Doenças Exantemáticas da Infância

Description

Medicina (Revisões de aulas) Flashcards on Doenças Exantemáticas da Infância, created by Liliane Mendonça on 25/08/2017.
Liliane Mendonça
Flashcards by Liliane Mendonça, updated more than 1 year ago
Liliane Mendonça
Created by Liliane Mendonça over 6 years ago
39
1

Resource summary

Question Answer
Qual é o agente etiológico da Varicela? Herpes vírus tipo 3 (Varicela-zóster - VVZ)
Qual é o agente etiológico da Síndrome da Mononucleose Infecciosa? Vírus Epstein-Barr (Herpes Vírus tipo 4). Há estudos que também apontam o citomegalovírus (Herpes Vírus tipo 5), rubéola e Toxoplasma gondii como possíveis agentes etiológicos.
Qual é o agente etiológico do Exantema Súbito? Herpes Vírus 6A, 6B e 7.
Qual é o agente etiológico das enteroviroses não-pólio? Vírus ECHO Coxsackie A e B Enterovirus não-pólio.
Qual é o agente etiológico do Eritema Infeccioso? Parpovirus humano B19.
Qual é o agente etiológico do Sarampo? Paramyxovirus.
Qual é o agente etiológico da Rubéola? Togavirus (Togaviridae, gênero Rubivirus).
Qual é o agente etiológico da Dengue? Flavivirus 1, 2, 3, 4.
Qual é o principal vetor da Dengue? Aedes Aegypti.
Qual é o agente etiológico da Escarlatina? Toxinas do Streptococcus Beta Hemolítico do grupo A de Lancefield.
Qual é o agente etiológico da Síndrome da pele escaldada? Toxina epidermolítica produzida por algumas cepas de Staphylococcus aureus.
Qual é o agente etiológico da Meningococcemia? Neisseria meningitidis, Haemophilus influenzae.
Qual é o agente etiológico da Doença de Kawasaki? O agente da doença de Kawasaki ainda é desconhecido.
Qual é o agente etiológico da Febre Purpúrica Brasileira? Haemophilus aegypticus/ Haemophilus influenzae.
Qual é a faixa etária mais afetada pela Varicela? 5-9 anos.
Qual é a faixa etária mais afetada pela Síndrome da Mononucleose Infecciosa? >2 anos, Adolescentes.
Qual é a faixa etária mais afetada pelo Exantema Súbito? 3 meses-3 anos
Qual é a faixa etária mais afetada pelas Enterovisoses? <2 anos.
Qual é a faixa etária mais afetada pelo Eritema Infeccioso? Escolares e adolescentes de 2-14 anos.
Qual é a faixa etária mais afetada pelo Sarampo Clássico? Pré escolar e escolar.
Qual é a faixa etária mais afetada pelo Sarampo Modificado? Adolescentes e adultos.
Qual é a faixa etária mais afetada pelo Sarampo Atípico? Adultos.
Qual é a faixa etária mais afetada pela Rubéola? Escolares e adolescentes.
Qual é a faixa etária mais afetada pela Dengue? Qualquer idade.
Qual é a faixa etária mais afetada pela Escarlatina? Pré escolar e escolar.
Qual é a faixa etária mais afetada pela Síndrome da Pele Escaldada? <5 anos.
Qual é a faixa etária mais afetada pela Meningococcemia? Pré escolar e escolar.
Qual é a faixa etária mais afetada pela doença de Kawasaki? <5 anos.
Qual é a faixa etária mais afetada pela Febre Purpúrica Brasileira? 3 meses a 10 anos.
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico da Síndrome da Mononucleose Infecciosa? Transaminases (alteradas), ELISA, IgM e IgG positivos, Reações de Paul-Bunnel-Davidson positivas, Linfócitos atípicos > 10%, Monoteste positivo (atenção a este pois falha muito em crianças).
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico do Exantema Súbito? Hemograma (leucocitose e neutrofilia que evoluem para leucopenia, linfocitose e monocitose), PCR, Imunofluorescência, EAS (para esclarecer se é vírus ou bactéria), ELISA, IgM e IgG positivos. se não quiser exame: Pedir para voltar em 48 horas.
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico das Enteroviroses? Hemograma (leucopenia e linfocitose), IH, ELISA com amostra de fezes por AC monoclonal.
