A ESTRUTURA HISTÓRICA DO ESTADO MODERNO

Descripción

Mapa Mental sobre A ESTRUTURA HISTÓRICA DO ESTADO MODERNO, creado por euripedesgjr el 27/09/2013.
euripedesgjr
Mapa Mental por euripedesgjr, actualizado hace más de 1 año
euripedesgjr
Creado por euripedesgjr hace más de 10 años
108
0

Resumen del Recurso

A ESTRUTURA HISTÓRICA DO ESTADO MODERNO
  1. Três concepções fundamentais para definição de Estado
    1. A concepção ORGANICISTA, pela qual o Estado é independente dos indivíduos e anterior a eles
      1. A concepção ATOMISTA ou CONTATUALISTA, na qual o Estado é uma criação do indivíduo
        1. A concepão FORMALISTA, em que o Estado é uma formação jurídica
          1. A ascensão do "Estado moderno", como um poder público que constituem a suprema autoridade política dentro de um território definido dentro da Europa Ocidental está associado a gradual desenvolvimento institucional que começa no final do século XV, culminando com a ascensão do absolutismo e do capitalismo.
            1. O Estado pode ser visto por dois enfoques
              1. Enfoque Liberal:Esse enfoque nos mostra que o Estado objetiva a realização do bem comum e de que é neutro.
                1. As transformações que ocorreram no século XIV, XV e XVI, com o advento do capitalismo mercantil e a superação do modo de produção feudal, ocasionou a redefinição do Estado. Foram profundas mudanças nessa nova sociedade, e o Estado precisou se tornar forte e centralizado. Surgiu inicialmente, o Estado Absolutista e em seguida o Estado Liberal
                  1. O ESTADO ABSOLUTISTA: O absolutismo é a primeira forma de Estado moderno. A formação dos Estados absolutistas não teve o mesmo percurso em todos os países europeus, e nem ocorreu de forma tranqüila. Fortes conflitos entre países, entre burguesia e aristocracia, entre católicos e protestantes, entre camponeses e senhores e entre Estado e sociedade civil marcaram a constituição do mundo capitalista. Mas em pouco tempo quase toda a Europa era absolutista, a França é apontada como a nação que vivenciou em sua forma mais plena. o principal simbolo do absolutismo na europa foi a centralização do poder real.
                    1. O ESTADO LIBERAL: O Estado Liberal apresenta-se como desdobramento lógico da separação entre o publico e o privado ou pessoal. A revolução da burguesia transformou radicalmente a sociedade feudal na Europa, exigindo uma nova forma de Estado, que rompeu com a ordem hierárquica das corporações, dos laços sanguíneos e dos privilégios e criou uma estrutura de poder político capaz de manter e ampliar suas conquistas. Em 1787 foi aprovada a primeira constituição liberal, que tinha como princípios à liberdade, a igualdade e a fraternidade, lema da Revolução Francesa de 1789.
                      1. O Liberalismo Econômico:. Adam Smith, o pai do liberalismo econômico, afirma existir uma lógica interna, uma razão própria, na produção das mercadorias. Haveria um ordenamento perfeito, quase natural, no funcionamento das atividades econômicas.
                        1. O Liberalismo Político:A teoria liberal do Estado fundamentava-se na competição de uma sociedade dividida, portanto, estimulava as partes a não se submeterem ao todo, cada um cuidava da sua vida, mas a administra-lo em condições de igualdade. Para que não ficasse apenas uma pessoa mandando em tudo, se criou uma divisão de poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. A teoria liberal tem uma forte inspiração democrática, caracterizada pelos princípios de igualdade e da participação.
                          1. O Estado possui três elementos:1) - População: é a reunião de indivíduos num determinado local, submetidos a um poder central; 2) - Território: é o espaço geográfico onde reside determinada população, servindo de limite de atuação dos poderes do Estado e 3) - Soberania: é o exercício do poder pelo Estado, tanto internamente, quanto externamente.
                    2. Enfoque Marxista:fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado
              Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

              Similar

              Mis Recursos de Programación
              maya velasquez
              Conceptos Básicos de la Física
              Diego Santos
              Preparacion TOEFL page 382
              Jorge Silva Granados
              Finanzas
              marcov7154
              Género lírico
              Karina Valles
              ETICA Y MORAL
              jorge.diaz.lombana
              FGM-11. DERECHOS Y DEBERES DE LOS MIEMBROS DE LAS FUERZAS ARMADAS
              antonio del valle
              TEST 1 CGT-UGT.
              Farita LPGC
              INTERNET VOCABULARY nivel FIRST
              Sara Bermejo
              Ciclo de vida de un producto
              Mariana Jaqueline Perez Navarro
              Historia Psicología Precientífica
              María Angélica Mesa Ramirez