História Militar Naval e do Brasil - GUERRAS, TRATADO e LIMITES NO SUL DO BRASIL

Descripción

GUERRAS, TRATADO e LIMITES NO SUL DO BRASIL
Max Edem
Fichas por Max Edem, actualizado hace más de 1 año
Max Edem
Creado por Max Edem hace casi 10 años
407
11

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
No contexto das INVASÕES QUE PODERIAM TER FRACIONADO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, quando ocorreu a Guerra Guaranítica ? 1753 a 1756.
Os livros de História afirmam que a partir de 1681 as fronteiras do sul do Brasil foram ,seriamente, modificadas. Daí em diante passaram a se chamar fronteiras do vai e vem, sendo necessário diversos tratados para reestabeleceras. Com base nesse contexto, quais são todos os Tratados de Limites e Fronteiras desde 1681 até 1801 ? 1681 - Tratado de Lisboa; 1715 - Tratado de Utrecht; 1750 - Tratado de Madri; 1761 - Tratado de Pardo; 1777 - Tratado de Santo Ildefonso; e 1801 - Tratado de Badajós.
Qual o Tratado foi desvantajoso para Portugal ? - Tratado de Santo Ildefonso (1777). Este tratado deixou a Espanha com domínio EXCLUSIVO do Prata, sendo deveras desvantajoso para Portugal.
Quando os espanhóis ocuparam a ilha de Santa Catarina ? - 1777 - Contexto: os espanhóis protestaram quando os portugueses tomaram R.G.S.P e após o insucesso diplomática, enviaram um expedição com Dom Cevalhos para tomar a Ilha de Santa Catarina.
No contexto de tomada e retomada da colônia de Sacramento, quando ocorrem todos os ataques à colônia de SACRAMENTO ? 1a. vez: 1680 2a. vez: 1705 3a. vez: 1735 a 1737, no contexto do Trat. de Madri. 4a. vez: 1762, no contexto do Trat. Pardo. 5a. vez: 1777
Quando os portugueses conquistaram RIO GRANDE DE SÃO PEDRO (R.G.S.P.) ? Abril de 1776. Por meio de uma ação militar, tropas luso-brasileiras (comandadas pelo Ten. General João H. Boehm) mais a Esquadra portuguesa, reconquistaram o Rio Grande de São Pedro, em abril de 1776.
Qual o Tratado deixou os espanhóis com domínio EXCLUSIVO do RIO da Prata com a DESVANTAGENS para PORTUGAL ? - Tratado de Santo Ildefonso
As Guerras Napoleônicas fazem parte dos conflitos na Europa que repercutiram na definição dos limites e fronteiras no Sul do Brasil. Com base nesse enunciado, quando e em qual Tratado ocorreu a Guerra das Laranjas ? - 1801: Guerra das Laranjas. Contexto: a França de Napoleão força a Espanha declarar guerra a Portugal em 1801. No entanto, não há ações militares dignas de registro, ficando o episódio conhecido como Guerra das Laranja.
Quais as compensações que Portugal e Espanha receberam por ocasião do Tratado de Badajós ? - A Espanha, por direito de guerra, conservou a praça de Olivença. - Portugal recuperou Sete Povos das Missões Orientais do Uruguai. Extra: O Tratado de Badajós pôs fim à Guerra (FRA + Esp) * Port.
Quando os PORTUGUESES invadiram 7 Povos das Missões e os ESPANHÓIS invadiram MATO GROSSO do SUL ? - No contexto do Tratado de Badajós (1801). Nesse período, os LUSO-BRA ao saberem que na EUROPA ocorria o CONFLITO de NAPOLEÃO contra PORTUGAL, resolveram tomar 7 Povos das Missões, em contra partida os HISPÂNICOS tomaram MATO GROSSO do SUL.
Quando Portugal RECUPEROU a ilha de Santa Catarina ? - 1777, no Tratado de Santo Ildefonso (SC). - Porém os lusos perderam SACRAMENTO e SETE POVOS DAS MISSÕES.
