Tipos de Aglomerantes e "Pega"

Descripción

Fichas sobre Tipos de Aglomerantes e "Pega", creado por Beatriz S el 31/03/2017.
Beatriz S
Fichas por Beatriz S, actualizado hace más de 1 año
Beatriz S
Creado por Beatriz S hace alrededor de 7 años
41
3

Resumen del Recurso

Pregunta Respuesta
O que é um Aglomerante? Aglomerantes são produtos que provocam a aderência dos materiais que entram na composição de elementos construtivos, como as alvenarias, revestimentos e concreto. Ou seja, é o material que "une" outros materiais.
Quais são os tipos de Aglomerantes? Os aglomerantes podem ser divididos em: Orgânicos e Inorgânicos. Os Orgânicos são os derivados de petróleo, como o asfalto e as resinas. Já os Inorgânicos são pós que quando misturados com água formam uma pasta, como o gesso, cal e cimento.
Defina Aglomerante Inorgânico. Aglomerantes Inorgânicos são materiais que formam pasta na presença de água e endurecem por secagem ou reação química.
Quais são os tipos de Aglomerantes Inorgânicos? Podem ser divididos em Inertes, quando não reagem quimicamente e endurecem por secagem (argila), ou Ativos. Os ativos podem ser AÉREOS ou HIDRÁULICOS
Qual a diferença entre um aglomerante aéreo e um hidráulico? O aéreo não resiste quando imerso e em contato longo com a água. Endurecem em contado com água+ar (ex.: cal aérea e gesso). O hidráulico, resiste bem quando imerso, e o endurecimento se dá exclusivamente pela ação da água (ex.: cimentos portland)
Defina o termo "pega" usado na construção civil. Pega é a perda de fluidez na pasta, consequentemente a pasta (aglomerante hidráulico) perde o fácil manuseio e a plasticidade, tornando mais difícil sua aplicação. Ou seja, a pasta começa a parar de se deformar a ação de pequenos esforços.
Defina "Início de Pega". É o período inicial de solidificação da pasta, e é contado a partir do lançamento de água na pasta até o início das reações químicas. Caracterizado pelo aumento da viscosidade e elevação da temperatura na pasta
Defina "Fim de Pega". É quando a pasta se solidifica completamente, ou seja, não pode ser mais manuseada devido ao endurecimento.
Por que saber o tempo de Pega é importante? É importante pois assim temos ideia do tempo disponível para o manuseio da pasta.
Como são divididos os tempos de pega? Em: Pega Rápida, quando inicia sua solidificação em menos de 30 minutos. Pega Semirrápida, quando inicia a solidificação entre 30 a 60 minutos. Pega Normal: ocorre num intervalo de 60 minutos a 6 horas.
Defina o termo "Cura" usado na construção civil. Cura é a hidratação do concreto para que ele não perca água e retraia bruscamente, causando fissuras.
Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

Similar

CIENCIAS AUXILIARES DE QUÍMICA ORGÁNICA
Luis Carrillo
QUÍMICA, PASAPALABRA...
JL Cadenas
Autores y obras de las generación del 98
ignaciobll
Formas de una función cuadrática
HECTOR ESPINOZA HERNANDEZ
Os determinantes en galego.
Isabel Mª Barcón Soto
Mapa conceptual
karina montealeg
Glucólisis
Nadim Bissar
LA SOCIEDAD MAYA
uwaldo_h
Teorías Antropológicas
tania veloz
El proyecto de empresa
belenssdl
VOCABULARIO DE AMOS OZ PNT 2
oriol wagensberg