HORMÔNIOS SEXUAIS FEMININOS

Descripción

TUTORIA Mapa Mental sobre HORMÔNIOS SEXUAIS FEMININOS, creado por Camila Joinhas Queremos el 24/05/2020.
Camila Joinhas Queremos
Mapa Mental por Camila Joinhas Queremos, actualizado hace más de 1 año
Camila Joinhas Queremos
Creado por Camila Joinhas Queremos hace casi 4 años
14
0

Resumen del Recurso

HORMÔNIOS SEXUAIS FEMININOS
  1. 1 HÔRMONIOS PRESENTES NO CORPO DA MULHER: GnRH, FSH, LH, estrógeno, progesterona, ativina e AMH
    1. 2 GnRH- é produzido no hipotálamo e enviado para a adeno-hipófise, através de pulsos, sendo responsável pela estimulação do LH e FSH.
      1. 3 FSH- é produzido na adeno-hipófise , estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos e a produção de estrogênio e inibina pelas células da granulosa.
        1. 4 LH- Atua sobre as células da teca como disparador da ovulação e estimula a transformação das células restantes do folículo em corpo lúteo (que libera estrógeno, progesterona e inibina).
          1. 5 ESTRÓGENO- entre o grupo dos estrógenos nessa fase o mais recorrente é o ESTRADIOL, ele é responsável pelas características secundárias femininas, como o aumento do ovário, trompas, útero e vagina, além do mais a genitália externa aumenta acumulando maior quantidade de tecido adiposo, aumento de mamas e alguns pelos corporais( tal característica é mais influenciada pelos hormônios andrógenos) , é produzido pelos ovários(sintetizado pelas células da teca e convertidos pela célula da granulosa) na fase pré ovulatória, e na gravidez ele também é produzido pela placenta, e basicamente estimulando o crescimento dos folículos, ele também dá uma força para o endométrio ficar mais grosso e receptivo para o óvulo fecundado, além de inibir a atividade osteoclástica auxiliando assim no crescimento ósseo. Sem o estradiol, o LH não daria conta sozinho de fazer o óvulo e o endométrio crescer e maturar em apenas 2 dias, que seria o pico de LH.
            1. 7 ATIVINA- é um hormônio produzido pelo ovócito cujo papel é de regular a produção de hormônio folículo-estimulante (FSH) através de feedback positivo, ou seja: quanto mais ativina é produzida, maior é a liberação de FSH e GnRH.
              1. 8 AMH- o hormônio anti-mulleriano era inicialmente reconhecido pelo seu papel no organismo masculino, porém cientistas descobriram que tal também é produzido pelos folículos ovarianos, e atua como regulador, evitando que muitos folículos se desenvolvam ao mesmo tempo.
                1. 6 PROGESTERONA- A progesterona é um hormônio esteroide que na mulher é produzida no ovário (pelas células do corpo lúteo / amarelo), na placenta e nas glândulas suprarrenais. No ovário, ela é produzida imediatamente antes da ovulação, a fim de aumentar a possibilidade de engravidar, além disso aumenta o grau de atividade das células que revestem a parede uterina, acentuando o espessamento do endométrio e fazendo com que ele seja intensamente irrigado por vasos sanguíneos, deixando o útero pronto para a gravidez, também tem a função de inibir as contrações do útero, para impedir a expulsão do embrião que está sendo implantado ou do feto em desenvolvimento. PRÓ GESTAÇÃO
                  Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

                  Similar

                  Criando Cursos On-Line com Qualidade
                  David Venancio
                  CORTICOIDES
                  vinicius.scastro
                  Metodologias Ativas
                  Ana Carolina Resende
                  Equilíbrio ácido base
                  Laisa Ramalho
                  Feedback Formativo
                  Rosane Rosa Dias Fernandes
                  Insuficiência Renal
                  Laisa Ramalho
                  Formação de Tutores
                  Ana Carolina Resende
                  Síndrome de Down
                  Ana Letícia Prandi
                  Diferenças e semelhanças entre a EaD e o Ensino Presencial
                  Maria Izabel Melo