Do Penhor, da Hipoteca e da Anticrese

Descripción

TÍTULO X Do Penhor, da Hipoteca e da Anticrese CAPÍTULO I Disposições Gerais
Fabio  Lima
Fichas por Fabio Lima, actualizado hace más de 1 año
Fabio  Lima
Creado por Fabio Lima hace más de 6 años
47
1

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
Conceito de Penhor Convencional Comum Trata-se da forma ordinária de penhor, que tem por objeto bens móveis ocorrendo a transmissão da posse do devedor ao credor. Cite-se o negócio de penhor de joias, celebrado com a Caixa Econômica Federal.
Conceito de Penhor Convencional Especial O CC/2002 consagra modalidades especiais de penhor convencional, que quebram com as regras básicas do penhor comum. Vej amos, de forma pontual, os seus preceitos: a)Do Penhor Rural/a1)Do Penhor Agrícola/a.2) Do Penhor Pecuário/b)Do Penhor Industrial e Mercantil/c) Do Penhor de Direitos e Títulos de Crédito/d) Do Penhor de Veiculas
o que tem por objeto? Tem por conteúdo máquinas, aparelhos, materiais e instrumentos instalados e em funcionamento, com ou sem acessórios. Ainda pode ter como objeto animais utilizados na indústria, sal e bens destinados à exploração das salinas, produtos de suinocultura, animais destinados à industrialização de carnes e derivados, matérias-primas e produtos industrializados
V ou F: O penhor industrial ou o mercantil é constituído mediante instrumento público ou particular, registrado no Cartório de Registro de móveis da circunscrição onde estiverem situadas as coisas empenhadas. Falso: O penhor industrial ou o mercantil é constituído mediante instrumento público ou particular, registrado no Cartório de Registro de Imóveis da circunscrição onde estiverem situadas as coisas empenhadas ( art. 1 .448, caput, do CC) .
V ou F: Na modalidade de penhor industrial ou mercantil, deferente do penhor rural, o devedor prometendo pagar em dinheiro, não poderá emitir, em favor do credor, cédula do respectivo crédito, na forma e para os fins que a lei especial determinar (art. 1 .448, parágrafo único, do CC). Falso: Prometendo pagar em dinheiro a dívida, que garante com penhor industrial ou mercantil, o devedor poderá emitir, em favor do credor, cédula do respectivo crédito, na forma e para os fins que a lei especial determinar (art. 1 .448, parágrafo único, do CC).
O devedor que, anuindo o credor, alienar as coisas empenhadas, deverá repor outros bens da mesma, ainda que de natureza, que ficarão sub-rogados no penhor Falso: O devedor que, anuindo o credor, alienar as coisas empenhadas, deverá repor outros bens da mesma natureza, que ficarão sub-rogados no penhor (art. 1 .449 do
V ou F: No penhor industrial e mercantil, uma vez que o bem continuará na posse do devedor, este pode, sem o consentimento por do credor, alterar as coisas empenhadas ou mudar-lhes a situação, ou até mesmo delas dispor, desde que reponha outros bens da mesma natureza, que ficarão sub-rogado Falso: O devedor não pode, sem o consentimento por escrito do credor, alterar as coisas empenhadas ou mudar-lhes a situação, nem delas dispor. O devedor que, anuindo o credor, alienar as coisas empenhadas, deverá repor outros bens da mesma natureza, que ficarão sub-rogados no penhor(art. 1 .449 do CC).
V ou F O que pode ser objeto de Do Penhor de Direitos e Títulos de Crédito? Conforme o art. 1.45 1 do CC, podem ser objeto de penhor direitos, suscetíveis de cessão, sobre coisas móveis. O penhor de direito é constituído mediante instrumento público ou particular, registrado no Registro de Títulos e Documentos. O titular de direito empenhado deverá entregar ao credor pignoratício os documentos comprobatórios desse direito, salvo se tiver interesse legítimo em conservá-los (art. 1 .452).
V ou F Pode eventualmente o título não ser entregue ao credor, o que quebra com o caráter ordinário ou comum do penhor. O penhor de crédito não tem eficácia senão quando notificado ao devedor. Verdadeiro. pode eventualmente o título não ser entregue ao credor, o que quebra com o caráter ordinário ou comum do penhor. O penhor de crédito não tem eficácia senão quando notificado ao devedor. Por notificado tem-se o devedor que, em instrumento público ou particular, declarar-se ciente da existência do penhor (art. 1 .453).
V ou F: O credor pignoratício deve praticar os atos necessários à conservação e defesa do direito empenhado e cobrar os j uros e mais prestações acessórias compreendidas na garantia O credor pignoratício deve praticar os atos necessários à conservação e defesa do direito empenhado e cobrar os j uros e mais prestações acessórias compreendidas na garantia (art. 1 .454).
