Domínios morfoclimáticos

Descripción

8º ano Geografia Fichas sobre Domínios morfoclimáticos, creado por Mariana RV el 24/10/2020.
Mariana RV
Fichas por Mariana RV, actualizado hace más de 1 año
Mariana RV
Creado por Mariana RV hace más de 3 años
25
0

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
que interferem na composição de uma paisagem e na biodiversidade Prova aberta de Geografia
Importância e interação O predomínio desses elementos numa determinada área e a forma como eles se relacionam ajudam a compor os domínios morfoclimáticos
O relevo corresponde às variações de formas que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. A superfície terrestre é composta por diferentes tipos de relevo: montanhas, planícies, planaltos, serras e depressões.
Como interfere na composição de uma paisagem? O relevo interfere na composição de uma paisagem pela altitude e outros fatores também definirem o clima e vegetação de um local.
Como interfere na biodiversidade? Muitas espécies, não conseguem resistir à altitudes elevadas, principalmente pelo ar ser rarefeito e a vegetação mais rasteira.
Conceitos Planalto: Plano e alto formado pela força dos ventos ou pela força da água Planície: Áreas Planas e baixas Depressões: Áreas baixas, bem profundas
O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. Clima típico de um local.
Como interfere na composição de uma paisagem? Os climas definem qual é a vegetação do local; Um clima quente, que chove muito e úmido é ótimo para a diversidade. E para a vegetação. Cada tipo de espécie vegetal está relacionado e adaptado à um tipo de clima.
Como interfere na biodiversidade? Muitas espécies não conseguem resistir à climas frios, portanto, os locais com climas mais quentes, como os da zona tropical, são os que tem maior biodiversidade. Um clima quente e úmido é ótimo para a diversidade. Sol e Água potencializam a vida e Maior Biodiversidade
Conceitos O Brasil é um país tropical. Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo, o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona tropical. Quanto mais perto do equador, mais quente.
E solo Vegetação é um termo geral para a vida vegetal de uma região; isso se refere às formas de vida que cobrem os solos, às estruturas espaciais. É mais amplo que o termo flora, que se refere exclusivamente à composição das espécies.
Como interfere na composição de uma paisagem? A vegetação interfere na composição de uma paisagem pois uma formação vegetal dá um aspecto único para um local. Se é rasteira ou não. Se tem muitas árvores ou não... E o solo -se é fértil ou não - determina o tipo de vegetação.
Como interfere na biodiversidade? A vegetação abriga os animais e a fauna, por isso é muito importante para um bioma/domínio/habitat. Além disso, a vegetação exerce influência sobre o clima. Isso acontece pela alteração da temperatura e da umidade do ar.
Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta Terra. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios.
Como interfere na composição de uma paisagem? Rios, mares, bacias hidrográficas podem ajudar a definir se um clima é seco ou não; Um rio temporário deixa uma paisagem nas épocas de seca diferente de um rio que dá enchentes em épocas de muita chuva. Os rios e córregos são importantes modeladores do relevo.
Como interfere na biodiversidade? A hidrografia impacta nas formações vegetais e ripária (na beirada dos rios) e é uma fonte de água, é claro, o que é fundamental para a vida e biodiversidade.
Conceitos A bacia hidrográfica é quando a água sai da nascente e vários rios se encontram e têm um grande volume de água. Tem o formato de uma bacia.  Regime de alimentação e abastecimento dos rios geralmente é água de chuva -pluvial- ou do degelo da neve, -nival-
Os domínios morfoclimáticos são são todos os fatores que trabalham em conjunto e modelam e geram uma característica específica em uma paisagem.
No Brasil O território brasileiro tem 6 domínios morfoclimáticos: Amazônico; Cerrado; Caatinga; Mares de Morros; Araucárias; Pradarias.
Diferença para biomas Enquanto "Bioma" leva em consideração as populações biológicas que habitam um determinado local (fauna e flora), o conceito de "Domínio Morfoclimático" é sobre os aspectos físicos do relevo, inclusive a interação entre os elementos físicos de um determinado local.
Faixas de Transição Faixas de transição são as áreas intermediárias entre os domínios morfoclimáticos que possuem condições ecológicas que as individualizam, impossibilitando sua classificação como domínios morfoclimáticos. Transição gradual entre um domínio e por isso apresentam características físicas relativas à dois ou mais domínios morfoclimáticos
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo