Língua Portuguesa - 8º e 9º anos Public

Língua Portuguesa - 8º e 9º anos

Antonio Archangelo
Course by Antonio Archangelo, updated more than 1 year ago Contributors

Description

O curso é basedo no Currículo Paulista, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, sustenta para o componente de Língua Portuguesa a perspectiva enunciativo-discursiva e retoma os Parâmetros Curriculares Na- cionais para definir linguagem como: [...] uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história. (BRASIL, 1998, p.20)

Module Information

Description

Campo de atuação na vida pública; Práticas de Linguagem: Oralidade. (EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas.
No tags specified
Olá, nos veremos por aqui até o final do curso de Língua Portuguesa. Como vimos na aula inicial, o belíssimo poema do poeta Pernambucano Augusto dos Anjos que contempla a competência: 1. Compreender a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem. Para avançarmos, iniciaremos a formulação do contrato social deste curso. De forma democrática elenque as dez regras de convivência que utilizaremos até o final deste curso e será denominada como Código de Conduta e Honra. Exemplo: Não falar ao mesmo tempo; Respeitar a opinião dos outros; Pedir a palavra com a mão erguida; Cada opinião terá réplica e tréplica; Cada opinião terá tempo máximo de 2 minutos; Cada réplica: um minuto; Cada tréplica: dois minutos. Evitar conversas paralelas durante a explicação; Sala de aula dividida em pequenos grupos (para cada módulo) Carteiras disponibilizadas em forma de roda de conversa Concluída a tarefa do dia, cinco minutos para arrumação da sala e descanso. Toda aula será dividida em leitura inicial (cada dia um aluno lerá um texto da escolha do facilitador), exposição, produção, debate e avaliação individual e coletiva da aula. Cada dia, um aluno será o escriba/Secretário da aula, fazendo a ata com as ocorrências e que será assinada por todos no final da aula.   Dividida a sala de aula em pequenos grupos, mostrar diversos textos de leis e definir como tarefa a formulação (em linguagem legislativa) o Contrato Social da Sala de Aula que passará por votação na aula seguinte. Criação do mural interno da Sala, onde as deliberações serão publicadas.   Lição de Casa 8º Ano: Leitura e cópia do texto Versos Íntimos 9º Ano: Leitura e cópia do texto Versos Íntimos e confecção de texto para o entendimento do mesmo.
Show less

Description

Campo de atuação: Práticas de Linguagem: Habilidades Currículo Paulista: Objetos do Conhecimento:
No tags specified
Show full summary Hide full summary