Alguma coisa sobre Gênero Textual

Beschreibung

Homenagem a Marcuschi
Lenilson Xavier
Karteikarten von Lenilson Xavier, aktualisiert more than 1 year ago
Lenilson Xavier
Erstellt von Lenilson Xavier vor fast 9 Jahre
14
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Gêneros Textuais Na obra de Luiz Antônio Marcuschi (Por Lenilson Xavier) Gêneros textuais referem-se aos textos materializados em situações comunicativas recorrentes. Os gêneros textuais são os textos concretizados que encontramos em nossa vida diária.
Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem, aula expositiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo, receita culinária, bula de remédio. DEFINIÇÃO DE SUPORTE: Entendemos aqui como suporte de um gênero um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto.
O suporte de um gênero é uma superfície física em formato específico que suporta, fixa e mostra um texto. Esta ideia comporta três aspectos: suporte é um lugar físico ou virtual,suporte tem formato específico e suporte serve para fixar e mostrar o texto. Domínio discursivo constitui muito mais uma “esfera da atividade humana” no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indica instâncias discursivas (por exemplo: discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso etc.).
Domínio discursivo não abrange um gênero em particular, mas dá origem a vários deles, já que os gêneros são institucionalmente marcados. Constituem práticas discursivas dentro das quais podemos identificar um conjunto de gêneros textuais que às vezes lhe são próprios ou específicos como práticas ou rotinas comunicativas institucionalizadas e instauradoras de relações de poder. os gêneros são entidades: dinâmicas, históricas, sociais, situadas, comunicativas, orientadas para fins específicos; ligadas a determinadas comunidades discursivas, ligadas a domínios discursivos recorrentes, estabilizadas em formatos mais ou menos claros.
Referência: MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Kopfnuss-Quiz
JohannesK
BWL-Theorie (Allgemeines)
Julian 1108
soziale Ungleichheit
Melanie Najm
Mediengestalter Abschlussprüfung 2015
Jonas Deh
Kurvendiskussion
Sophia Lörsch
Vetie - Biochemie
Fioras Hu
Forschungs- und Anwendungsfelder der Soziologie Teil 3
stelly Welly
Vetie - Immuno Wdh SS 2013
V R
Vetie Histopathologie 2016
Cedric-Bo Lüpkemann
vetie Para 2016
Anne Heyne
GETH2.3
Katrin Dolle