Geografia ( capítulo 6 ) 2020

Beschreibung

Resumo
FERNANDA DOMINGUES
Notiz von FERNANDA DOMINGUES, aktualisiert more than 1 year ago
FERNANDA DOMINGUES
Erstellt von FERNANDA DOMINGUES vor mehr als 3 Jahre
2
0

Zusammenfassung der Ressource

Seite 1

POPULAÇÃO BRASILEIRA - GEOGRAFIA ( CAP. 6)   O nome desta área de conhecimento é demografia. Os objetos de estudo da área que etuda a popolação ( demografia) são os povos, composição, evolução, localização, dirtibuição... População absoluta: quantidade total de habitantes em uma certa localidade.             População relativa: densidade demográfica ou ao número de habitantes em relação a uma área ocupada ( habitantes por quilômetro quadrado).  

Além da população relativa e absoluta, há impotantes indicadores que servem ra caracterizar as condições da população brasileira: como estrutura etária, expectativa de vida, taxa de mortalidade, taxa de natalidade eo crescimento natural e vegetativo.   EXPECTATIVA DE VIDA: Significa o número de anos que se espera que as pessoas vivam. A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado muito nos últimos anos. Oque corresponde a melhora da medicina, setores de saúde e além disso as pessoas com a aposentadoria também vivem mais. TAXA DE MORTALIDADE: Reflete o número de mortes registradas. Para fazer a esimativa da taxa de mortalidade é preciso que o IBGE ultilize parâmetros dos registros dos cartórios civis. Em 2015 a taxa de mortalidadeoi de 6,0 falecimentospara cada grupo de mil habitantes. TAXA DE NATALIDADE: Número de nascimentos a cada mil habitantes em determinado espaço. O aumento ou diminuição dessa taxa tem aver com indicadores sociais e ecônomicos. Geralmente, onde a taxa é maior as condições de vida são piores e onde é maior as condições de vida são melhores. As alterações da taxa denatalidade estão diretamente ligadas a inserção das mulheres no mercado de trabalho, por isso hoje em dia são menores, pois as mulheres trabalham. CRESCIMENTO NATURAL OU VEGETATIVO: È a diferença entre a taxa de mortalidade e de natalidade.

Seite 2

FORMAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA: Relaciona a formação de tal lugar e a cultura do mesmo; festivais, manifestações, o próprio carnaval, danças... A diversidade e a riqueza cultural são fatores que criam a indentidade da nação como um todo. Refletindo características dos povos que contribuiram para a formação de uma certa localidade. O que se refere aos movimentos internos da população e suas trocas culturais. MIGRAÇÃO - movimento de deslocamento populacional entre diferentes localidades.             EMIGRAÇÃO - saída de pessoas (emigrantes) de um lugar para o outro.             IMIGRAÇÃO - chegada de pessoas (imigrantes) indas de outros lugares.                    

Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo