Art Noveau e Art Déco

Descripción

Slide para a apresentação no dia 17/05 da disciplina de Artes (Professora Meire).
Leticia Barros
Diapositivas por Leticia Barros, actualizado hace más de 1 año
Leticia Barros
Creado por Leticia Barros hace casi 8 años
432
13

Resumen del Recurso

Diapositiva 1

Diapositiva 2

    Art Nouveau: Contexto Histórico
    Surgiu na França, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Euroupa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes.

Diapositiva 3

    Inspirava-se na natureza; Abandono de linhas retas; Riqueza de detalhes; Valorização do artesanato; Linhas curvas e assimétricas; Uso de flores e plantas para dar ideia de movimento, ou então insetos, para dar dinâmica às formas; Se opunha às máquinas e seus produtos industrializados e produzidos em massa; Percursor da arquitetura moderna; Visa inserir-se a vida cotidiana, atendendo as mudanças sociais e o ritmo movimentado da vida moderna. 
    Art Nouveau: Características

Diapositiva 4

    O movimento social e estético inglês liderado por William Morris (1834-1896), Arts & Crafts, está nas origens do Art Nouveau. Rompendo com a distinção entre Belas-artes e artesanato, lutando pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais, e tentando recuperar o ideal de produção artesanal colectiva, segundo o modelo das guildas medievais.
    Art Nouveau: William Morris

Diapositiva 5

    Art Nouveau: Arthur Heygate Mackmurdo
    Situou-se na Inglaterra a primeira manifestação concreta do art nouveau: um desenho feito em 1883 por Arthur Heygate Mackmurdo para a capa de seu livro Wren's City Church (A igreja de Wren em Londres).  

Diapositiva 6

Diapositiva 7

Diapositiva 8

Diapositiva 9

    Art Déco: Contexto Histórico
    Vigorou nas décadas de 1920 e 1930 (aproximadamente). Foi a transição de dois momentos bem distintos: o eclético e o moderno. Seu nome teve origem na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition Internacionale dês Arts Décoratifs et Industriels Modernes) que ocorreu em Paris em 1925. Numa época em que o estilo eclético já não dava mais conta da produção que o século XX demandava, emerge o Art Deco, com suas formas menos rebuscadas e mais geometrizadas.

Diapositiva 10

Diapositiva 11

    Art Déco: Características
    Possuem linhas geométricas, ecalonares, privilegiando a aerodinâmica; Inspiração em culturas antigas, como Grécia, Egito, África e as culturas sul-americanas; Movimento ligado ao American Way Of Life; É uma mistura de arte nova e arte primitiva; Influenciado pelo cubismo, construtivismo e futurismo; É um movimento heterogêneo, requintado e exótico; No urbanismo, valorizam a esquina e surgemvários fios elétricos que passavam em frente as edifícações, tornando assim o local mais poluído, por causa da revolução indústrial; Divisão do edifício em 3 partes (base, corpo e coroamento); No padrão decorativo Art Deco predominam linhas retas e circulares estilizadas, e formas abstratas; Emprego dos materiais: marfim, jade e laca.
    Pie de foto: : Cristo Redentor, maior escultura Art Déco do mundo

Diapositiva 12

    Art Déco: Arquitetura
    Art Déco foi essencialmente um estilo decorativo que combinava luxo, e ornamentação formal, e que apresentava cores discretas, traços sintéticos, formas estilizadas ou geométricas; Muitos designers da Arte Déco rejeitaram os materiais tradicionais (ou industriais) e preferiam materiais nobres — como o ébano, o mármore, a laca e madeiras raras; Uma característica da Art Déco é a exaltação da monumentalidade, muito de acordo com o novo-riquismo da «Golden Age» norte-americana, numa era onde o poder industrial e a expansão capitalista servia uma élite afluente, dedicada ao lazer.

Diapositiva 13

    Pintura: Tamara de Lempicka
    Pintora polaca art déco, sua primeira grande exposição teve lugar em Milão em 1925, tendo pintado 28 novas obras em seis meses. Rapidamente tornou-se uma das mais importantes artistas de sua geração, pintando membros da nobreza europeia e socialites. As Linhas Art Deco são retas e angulares, mas também curvas, circulares e oval, não no sentido de Art Nouveau floral, mas com formas geométricas como o hexágono e pentágono. Silhuetas humanas são finas e leves, com vestidos de seda em linha reta ou encaixotados e brilhante.
    Pie de foto: : Tamara de Lempicka, auto-retrato

Diapositiva 14

Diapositiva 15

Diapositiva 16

    Mais exemplos de Art Nouveau na arquitetura, artes plásticas, design e etc:                         http://art-noveau-love.tumblr.com/                                                                                                              https://br.pinterest.com/sharla39/botanical-william-morris/ Mais exemplos de Art Déco na arquitetura, artes plásticas, design e etc:                                         http://decoarchitecture.tumblr.com/
    Extras

Diapositiva 17

    Fontes:
    https://arquitracobrasil.wordpress.com/art-deco/ http://tuxedoronny.tumblr.com/post/26354032073/dear-tumblr-users-art-nouveau-is-not-art-deco http://globomidia.com.br/educacao/art-nouveau http://tipografos.net/designers/art-deco.html
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

ArqFlashcards
Carlos Eduardo Plens
Trigonometría
Ana Priego
Tablas de multiplicar
Carmen Giralda
English: Phrasal Verbs
maya velasquez
31012: LENGUAJE Y COMUNICACIÓN.
Lidia Irene Barzana R
CONSTRUCTIVISMO Y APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
sugeytellez2192
ANATOMIA DEL SISTEMA NERVIOSO
Maria Heredia Sa
Artes Escénicas
amanda hernandez
LA DIVERSIDAD CULTURAL
ramiroosoriorubi
Mapas conceptuales
Eve Contreras