Deverá o credor pignoratício cobrar o crédito empenhado, assim que se torne exigível. Se este consistir numa prestação pecuniária, depositará a importância recebida, de acordo com o devedor pignoratício, ou onde o juiz determinar. Se consistir na entrega da coisa, nesta se sub-rogará o penhor. Verdadeiro. Art. 1.455 CC OBS: Estando vencido o crédito pignoratício, tem o credor direito a reter, da quantia recebida, o que lhe é devido, restituindo o restante ao devedor; ou a excutir a coisa a ele entregue
Se o mesmo crédito for objeto de vários penhores, só ao credor pignoratício, cujo direito prefira aos demais, o devedor deve pagar; responde por perdas e danos aos demais credores o credor preferente que, notificado por qualquer um deles, não promover oportunamente a cobrança Verdadeiro: (art. 1 .456).
V ou F Se o mesmo crédito for objeto de vários penhores, só ao credor pignoratício, cujo direito prefira aos demais, o devedor deve pagar; responde por perdas e danos aos credores o devedor, por não notificar, os outros credores, afim de dar-lhes ciência acercoa da dívida já exigível. Falso: Responde por perdas e danos aos demais credores o credor preferente que, notificado por qualquer um deles, não promover oportunamente a cobrança (Art. 1 .456).
V ou F: O titular do crédito empenhado só pode receber o pagamento com a anuência, por escrito, do credor pignoratício, caso em que o penhor se extinguirá verdadeiro: Art. 1.457. O titular do crédito empenhado só pode receber o pagamento com a anuência, por escrito, do credor pignoratício, caso em que o penhor se extinguirá.
V ou F O titular do crédito empenhado pode receber o pagamento com ou sem a anuência, do credor pignoratício, caso em que o penhor se extinguirá Falso: Art. 1.457. O titular do crédito empenhado só pode receber o pagamento com a anuência, por escrito, do credor pignoratício, caso em que o penhor se extinguirá.
V ou F O penhor, que recai sobre título de crédito, constitui-se, apenas, mediante instrumento público ou particular, com a tradição do título ao credor. Falso: Já o penhor, que recai sobre título de crédito, constitui-se mediante instrumento público ou particular ou ENDOSSO pignoratício, com a tradição do título ao credor (art. l .458).
V ou F: Ao credor, em penhor de título de crédito, compete o direito de:conservar a posse do título e recuperá-la de quem quer que o detenha Verdadeiro. (art. 1 .459 do CC).
V ou F: Ao credor, em penhor de título de crédito, compete o direito de: usar dos meios judiciais convenientes para assegurar os seus direitos e os do credor do título empenhado Verdadeiro. (art. 1 .459 do CC).
V ou F: Ao devedor, em penhor de título de crédito, compete o direito de: fazer intimar ao devedor do título que não pague ao seu credor, enquanto durar o penhor Falso: Ao credor, em penhor de título de crédito, compete o direito de: fazer intimar ao devedor do título que não pague ao seu credor, enquanto durar o penhor (art. 1 .459 do CC).
Ao credor, em penhor de título de crédito, compete o direito de:Receber a importância consubstanciada no título e os respectivos juros, se exigíveis, restituindo o título ao devedor, quando este solver a obrigação Verdadeiro. (art. 1 .459 do CC).
Podem ser objetos Do Penhor de Veículos Nos termos do art. 1.4 6 1 do CC podem ser objeto de penhor os veículos empregados em qualquer espécie de transporte ou condução.
Como é constituído o penhor de veículos? Resposta: O penhor de veículos é constituído mediante instrumento público ou particular, registrado no Cartório de Títulos e Documentos do domicílio do devedor, e anotado no certificado de propriedade.
V ou F No penhor de veículos, diferentemente de outras modalidades de penhor, mesmo que o prometendo pagar em dinheiro a dívida garantida com o penhor, não poderá o devedor emitir cédula de crédito Falso: Pois poderá sim emitir cédula de crédito de acordo com o artigo art. 1.462. Prometendo pagar em dinheiro a dívida garantida com o penhor, poderá o devedor emitir cédula de crédito, na forma e para os fins que a lei especial determinar (art. 1 .462).
V ou F. Assim como a natureza geral do penhor convencional comum, o devedor pignoratício entrega os veículos ao credor. Falso: Quebrando-se com a natureza geral do penhor convencional comum, o devedor pignoratício não entrega os veículos ao credor.
