Histórias das Politicas Públicas de Saúde

Descripción

Mapa Mental sobre Histórias das Politicas Públicas de Saúde, creado por Karine Spotti el 15/03/2017.
Karine Spotti
Mapa Mental por Karine Spotti, actualizado hace más de 1 año
Karine Spotti
Creado por Karine Spotti hace alrededor de 7 años
21
0

Resumen del Recurso

Histórias das Politicas Públicas de Saúde
  1. 1900-Foi marcado por Epidemias de Febre Amarela,Cólera,malásia,os ricos tinham médicos e os pobres benzederas, as irmas da Santa Casa auxiliavam os pobres,os doentes eram obrigados a fazer quarentena, nessa mesma época ficou determinado que era obrigatório as vacinas contra varíola.
    1. 1904-Foi marcado pela revolta contra as vacinas obrigatórias,gripe espanhola matou muitas pessoas,as indústrias cresceram e os operários entraram em greve,o Governador do Estado Foge para o interior.
      1. 1923-Foi sancionado Decreto -Lei n°4682/23 Lei Eloy Chaves que criou a Previdência Social por meio da qual foram criadas as Caixas de Aposentadorias e Pensões de nível nacional e é nesse momento que nasce complexas relações entre os setores público e privado que persistirão no futuro Sistema Único de Saúde.
        1. 1930-Revoltosos chegam ao Rio de Janeiro, Getúlio Vargas toma posse como Presidente,Getúlio Vargas criou o Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAPs) para substituir as Caixas, os Institutos podem ser vistos como resposta, por parte do Estado as reivindicações dos trabalhadores, acentua-se o componente de assistência médica em parte por meio de serviços próprios, mas, principalmente por meio da compra de serviços do setor privado.
          1. 1935-Foi marcada pela Revolta de 35 contra Getúlio Vargas.
            1. 1937- Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, foi tomada uma medida extrema e o governo decretou Estado de Sitio assim ganhando precedentes sobre os poderes do legislativo e judiciário.Getúlio Vargas tirava todo dinheiro que era arrecadado da Previdência e colocava na industrialização.Nesse momento havia oposição a Getúlio Vargas que foi deposto, assim surgindo novas eleições, os comunistas elegeram Deputados e Senadores.
              1. 1945-Avanços na Saúde, com a construção de centros de saúde, mais atenção á saúde, e grandes hospitais com equipamentos modernos, modernos espaços da saúde e novos medicamentos.
                1. 1950-Eleições Getúlio Vargas volta como Candidato a Presidência (Getúlio Vargas e eleito pelo voto Popular), foi nesse momento que foi criado a Petrobrás, o Ministério da Saúde. O Ministério da Saúde fortaleceu a medicina preventiva. Nesse mesmo ano Getúlio Vargas se suicidou.Novas eleições e Juscelino Kubitschek assume a Presidência do Brasil.Os IAPS construíram seus próprios hospitais, nesse momento criaram-se as empresas médicas que através de convênios seu trabalhadores tinham acesso a saúde.
                  1. 1964-Foi criada uma comissão para reformular o sistema previdenciário, que culminou com a fusão de todos os IAPs no INPS (Instituto Nacional da Previdência Social).João Goulart e Leonel Brizola fugiram e Jango foi derrubado.General Castelo Branco foi eleito Presidente do Brasil.O Brasil ganhou a Copa, e a população Brasileira assistiu pela primeira vez transmissão a cores na Televisão.
                    1. 1978-Foi criado Sistema Nacional de Assistência e Previdência Social (SINPAS) e dentro dele o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) que passa a ser o grande órgão governamental prestador de assistência médica, basicamente á custa de compra de serviços médicos hospitalares e especializados do setor privado.
                      1. 1980-O Movimento Popular de Saúde elegem conselhos populares, pois o IAPAS se encontra falido com isso há um aumento das contribuições, a Previdência também faliu. O Congresso rejeitou as eleições direta.
                        1. 1986-8° Conferência Nacional de Saúde consagrou uma concepção ampliada de saúde e o princípio da saúde como direito universal e como dever do Estado. Foi criado sistema SUDS (Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde) que tinham como principais diretrizes a universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde, houve a implantação de distritos sanitários. Trata-se de um momento em que pela primeira vez o Governo Federal começou a repassar recursos para os estados e municípios.Foi criado o SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.
                          1. 1990-Foi aprovada a lei n°8080/1990 lei que dispõe as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços de saúde e a lei n° 8142/1990 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS e os recursos financeiros para a saúde.Nesse mesmo momento há o processo de impeachment de Fernando Collor de Melo.
                            1. 1994-Marcado pelo rombo na Previdência.Foi criado PSF (Programa de Saúde da Familia ),para promover a promoção e a prevenção de saúde, assistência domiciliar.Embratel lança a internet.
                              1. 1995-Planos de saúde pedem aumento. Implementação de grande reforma para terceirizar o SUS. Posse de Fernando Henrique Cardoso como Presidente do Brasil.
                                1. 2006- Vinte anos depois as ações de saúde e o número de transplantes no SUS aumentou assim como as vacinas e os medicamentos, aumento na qualidade de água e alimentos só que as necessidades são muitas e o orçamento é baixo.
      Mostrar resumen completo Ocultar resumen completo

      Similar

      Alemán Básico
      Diego Santos
      ADMINISTRACION
      edward.chonon
      Fechas Históricas del Siglo XX
      Diego Santos
      CIENCIAS AUXILIARES DE QUÍMICA ORGÁNICA
      Luis Carrillo
      ARISTÓTELES
      maya velasquez
      Alemán Básico
      Virginia León
      BELLAS ARTES
      Benjamin Martinez
      Funciones Matemáticas
      Nathaly Arias
      Dictadura de Primo de Rivera
      Aitor Llorente
      Tejidos animales
      Enrique Bravo