A cor e a composição quantitativa de soluções com iões metálicos

Descripción

Mapa Mental sobre A cor e a composição quantitativa de soluções com iões metálicos, creado por Nádia Canavezes el 07/01/2019.
Nádia Canavezes
Mapa Mental por Nádia Canavezes, actualizado hace más de 1 año
Nádia Canavezes
Creado por Nádia Canavezes hace más de 5 años
35
0

Resumen del Recurso

A cor e a composição quantitativa de soluções com iões metálicos
  1. Nádia nº 18 e Ana Teixeira nº 1
    1. Objetivos:
      1. Aplicar a Lei de Beer-Lambert para soluções muito concentradas; traçar uma curva de calibração; verificar desvios à proporcionalidade descrita pela lei de Lambert-Beer para soluções muito concentradas; analisar os erros presentes em determinações colorimétricas.
        1. Introdução:
          1. Os complexos e as suas soluções apresentam muitas vezes cores vivas. A cor que uma substância reflecte ou transmite e que nos chega aos olhos é complementar da cor que é por ela absorvida. Em solução, o perfil da curva absorvância é uma característica de cada substância e a relação entre a sua intensidade e a concentração a cada comprimento de onda é dada pela lei de Lambert - Beer: A = ɛ ℓ C em que A é a absorvância (valor da leitura efectuada no espectrofotómetro), uma grandeza adimensional é a absortividade molar (em unidades de dm3 mol-1 cm-1), característica de cada substancia a cada comprimento de onda, ℓ é a largura da célula que contém a solução e tem o valor de 1 cm, e C é a concentração molar da solução (em mol dm-3). O valor de ɛ é determinado experimentalmente, a partir de várias soluções de concentração conhecida. Para minimizar os erros experimentais na determinação da concentração de espécies coradas em solução por espectrofotometria, trabalha-se sempre ao comprimento.
            1. Material:
              1. Espectrofotómetro, Tiocianato de potássio 0,5 mol dm-3, Células para espectrofotómetro, Persulfato de potássio 2 % (m/V), Balões volumétricos de 100 mL, Sulfato de amónio e ferro (II) 1000 ppm (em meio sulfúrico 1%),Balões volumétricos de 50 mL, Solução problema, Pipetas ,Água destilada,Pompete.
                1. Reagentes:
                  1. Tiocianato de potássio, 0,5 mol dm-3, Persulfato de potássio 2 % (m/V), Sulfato de amónio e ferro (II) 1000 ppm (em meio sulfúrico 1%), Solução problema, água destilada.
                    1. Procedimento:
                      1. 1.Preparou-se as soluções : Pesou-se 2 g de persulfato de potássio e dissolveu-se em 100 mL de água destilada. Pesou-se 0,237 g de sulfato de amónio e ferro (II) e dissolveu-se em água destilada. 2. Transferiu-se para um balão volumétrico de 50 mL. 3. Adicionou-se 0,5 mL de ácido sulfúrico concentrado e perfazeu-se o volume, até ao traço de referência do balão, com água destilada. 4.Preparou-se, por diluição em água, uma solução de sulfato de amónio e ferro (II) medindo 10,00 mL da solução inicial em 100,00 mL de água destilada. 5. Preparou-se 50,00mL de Solução de tiocianato de potássio (mL) , Solução de persulfato de potássio (mL) e solução diluída de sulfato de amónio e ferro (mL). 6. Mediu-se a absorvância das soluções preparadas no ponto anterior, a 474 nm. 7.Registou-s os valores obtidos. 8. Traçar a curva de calibração de A (absorvância) em função da concentração.
                        1. 9.Mediu-se 20,00 mL da solução problema para um balão volumétrico de 100,00 mL e adicionou-se 2,00 mL de solução de persulfato de potássio e 20,00 mL de solução de tiocianato de potássio. Completou-se o volume até ao traço de referência com água destilada. 10. Mediu-se a absorvância da solução preparada no ponto 6 (solução a dosear). 11. Determinou-se a concentração de Fe3+, na solução problema.
      2. 07/01/2019
      Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

      Similar

      7 Claves para un Comentario de Texto de Selectividad de 10
      Diego Santos
      GLOSARIO PARTE I PAA
      Valeria de Leon
      Historia de la Filosofía
      Guillermo Carril
      TIPOS DE TECNOLOGÍA
      bryan moreno
      Pasado simple del verbo "To be"
      Juan Pablo Ospino Rodriguez
      Renaissance art
      Salliver Colegio
      Prehistoria de la humanidad.
      Katherine Forero
      FRANQUISMO (1939-1975)
      Juan Cano Molina
      HUESOS DEL CRÁNEO
      Emilia Vargas
      Texto Narrativo
      Diana Banda
      Clases de Centinela
      Cristian Becerra