1. Aprendizagem motora

Beschreibung

Apropriação do conhecimento
Humberto França
Karteikarten von Humberto França, aktualisiert more than 1 year ago
Humberto França
Erstellt von Humberto França vor etwa 5 Jahre
23
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Aprendizagem motora: Por que é importante estabelecer metas? Estabelecer metas parece levar o aprendiz a apresentar maior comprometimento com a tarefa, e assim executa a prática com maior dedicação e motivação.
As metas são estabelecidas de forma genérica ou específi ca, podendo ainda ser de longo ou curto prazo, e todas estas podem ser de resultado, de produto ou de processo que deve ser alcançado durante a prática.
As variáveis anteriormente citadas relacionadas à informação estão diretamente vinculadas à prática, pois informam sobre o que irá acontecer ou o que aconteceu durante a prática. Tal interpretação é reforçada na compreensão de prática como esforço consciente de organização, execução, avaliação e modificação das ações motoras a cada tentativa” (TANI, 1999).
A prática mental é entendida como a forma de imaginar a realização de uma habilidade motora na ausência de movimento
Aprendizagem motora: A prática mental apresenta a mesma efetividade para aprendizagem do que a prática física? Não, os resultados mostram que utilizar a prática mental quando não existe condição da prática física auxilia no processo de aprendizagem, porém a prática física apresenta mais efetividade.
prática mental auxilia na adaptação quando as mudanças acontecem de forma previsível do que quando ela é imprevisível e já é possível planejar anteriormente da mudança apresentada.
Existem basicamente três temas investigados em relação à prática física: a fragmentação da prática, o espaçamento da prática e a variabilidade da prática.
Aprendizagem motora: O que é a fragmentação da prática ? é a divisão de uma habilidade a ser ensinada por partes (NAYLOR & BRIGGS, 1963).
Aprendizagem motora: O que é a o espaçamento da prática ? é o tempo de intervalo entre uma execução e outra ou ainda entre uma sessão de prática e outra (LEE & GENOVESE, 1989).
Aprendizagem motora: O que é a variabilidade da prática ? é a forma de variar a prática (SHEA & MORGAN, 1979).
Aprendizagem motora: A complexidade da tarefa refere-se ? ao número de partes ou de componentes de uma habilidade, bem como o processamento de informação demandado para a sua execução.
Aprendizagem motora: A organização de uma habilidade refere-se ? à forma como as partes ou componentes da habilidade interagem (NAYLOR & BRIGGS, 1963).
Aprendizagem motora: Quanto mais componentes a habilidade tiver ? maior a sua complexidade
Aprendizagem motora: Quanto maior a interação destes componentes? maior a sua organização.
Aprendizagem motora: Habilidades de alta complexidade (número elevado de componentes) e baixa organização (pouca interação entre os componentes) o método indicado é? o método das partes é o mais adequado.
Apredizagem motora: Se há alta complexidade e a interação é facilmente obtida, logo se torna importante a aprendizagem de cada uma das partes, visto que ajuntar não é o problema.
Apredizagem motora: quando a habilidade tem de baixa complexidade e alta organização, qual o método indicado? o método do todo seria o mais eficiente
Apredizagem motora: Com poucos componentes não é necessária a prática exclusiva para cada um deles e com alta organização, o complicador da tarefa seria encontrar o único modo de interagir os poucos componentes.
Apredizagem motora: Uma condição de alta complexidade e baixa organização parece ser improvável de ser verificada em contextos reais, por quê? pois não se encontra uma tarefa com tais características
Segundo PÚBLIO e TANI (1993), as características de complexidade e organização de uma habilidade podem ser entendidas como uma continuidade
Apredizagem motora: Alguns autores contemplam distintos de prática (segmentação - partes progressivas, combinação, adição, simplifi cação) como fazendo parte da categoria... ? prática por partes.
Apredizagem motora: habilidades seriadas (ex. sequência de ginástica artística, coreografia de dança), o mais apropriado é utilizar qual método? o método pelas partes
Apredizagem motora: se a habilidade é discreta ou possui poucos componentes. Qual método é indicado? a prática pelo todo pode ser a mais efetiva.
Apredizagem motora: a prática maciça é quando o tempo de prática é maior do que? o de pausa
Apredizagem motora: a prática distribuída é quando o tempo de prática? é menor do que o de pausa
Apredizagem motora: A maioria dos estudos mostra que a prática mais espaçada leva a aprendizagem superior, seja de habilidades motoras ou cognitivas? Sim, os resultados apresentados dão subsídios para a utilização da prática distribuída no início da aprendizagem.
Aprendizagem motora: A prática por blocos é aquela em que uma situação é repetida diversas vezes e, posteriormente, outra situação ...? é repetida diversas vezes .
Aprendizagem motora: O ponto que despertou interesse nesta temática é que a prática por blocos costuma ter melhor desempenho durante ..., mas a prática aleatória tem melhor desempenho ... durante a prática; nos testes de aprendizagem.
Aprendizagem motora: A investigação do que é aprendido traz outra questão, que é a característica de uma pessoa habilidosa que deve apresentar? comportamento relativamente consistente, mas com capacidade de realizar ajustes de uma execução para outra.
Aprendizagem motora: Além disso, os resultados sugerem uma ordem na estruturação da prática, como? iniciar com a constante, depois a por blocos e por último a aleatória.
Aprendizagem motora: Independente de qual seja, os resultados ainda indicam que é melhor iniciar a prática de forma ...? distribuída
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha