Escrever um Conto

Beschreibung

Karteikarten am Escrever um Conto, erstellt von joanamcavalcanti am 16/11/2013.
joanamcavalcanti
Karteikarten von joanamcavalcanti, aktualisiert more than 1 year ago
joanamcavalcanti
Erstellt von joanamcavalcanti vor mehr als 10 Jahre
148
2

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Escrever um conto: alguns segredos 1. O conto é uma narrativa em prosa, geralmente curta e com poucas personagens e que apresenta uma história concisa, mas com densidade dramática. Assim, o primeiro segredo para se escrever um bom conto é criar poucas personagens, manter a concisão e precisão, sem perder a profundidade. O conto pode ser uma simples narrativa, no final deve provocar no leitor uma certa euforia, portanto ser curto, emocionante e surpreendente.
Escrever um conto: alguns segredos 1. O conto é uma narrativa em prosa, geralmente curta e com poucas personagens e que apresenta uma história concisa, mas com densidade dramática. Assim, o primeiro segredo para se escrever um bom conto é criar poucas personagens, manter a concisão e precisão, sem perder a profundidade. O conto pode ser uma simples narrativa, no final deve provocar no leitor uma certa euforia, portanto ser curto, emocionante e surpreendente.
1.1. Escolha uma situação Um acontecimento, um momento no tempo. 2. Apresentação do evento Personagem / ambiente 2.1. Descrição do evento Descreve-se o evento e introduz-se a personagem na situação (não abusar nos detalhes). 2.2. Não Descreva o evento O evento deve ser somente o elemento para dar início a narrativa, pode deixar a descrição para outra situação. 3. Fuja do óbvio Surpreenda o leitor ao inserir situações inesperadas. 4. Desenvolvimento da narrativa Já apresentou a personagem, já situou o tempo e espaço, surge a parte que mais exige da imaginação do autor – a criação da narrativa e os elementos que se constituirão nos acontecimentos posteriores à situação inicial. 5. Use diálogos São essenciais para apresentar a personagem ao leitor. Com os diálogos pode abusar até de erros gramaticais, caso estes caracterizem a personagem, o seu modo de falar, a sua origem, o seu contexto, sem precisar de descrição direta que é própria em géneros com narrativas mais longas. É uma ótima estratégia para quebrar a ligação entre o narrador e a personagem. Discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre.
1.1. Escolha uma situação Um acontecimento, um momento no tempo. 2. Apresentação do evento Personagem / ambiente 2.1. Descrição do evento Descreve-se o evento e introduz-se a personagem na situação (não abusar nos detalhes). 2.2. Não Descreva o evento O evento deve ser somente o elemento para dar início a narrativa, pode deixar a descrição para outra situação. 3. Fuja do óbvio Surpreenda o leitor ao inserir situações inesperadas. 4. Desenvolvimento da narrativa Já apresentou a personagem, já situou o tempo e espaço, surge a parte que mais exige da imaginação do autor – a criação da narrativa e os elementos que se constituirão nos acontecimentos posteriores à situação inicial.
6. Anote as suas ideias O trabalho de um escritor consiste em 99% de pesquisa, recolha de informações. 7. O Final Não precisa de ser rebuscado, basta ser inesperado, algo que o leitor não estava a espera ou, pelo menos, que não fosse óbvio. 8. Ficha de personagem A criação de uma ficha para as personagens ajuda muito para a construção das mesmas, a sua história de vida, as suas características e como se movimentam na trama. As personagens podem ser: protagonista, co-protagonista, antagonista, oponente, coadjuvante, figurante.
5. Use diálogos São essenciais para apresentar a personagem ao leitor. Com os diálogos pode abusar até de erros gramaticais, caso estes caracterizem a personagem, o seu modo de falar, a sua origem, o seu contexto, sem precisar de descrição direta que é própria em géneros com narrativas mais longas. É uma ótima estratégia para quebrar a ligação entre o narrador e a personagem. Discurso direto, discurso indireto, discurso indireto livre. 6. Anote as suas ideias O trabalho de um escritor consiste em 99% de pesquisa, recolha de informações. 7. O Final Não precisa de ser rebuscado, basta ser inesperado, algo que o leitor não estava a espera ou, pelo menos, que não fosse óbvio.
8. Ficha de personagem A criação de uma ficha para as personagens ajuda muito para a construção das mesmas, a sua história de vida, as suas características e como se movimentam na trama. As personagens podem ser: protagonista, co-protagonista, antagonista, oponente, coadjuvante, figurante. Agora escreve o teu conto!
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Gênero Textual Conto
Thaisa Venancio
O que você aprendeu até aqui?
Lúcia Amaral
Conto psicológico
Carolina Majer
Um dia destes
bibcamilo2
A ESCRITA E A LEITURA
Luana Yasmin
A causa secreta - Machado de Assis
Luisa Metz
Prazer do saber
Pâmela Araujo Bernardo
Mini conto
leonardo lionello
Géneros textuais
Zenilda Ribeiro
A gaita milagrosa
José Manuel Cruchinho