Sistema Político de Atenas e Esparta

Descripción

Mapa Mental em Sistema Político de Atenas e Esparta, criado por Lorenzo Mores em 15-06-2019.
Lorenzo Mores
Mapa Mental por Lorenzo Mores, actualizado hace más de 1 año
Lorenzo Mores
Creado por Lorenzo Mores hace casi 5 años
49
0

Resumen del Recurso

Sistema Político de Atenas e Esparta
  1. ESPARTA:
    1. A política espartana era focada em pessoas mais velhas por conta de sua sabedoria. A divisão era assim:
      1. Reis: a cidade de Esparta era governada por dois reis que possuíam funções militares e administrativa. Tinham vários privilégios.
        1. Assembleia: constituída pelos cidadãos, que se reuniam na Apela (ao ar livre) uma vez por mês para tomar decisões políticas como, por exemplo, aprovação ou rejeição de leis.
          1. Gerúsia: formada por vinte e oito gerontes (cidadãos com mais de 60 anos) e os dois reis. Elaboram as leis da cidade que eram votadas pela Assembleia.
            1. Éforos: formado por cinco cidadãos, tinham diversos poderes administrativos, militares, judiciais e políticos. Atuavam na política como se fossem verdadeiros chefes de governo
    2. ATENAS:
      1. A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história.
        1. O termo “Democracia” é formado pelo radical grego “demo” (povo) e de “kratia” (poder), que significa “poder do povo”. Resumidamente o representante era escolhido pela sociedade, mas somente os que tinham cargos superiores na mesma poderiam votar
          1. por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o "Pai da Democracia", ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C..
            1. Após esse evento, Atenas foi dividida em dez unidades denominadas chamadas “demos”, que era o elemento principal dessa reforma e, por esse motivo, o novo regime passou a se chamar “demokratia”. Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da pólis.
              1. Características da Democracia Ateniense: •Democracia direta •Reformas políticas e sociais •Reformulação da antiga Constituição •Igualdade perante a lei (isonomia) •Igualdade de acesso aos cargos públicos (isocracia) •Igualdade para falar nas Assembleias (isegoria) •Direito de voto aos cidadãos atenienses
      Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

      Similar

      Teorema de Pitágoras
      josefa.h.122
      Enseñar con Fichas de Memoria
      Diego Santos
      Primera a Segunda Guerra Mundial
      jonathanbeltran1
      Técnicas de Expresión Oral
      Camilo Ospina
      Arte del Renacimiento
      maya velasquez
      Linea de tiempo PLANEACION ESTRATEGICA
      Tactica Artico
      El Sistema Endocrino
      luisitacarolina
      Abreviaciones comunes en programación web
      Diego Santos
      CORRELATOS DEL DELITO.TEMA 3
      Rafael Perez
      ISLAMISMOA_plantilla
      Txemi López
      Proceso de acabados
      industria 3