Uso do fogo

Beschreibung

Mindmap am Uso do fogo, erstellt von helena seribelli de souza am 23/07/2020.
helena seribelli de souza
Mindmap von helena seribelli de souza, aktualisiert more than 1 year ago
helena seribelli de souza
Erstellt von helena seribelli de souza vor fast 4 Jahre
10
0

Zusammenfassung der Ressource

Uso do fogo
  1. METALURGIA
    1. A história da metalurgia começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações de seus antepassados. Com o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C. houve: a utilização da pedra como arma e ferramenta; a criação da linguagem oral; o surgimento da arte; a utilização e o domínio da produção do fogo; a domesticação e a criação dos animais; a prática da agricultura e surge a criação da metalurgia.
    2. CERAMICA
      1. A origem da cerâmica remonta aos antigos povos do Oriente, que a 7000 anos atrás já tinham tradição da indústria cerâmica. Quando o homem deixou de utilizar as cavernas, necessitou de objetos que deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação, essas facilidades foram encontradas na argila (barro), que misturadas a água e endurecida após a queima. Há registros de objetos cerâmicos brasileiros com cerca de 2000 anos produzidos por aldeias instaladas próximos a rios.
      2. REVOLUÇÃO
        1. Com a chegada da Revolução Industrial acontece o auge do aprimoramento humano em relação ao fogo, surgindo as máquinas a vapor cuja fonte de energia era o carvão. Esta nova tecnologia provocou uma grande mudança na sociedade, pois as indústrias se multiplicaram criando a necessidade de se utilizar novos combustíveis.
        2. PRIMEIROS HUMANOS
          1. A capacidade de controle de fogo foi uma mudança dramática nos hábitos dos primeiros seres humanos. Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível às pessoas cozinhar alimentos, aumentando a variedade e disponibilidade de nutrientes. O calor produzido também ajudou as pessoas a manterem-se aquecidas no frio, permitindo-lhes sobreviver em climas mais frios e manteve predadores noturnos afastados.
            1. COMUNICAÇÃO
              1. Ao redor da fogueira, os seres humanos participavam. Homens, mulheres, crianças permaneciam mais tempo juntos. Olhavam-se, faziam gestos, usavam a voz para buscar uma forma de comunicação. Demorou ainda muito tempo até o homem formular sons que seriam as primeiras palavras. Tudo aconteceu ao redor da fogueira, onde, com o passar do tempo, os mais velhos começaram a transferir seus conhecimentos aos mais novos.
          2. TORTURA
            1. O fogo também foi usado por séculos como um método de tortura e execução, como evidenciado pela morte na fogueira, bem como em instrumentos de tortura, como a bota malaia, que poderia ser preenchida com água, óleo, ou mesmo chumbo e, em seguida, aquecida em fogo aberto para agonia do que a calçava.
            2. FOGOS FRIOS
              1. Fogos frios são geralmente realizados na primavera e no outono. Eles limpam a vegetação rasteira, queimando biomassa que pode provocar um incêndio quente que o deixaria muito concentrado. Oferecem uma maior variedade de ambientes, o que estimula a caça e a diversidade de plantas.
              2. USO NA AGRICULTURA
                1. O cultivo baseado em corte e queima ainda é comum em grande parte da África tropical, Ásia e América do Sul. "Para os pequenos agricultores, é uma forma conveniente para limpar áreas cobertas de vegetação e liberar nutrientes da vegetação restante de volta para o solo".
                Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

                ähnlicher Inhalt

                Grundbegriffe der Kostenrechnung
                etsab1982
                Magnetismus
                Peter Kasebacher
                Der menschliche Körper
                anna.grillborzer0656
                Mitose
                Cornelius Ges
                A2 Wechselpräpositionen
                Anna Kania
                Lungenembolie
                ak.budde83
                Flipped Classroom Modell
                Laura Overhoff
                Tiefergreifendes Lernen - Wie umsetzen?
                Laura Overhoff
                Matura Übungen Funktionale Abhängigkeiten
                erwin.premstalle
                Vetie: Virologie 2017
                Johanna Tr
                Vetie: Geflügelkrankheiten 2018
                Johanna Tr