Quem fundou / mandou construir o FORTE JMJ (Jesus, Maria José) assim que chegou em Rio Grande de São Pedro (RGSP) ? - O Governador Interino do RJ, Brigadeiro José SILVA PAES. Contexto: Silva Paes recebeu a missão de socorrer SACRAMENTO, reconquistar Montevidéu e fortificar RGSP. (Conflito entre PORT e ESP: 1735 a 1737)
Sab-se que a Colônia de Sacramento foi invadida pela 3a. vez, 1735-1737, quando Dom Cevallos, Governador de Buenos Aires, bloqueou e sitiou Sacramento. A partir daí, o Governador do RJ mandou uma força naval para dissipar o bloqueio e socorrer a colônia. Quem foi esse importante personagem ? - Tenente Brigadeiro José SILVA PAES. Após esse evento, Silva Paes junto com uma ESQUADRA PORTUGUESA foi pro PRATA para cumprir 3 importantes OBJETIVOS.
Qual tratado legitimou a presença PORTUGUESA na região do PRATA, além de GARANTIR a restituição aos LUSOS da COLÔNIA DE SACRAMENTO ? - Tratado de Utrecht de 1715.
O que estabelecia o TRATADO DE MADRI (1750)? - A colônia de Sacramento de volta para ESPANHA; e - Sete Povos das Missões de volta para PORTUGAL. Contexto: de imediato o tratado não teve efeito, pois os índios que vivam nas missões não queriam sair de lá, sendo necessário o envio de força militar conjunta para expulsá-los.
No contexto do Tratado de Madri (1750), que não teve efeito de imediato por causa dos índios que viviam nas Missões, quando os nativos foram expulsos e o tratado foi efetivado ? - 1756, após uso de força militar conjunta.
Qual o contexto histórico na Europa, que levou PORT e ESP brigarem mais uma vez e assinarem o TRATADO DE PARDO (1761) ? - Guerra dos 7 anos (1756-1763)
O que estabelecia o Tratado de Pardo ? - Que a Colônia de Sacramento voltasse a ser de Portugal.
Qual o Tratado anulou o de Madri (1750) ? - O Tratado de Pardo (1761).
O Brigadeiro Silva Paes, governador interino do Rio de Janeiro, juntou-se com uma força naval que veio de Portugal para SACRAMENTO. Quais os outros importantes objetivos desse governador ? Objetivos: - Socorrer a colônia de Sacramento; - Reconquistar Montividéu; - Fortificar RGSP (construiu o Forte JMJ)
O que estabelece o Tratado de Santo Ildefonso ? - A devolução da Ilha de Santa Catarina a PORTUGAL. - Porém os LUSOS perderam a Colônia de Sacramento e Sete Povos das Missões.
Entre 1735-137, a esquadra portuguesa no Prata cumpriu TRÊS OBJETIVOS antes de regressar para o Rio de Janeiro. Quais foram esses objetivos ? - Combateu os espanhóis, - Apoiou a Colônia de Sacramento, - Estabeleceu o domínio do mar na região. Depois disso, parte dessa força regressou ao RJ. (Fatos Navais) - Para solucionar SUAS QUESTÕES DE limites, foi assinado o TRATADO de MADRI DE 1750.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Japonés básico Lección 1
naichu-
Test Primera Guerra Mundial
juanmadj
Esquema resumen de la Prehistoria
Francisco Ayén
FISIOLOGÍA DEL RIÑON
Patricia Ortiz
El Sistema Endocrino
luisitacarolina
Comunicación Gerencial
lvmendoza9
Independencia de México
Alejanda Aias
Bioelementos Mapa Mental
Joseline Loza Gil
ESTRUCTURAS Y FUNCIONES DEL SISTEMA NERVIOSO
Paola Andrea Joya Ramirez
COLORES ~ ESPAÑOL / INGLÉS...
Ulises Yo