V ou F. O penhor será efetivado e em seguida será feito o seguro contra furto, avaria, perecimento e danos causados a terceiros. Falso: O seguro deve ser feito antes de efetivado o penhor de veículos: O penhor de veículos não será efetivado sem que estejam previamente segurados contra furto, avaria, perecimento e danos causados a terceiros (art. 1 .463 ).
V ou F: A alienação, ou a mudança, do veículo empenhado sem prévia comunicação ao credor importa no vencimento antecipado do crédito pignoratício. Verdadeiro. art. 1 .465 do CC
O penhor de veículos só se pode convencionar pelo prazo máximo de_____, prorrogável até o limite de igual tempo, averbada a prorrogação à margem do registro respectivo a) dois anos b)três anos c) quatro anos d) cinco anos O penhor de veículos só se pode convencionar pelo prazo máximo de dois anos, prorrogável até o limite de igual tempo, averbada a prorrogação à margem do registro respectivo (art. 1 .466 do CC).
À cerca da hipoteca, no que comina essa hipótese: Confundindo-se na mesma pessoa as qualidades de credor e de dono da coisa (confusão). Operando-se a confusão tão somente quanto à parte da dívida pignoratícia, subsistirá inteiro o penhor quanto ao resto (§ 1 .0 do art. 1 .436). Enuncia no seu art. 1.436 as hipóteses de sua extinção ***as hipóteses de sua extinção produz efeitos a extinção do penhor depois de averbado o cancelamento do registro (em regra no Cartório de Títulos e Documentos), à vista da respectiva prova (art. 1 .4 3 7 do CC).***
À cerca da hipoteca, no que comina essa hipótese: Perecendo a coisa objeto do penhor. Enuncia no seu art. 1.436 as hipóteses de sua extinção ***as hipóteses de sua extinção produz efeitos a extinção do penhor depois de averbado o cancelamento do registro (em regra no Cartório de Títulos e Documentos), à vista da respectiva prova (art. 1 .4 3 7 do CC).***
À cerca da hipoteca, no que comina essa hipótese: Renunciando o credor à garantia. Presume-se a renúncia do credor quando consentir na venda particular do penhor sem reserva de preço, quando restituir a sua posse ao devedor, ou quando anuir à sua substituição por outra garantia Enuncia no seu (§ 1 .0 do art. 1 .436). ***as hipóteses de sua extinção produz efeitos a extinção do penhor depois de averbado o cancelamento do registro (em regra no Cartório de Títulos e Documentos), à vista da respectiva prova (art. 1 .4 3 7 do CC).***
À cerca da hipoteca, no que comina essa hipótese: Dando-se a adjudicação judicial, a remição (resgate pelo pagamento) ou a venda da coisa empenhada, feita pelo credor ou por ele autorizada. Anote-se que o dispositivo menciona a remissão (perdão). Enuncia no seu (§ 1 .0 do art. 1 .436). as hipóteses de sua extinção remissão (perdão), o que está errado tecnicamente. Por isso, o PL 699/201 1 pretende alterar o texto para remição.
Que conceito é esse: É o direito real de garantia sobre coisa alheia com maior repercussão prática, recaindo sobre bens imóveis (em regra) e não havendo a transmissão da posse da coisa entre as partes. A hipoteca é o direito real de garantia sobre coisa alheia com maior repercussão prática, recaindo sobre bens imóveis (em regra) e não havendo a transmissão da posse da coisa entre as partes.
V ou F A hipoteca poderá ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis do local do imóvel Falso: a hipoteca deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis do local do imóvel, ou no de cada um deles, se o título se referir a mais de um bem (art. 1 .492 do CC e art. 1 67 , I , n . 2 , d a L e i 6.0 1 5 1 1 973) .
V ou F: Só com o registro da hipoteca no Livro n. 2 ter-se-á a publicidade do ato e a fixação da data do nascimento do direito real, com eficácia erga omnes, estabelecendo o direito de sequela e a ordem de preferência. Verdadeiro: Como leciona Maria Helena Diniz Hipoteca não registrada é hipoteca não existente
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Ciclo del carbono
begoFA
Contexto histórico-cultural de Platón. 2º de Bachillerato.
smael Montesinos
Ingles III, Present Perfect
serseg83
Arte del Renacimiento
maya velasquez
Diagrama QCLD
Andrea Castro Romero
LAS CLAVES DE LA ARGUMENTACION DE ANTHONY WESTON
revisorsur
CONTAMINACION AMBIENTAL
Ximena gonzalez
PROMO 2021 - THIRD PERSON RULES (6 a 7p.m)
Miguel Hurtado
Preguntas abiertas. La Guerra Civil
Salustiano Gutiérrez Baena
TEORIA ETICA DE ARISTOTELES
Carolina PIZA ANAYA
DICTADO RÍTMICO 4 TIEMPOS
mariajesus camino