Os Astros e as Civilizações Antigas

Beschreibung

9º ano Ciências Biológicas Karteikarten am Os Astros e as Civilizações Antigas, erstellt von Victor Matheus Sena Leite am 20/01/2023.
Victor Matheus Sena Leite
Karteikarten von Victor Matheus Sena Leite, aktualisiert more than 1 year ago
Victor Matheus Sena Leite
Erstellt von Victor Matheus Sena Leite vor fast 2 Jahre
152
0

Zusammenfassung der Ressource

Frage Antworten
Astronomia Ciência natural que estuda os astros e outras estruturas cosmológicas.
Astronomia A palavra Astronomia vem do grego Astron, que significa "astro", e Nomos, que significa "lei"
Início da Astronomia Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. A Astronomia permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita.
Astronomia - Mesopotâmia A princípio observavam os astros por motivos místicos, porém, logo surgem as primeiras aplicações de métodos matemáticos para observação. Realizaram observações sistemáticas dos movimentos dos planetas e principalmente do Sol e da Lua. Determinaram a inclinação da trajetória do Sol e conheciam o fato de que a velocidade da Lua em seu movimento ao redor da Terra era variável. Criaram várias constelações, sendo que a maioria delas representava figuras de animais. Daí surgiu o Zodíaco, que significa círculo de animais.
Astronomia - Egito Bastante rudimentar, relacionado apenas com o Sol. As descrições do céu eram quase nulas e o zodíaco que conheciam era uma importação do criado pelos babilônicos. As pirâmides egípcias apresentam suas faces voltadas, com grande precisão, para os quatro pontos cardeais, o que atesta seus conhecimentos astronômicos
Astronomia - China Os chineses previam os eclipses, pois conheciam sua periodicidade. Usavam um calendário de 365 dias. Deixaram registros de anotações precisas de cometas, meteoros e meteoritos desde 700 a.C.
Astronomia - Grécia Muitos filósofos gregos elaboraram modelos com o intuito de explicar o formato da Terra, as estações do ano, os movimentos do Sol, da Lua e dos outros planetas visíveis a olho nu
Tales de Mileto (624-546 a.C.) Considerava a Terra um disco plano preenchido por água
Pitágoras de Samos (572-479 a.C.) Acreditava que a Terra apresentava formato esférico
Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) Explicou que as fases da Lua dependiam da iluminação solar e também defendia a hipótese de que o Universo fosse finito e esférico e que, juntamente aos astros, fosse imutável: sempre existiria
Aristarco de Samos (310-230 a.C.) rimeiro filósofo a propor que a Terra se movia em torno do Sol, quase 2 mil anos antes de Copérnico, e também conseguiu medir o tamanho do Sol e da Lua em relação à Terra.
Cláudio Ptolomeu (85-165 d.C.) Propôs o GEOCENTRISMO. Nesse modelo apresentava diversas órbitas circulares, que descreviam o movimento dos planetas conhecidos, mas não era capaz de explicar o movimento retrógrado de alguns planetas. O modelo foi usado até a época do Renascimento Científico.
Nicolau Copérnico (1473-1543) Copérnico abandonou a visão geocêntrica, atribuindo, em seu modelo, ao Sol o centro do Sistema Solar, no qual a Terra orbitaria o Sol em uma trajetória circular, completando uma volta a cada ano. (HELIOCENTRISMO)
Galileu Galilei (1564-1642) Enfrentou as ideias geocentristas da época, bem como a visão de imutabilidade dos astros proposta por Aristóteles, aperfeiçoou o telescópio
Astronomia - Maias Os maias desenvolveram um calendário solar preciso, com ciclos de 52 anos.
Astronomia - Incas Para marcar suas festividades religiosas e de agricultura, criaram um calendário lunar com 365 dias e 12 meses.
Zusammenfassung anzeigen Zusammenfassung ausblenden

ähnlicher Inhalt

Medicina
Gabriel Lombarde
VIDRARIAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
Aline Correia
História da Astronomia
Larissa Gomes
MHC (HLA)
amanda portella
Reino Protoctistas
Inês Frison
A Astronomia segundo as diferentes culturas
Maria Clara Galdino
Grande Desafio do Sistema Solar
Jonatas Silva
Sistema Circulatório
Gamerboy 777
Peixes
LARA COHIM
Sistema Solar
Jéssica Kelly