Direito Penal - Medicina Legal - Traumatologia Forense

Descripción

- Direito Penal - Medicina Legal Fichas sobre Direito Penal - Medicina Legal - Traumatologia Forense, creado por Felipe Reinaldo el 01/12/2018.
Felipe  Reinaldo
Fichas por Felipe Reinaldo, actualizado hace más de 1 año
Felipe  Reinaldo
Creado por Felipe Reinaldo hace más de 5 años
31
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O que é Trauma Trauma é: Uma determinada quantidade de energia, física, qímica, biológica ou mista, que transferida para o organismo é capaz de produzir lesão.
O que é Lesão: Lesão é uma alteração morfológica, fisiológica , ou mista que ocorre no organismo, provocada pela ação de determinada quantidade de energia física ,química biológica ou mista chamada genericamente de trauma.
Portanto é o Trauma que causa a Lesão Trauma é a causa e a lesão é o efeito do trauma.
O que é Pericia Antropológica perícia antropológica é o ramo da medicina legal que consiste no estudo da IDENTIDADE e da IDENTIFICAÇÃO médico-legal e judiciária.
O Relatório médico-legal é um documento detalhado sobre uma perícia-médica, podendo ser apresentado na forma de LAUDO ou AUTO. Será -> Laudo se o documento é realizado após a investigação dos peritos. Será -> Auto se ditado ao escrivão perante testemunhas
O Que é Antropologia Forense A ANTROPOLOGIA FORENSE É UMA FORMA DE BUSCAR A IDENTIDADE DE PESSOAS ATRAVÉS DE UM PROCESSO TÉCNICO CIENTÍIFICO SISTEMATIZADO (PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO), NÃO NECESSARIAMENTE CRIMINOSOS OU VÍTIMAS. É UTILIZADA PARA DEFINIR ESPÉCIA, SEXO, RAÇA, IDADE ETC.
Quais os métodos primários de identificação humana a) análises odontológicas comparativas- arcada dentária b) perfis de DNA c) impressão digital
Os meios de identificação se dividem em primários e secundários. Os primários mais confiáveis são as análises odontológicas comparativas, as impressões digitais e os perfis de ácido desoxirribonucléico (DNA). Entre os meios secundários se incluem as diversas possibilidades de reconhecimento, tais como descrição pessoal, dados médicos, as evidências e as roupas encontradas no corpo.
Quais os tipos de Contusão: 1- Ativa 2- Passiva 3- Mista Pode ser também de conformidade com o estado de repouso ou ao estado de movimento ou também por meio contundente.
Será Ativa a contusão quando? É ativa a contusão quando apenas o meio ou o instrumento se desloca. -- E Será Passiva É passiva: quando só o corpo humano está em movimento.
O resultado da ação desses meios ou instrumentos é conhecido geralmente por contusão” Fraturas. “Decorrem dos mecanismos de compressão, flexão ou torção e caracterizam-se pela solução de continuidade dos ossos. São chamadas de diretas, quando se verificam no próprio local do traumatismo, e indiretas, quando provêm de violência em uma região mais ou menos distante do local fraturado. Estas últimas têm como exemplo o indivíduo que cai de uma certa altura em pé e fratura a base do crânio por contragolpe”. P. 239
Como se dá a diferença entre um perito técnico e um médico legista ? Peritos são indivíduos especialistas em determinados ramos, que possuem competência e atribuição para figurarem em um processo. Com relação ao perito médico-legista, consiste no indivíduo que realiza perícias médicas em cadáveres e também realiza perícia em indivíduos vivos (ex: exame de integridade física, lesão corporal)
1 - O que é ELETROPLESSÃO? 2- O que é - MARCA ELÉTRICA DE JELLINEK 3 - O que é SINAL DE LICHTEMBERG, atenção para nao confundir 1 -> -ELETROPLESSÃO: lesões provocadas por eletricidade INDUSTRIAL. No tocante às lesões e morte por ação elétrica, temos ELETRICIDADE NATURAL (CÓSMICA) e ELETRICIDADE INDUSTRIAL (ELETROPLESSÃO) 2-> MARCA ELÉTRICA DE JELLINEK: sinal específico de uma lesão provocada por ELETRICIDADE INDUSTRIAL. Trata-se de uma MARCA ELÉTRICA, no caso, uma FORMA ESPECIAL DE QUEIMADURA, de aspecto circular, elíptica ou em roseta, que pode PODE OU NÃO EXISTIR. Indica a PORTA DE ENTRADA DA CORRENTE ELÉTRICA NO ORGANISMO. Indolor, não apresenta reações inflamatórias, forma-se rapidamente e apresenta grande tendência à cura. 3 -> SINAL DE LICHTEMBERG- sinal específico de lesão provocada por ELETRICIDADE NATURAL. Apresenta ASPECTO ARBORIFORME OU DE SAMAMBAIA, com intensa vascularidade no local.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Medicina Legal, aula 07
Fabio Lima
Fraturas Faciais
Carollina Rodrigues
Medicina Legal
Agnus Delta
1iob-MEDICINA LEGAL INTRODUÇÃO
marbiocarvalho
GT 1 - Trauma Abdominal
João Vitor Samuel Castro
Medicina Legal.
Fabio Lima
Traumatologia
Sayuri Nitta
Urgências Ortopédicas
Charles Bruno Trujillo
Emergências Ortopédicas
Charles Bruno Trujillo
PERÍCIAS CONTRADITÓRIAS - JUIZ
Nelson Virgilio Carvalho Filho
GT 2 - Trauma Torácico
João Vitor Samuel Castro