3º GERAÇÃO ROMANTISMO Condoreiros, poesia social

Descripción

Mapa Mental sobre 3º GERAÇÃO ROMANTISMO Condoreiros, poesia social, creado por Rejania Cruz el 24/03/2014.
Rejania Cruz
Mapa Mental por Rejania Cruz, actualizado hace más de 1 año
Rejania Cruz
Creado por Rejania Cruz hace alrededor de 10 años
181
0

Resumen del Recurso

3º GERAÇÃO ROMANTISMO Condoreiros, poesia social
  1. Marcos históricos: Abolição da Escravatura em 1888, Proclamação da República em 1889. Contextualizando:Em um momento de crise rural no Brasil, o lento e crescimento da cultura urbana, dos ideais democráticos e portanto o despontar de uma repulsa pela moral do senhor-servo, que poluía as fontes da vida familiar e social no Brasil império.
    1. Características gerais: Conhecida como geração condoreira (O pássaro condor simboliza a liberdade), Influenciada pelos acontecimentos sociais, discursa sobre liberdade, questões sociais e o abolicionismo. Poesia social, ou seja, textos marcados por crítica social. Uso de exclamações, exageros e apóstrofes. Sobre o amor, a figura feminina é presente, carnal. Sua temática volta-se para o futuro, ou seja pelo progresso, na qual o maior representante desta fase é Castro Alves, que criticou a escravidão em seu poema "Navio Negreiro".
    2. Castro Alves
      1. 1- Biografia: Antonio Frederico de Castro Alves (Curralinho 1847-Salvador, 1871). Filho de médico, entrou no curso de Direito em Recife onde começa a campanha liberal-abolicionista, vai para São Paulo afim de terminar os estudos, mas fere-se num acidente de caça e morre em 1871.
        1. 2- Principais obras: Espumas Flutuantes ( 1870). Publicações póstumas; A Cachoeira de Paulo Afonso(1876), Os Escravos (1883), Hinos do Equador, em edição de suas Obras Completas (1921) Tragédia no Mar , O Navio Negreiro (1869).
          1. Características estéticas: Seguindo a perspectiva de Victor Hugo, que fala sobre a realidade da sociedade francesa em sua obra "Os miseráveis". Castro Alves será novo nos versos de substância amorosa pela franqueza no exprimir seus desejos e encantos da mulher amada. Com ele fluem as correntes de uma renovada lírica erótica, porque sua noção de religiosidade era contida. A indignação concreta-se na poesia de Castro Alves em imagens grandiosas que tomam à natureza, à divindade, à história personalizada o material para as metáforas e comparações. Castro utiliza muito bem o processo comunicativo, constituinte da persuasão, ou seja, ele sabe utilizar no plano real, não se deixando levar pela bandeira (planfetagem). Ele utiliza-se muito da hipérbole para mostrar em seus textos imensidade e infinitude quanto aos aspectos da natureza: "vasto universo", "vasto sertão". Ele foi aberta à realidade de uma nação que sobrevive à custa de sangue escravizado, ele fala muito disso em "Navio Negreiro".
        2. Sousândrade
          1. 1-Biografia: Joaquim de Souza Andrade (Guimarães 1833-São Luis 1902). Formou-se em Letras pela Universidade de Sorbone, estudou engenharia de minas. Viajou pela europa, de volta ao Brasil foi professor de grego, morreu na pobreza e quase desconhecido literato.
            1. 2-Principais obras: Harpas selvagens (1858); Guesa errante (1866); Novo Éden (1893).
              1. Características estéticas: Considerado um dos mais originais de seu tempo, pois notava-se em seus versos um cuidado na escolha do léxico e na sintaxe. As viagens à Europa abriu o horizonte do mundo capitalista em plena ascensão industrial, sentiu a realidade das concentrações urbanas como Nova Yorque, com escândalos financeiros e políticos que fermentavam entre os bancos de Wall Street, sentiu os vários aspectos de uma democracia fundada no dinheiro e na corrupção. Sua estética poética é composto de insólitos arranjos sonoros ao plurilingüismo, com ousados conjuntos verbais à montagem sintática.
            Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

            Similar

            Provincias de España
            Diego Santos
            Preguntas previas a introducir la tecnología en el aula
            Diego Santos
            Arte Egipcio
            maya velasquez
            BLOQUE II, HISTORIA DE ESPAÑA (1833-1873)
            kafka.05
            Mapa conceptual
            Franchesk Maestr
            LES OBJETS DE LA CLASSE
            Florencio Torres Presa
            ELEMENTOS DE LA EPISTEMOLOGÍA DE ENFERMERÍA
            naye19052012
            Web 2.0 and other emerging technologies applied to research
            patricia sarria
            INTERPRETACIÓN GEOMÉTRICA DE LA DERIVADA
            Laura Erives Calzadillas
            USO DE HERRAMIENTAS DE DISEÑO AUTOCAD
            mart cruzz
            DIPTONGO O HIATO
            Silvia Rial Martínez