados, pessoas podem experimentar libertação de vícios instantaneamente. Esperamos sempre por um processo, quem sabe mais um tratamento, disciplina ou ainda mais um tempo de discipulado. Estas coisas são boas e necessárias, mas hoje precisamos ter uma expectativa santa de um milagre instantâneo em nossas vidas. Chega de estar onde estamos, de ser apenas o que somos, devemos querer mais de Deus. Ele tem mais para nós.   Água e fogo Além da porta e do caminho, também necessitamos de dois princípios para sermos purificados: a água e o fogo. Então o sacerdote Eleazar disse aos homens que participaram da batalha: “O Senhor deu a Moisés as seguintes prescrições legais: Tudo que for feito de ouro, prata, bronze, ferro, estanho e chumbo, ou seja, tudo que resiste ao fogo, será passado pelo fogo para se tornar cerimonialmente puro. Em seguida, esses objetos de metal serão purificados com a água da purificação. Mas tudo que não resistir ao fogo será purificado somente com água. - Números 31:21-23 Todos os metais sólidos devem ser lavados com água, mas somente serão definitivamente purificados pelo fogo.  A água da Palavra é uma maneira de sermos depurados por Deus. Ela nos separa para Deus, purifica e santifica das coisas do mundo. Todavia, todos nós precisamos reconhecer que existem áreas duras em nossas vidas, as quais, mesmo depois de ouvirmos a Palavra, parecem inalteradas, difíceis de ser trabalhadas e transformadas.  A regra apresentada no Livro de Números é clara: "Aquilo que é macio é purificado pela água, mas as coisas duras devem ser passadas pelo fogo". O fogo de Deus pode vir de duas maneiras em nossas vidas. Como as línguas de fogo, as labaredas que vêm sobre nós para incendiar o nosso espírito. Mas pode também se manifestar por meio do tratamento, para disciplina. Deus permite que essas coisas venham para tratar com as áreas duras de nossas vidas. Essas áreas ocasionalmente passam por tratamentos duros do Senhor porque não deixamos o fogo do Espírito amolecê-las.
Show less

Description

Deus escolheu não esconder debaixo do tapete os erros daqueles que escreveram a Bíblia, Ele escolheu que os erros aparecessem para que entendamos que nossos erros não podem parar aquilo que Deus nos criou para ser.
No tags specified
Os  meus erros não param Jesus   Depois, Jesus subiu a um monte e chamou aqueles que ele desejava que o acompanhassem, e eles foram - Marcos 3:13 As vezes nós paramos de ir a igreja, de ter esperança, de crer em Deus por causa de erros que nós mesmo cometemos, erros que outras pessoas cometeram conosco ou quando achamos que Deus errou conosco. Como Deus lida com os erros? Se fossemos tirar todos os livros da Bíblia que foram escritos por assassinos, não sobraria 1/3 da Palavra. Deus escolheu não esconder debaixo do tapete os erros daqueles que escreveram a Bíblia, Ele escolheu que os erros aparecessem para que entendamos que nossos erros não podem parar aquilo que Deus nos criou para ser. Jesus tem compromisso com aquele que escolhe, Tomé foi escolhido, aquele que não creu, olha o que ele fez: Tomé, apelidado de Gêmeo, disse aos outros discípulos: “Vamos até lá também para morrer com Jesus”. João 11:16 Aquele que estava disposto a morrer com Jesus, quando Jesus morre, recua e se isola dos demais discípulos. Quando Jesus aparece para os discípulos, após ressurreto, Tome não estava presente. Quando ele fica ciente do acontecimento, ele não crê. A única coisa que ajudaria Tomé era ele voltar para a convivência com os discípulos, não importa se ele cria ou não, mas ele deveria voltar à convivência. Assim é conosco, devemos quebrar a muralha que colocamos em nossa volta e nos desarmarmos para que Deus possa agir novamente em nossa vida. Não precisa crer, basta voltar à convivência. Após aparecer para os discípulos, Jesus foi para o Pai, estava tudo consumado, mas de repente, um daqueles que Ele escolheu estava mal, no caso, Tomé. Então Ele deixa a destra do Pai e volta à Terra apenas para ver Tomé. Jesus tinha pregado sobre incredulidade, mas o erro de Tomé não fez com que Jesus ficasse parado. Ele é o pastor que deixa as 99 para achar a perdida.  Não existe ex-escolhido, ex-chamado, ex-perdoado, ex-justificado. Quando Jesus nos escolhe, nada que fazemos paralisa o amor dEle por nós. Quando Pedro e João apareciam na sociedade, as pessoas comentavam "eles estiveram com Jesus", existia algo na afeição e no rosto deles que mostrava a convivência deles com Jesus. Quando as pessoas olharem para nós, devem pensar "essa pessoa esteve com Jesus".
Show less
Show full summary Hide full summary