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico do Eritema Infeccioso? Hemograma (leucopenia e eosinofilia), ELISA, IgG e IgM positivos.
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico do Sarampo? O hemograma indica Leucopenia com posterior Leucocitose.
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico da Rubéola? Diagnóstico sorológico com ELISA, IgG e IgM positivos. Sangue (leucopenia e plasmocitose).
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico da dengue? Hemograma (leucopenia, trombocitopenia), Prova do laço positiva, Mac, IH, ELISA IgG e IgM positivos, PCR para tipificar o vírus.
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico da Escarlatina? Hemograma (leucocitose, neutrofilia e eosinofilia), Teste de Rumpel-Leed positivo.
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico da Meningococcemia? Isolamento do meningococo no líquor, sangue e petéquias contra-imunoeletroforese.
Quais são os exames complementares mais indicados para o diagnóstico da Febre Purpúrica Brasileira? Cultura da bactéria em sangue ou líquor.
Quais são os principais pródromos da Varicela? Não é comum ter pródromos em crianças. Em adolescentes, pode ter 2 dias com febre, mal estar, cefaleia, anorexia, astenia. O estado geral geralmente NÃO é afetado.
Qual é o período de incubação da Varicela? 14 a 21 dias.
Quais são as principais características do exantema da Varicela? É centrípeto e de rápida evolução. Tem polimorfismo regional (tem mácula-pápula vedícula e crosta), mas geralmente é pápulo-vesicular. Forma da vesícula em GOTA DE ORVALHO. Poupa palmas e plantas. Atinge mucosas e couro cabeludo. Lesões flácidas com rara confluência. Há eritema largo e de contorno irregular em torno das lesões.
Quais são os principais sinais e sintomas característicos da Varicela? Exantema centrípeto com lesões em vários estágios em uma mesma região, prurido (principalmente em crianças pequenas), há lesões vesiculares na musoca oral. Evolução em surtos. Lesões não são recorrentes. Pode ter febre.
Qual é a principal forma de tratamento da Varicela? Sintomático. Alívio do prurido: talco mentolado a 1% ou pasta d'água 2-3x/dia. Pode usar anti-histamínicos, se necessário.
Qual é a principal forma de tratamento da Síndrome da Mononucleose Infecciosa? É auto limitada. Repouso + tratamento sintomático. Se houver acometimento hepático grave, tratar como hepatite.
Qual é a principal forma de tratamento do Exantema Súbito? É auto limitado. Tratamento sintomático.
Qual é a principal forma de tratamento das Enteroviroses? São auto limitadas. Tratamento sintomático. Possuem cura espontânea.
Qual é a principal forma de tratamento do Eritema infeccioso? É auto limitado. Tratamento sintomático. Tratar artrite com AINES. Resolução de 7-14 dias com descamação.
Qual são as principais formas de profilaxia da Varicela? Vacina TETRAvalente a partir dos 12 meses de vida (9 para áreas endêmicas). Se não houve vacinação prévia, pode usar a imunização passiva em casos especiais com VZIG (globulina hiperimune anti varicela-zoster) na dose de 1,25ml ou 125 U/10kg.
Qual é a principal forma de tratamento do Sarampo? Tratamento sintomático. ATB nas complicações bacterianas.
Quais as principais formas de profilaxia contra o Sarampo? Vacina TETRAvalente a partir dos 9 meses. Profilaxia dos contatos: vacinação ativa até 72 horas após contágio. Se ausência/impossibilidade de usar a vacina, deve-se recorrer à gamaglobulina comum 0,25ml/kg para os contatos até o 5º dia, quando se consegue abortar a infecção.
Qual é a principal forma de tratamento da Rubéola? Tratamento sintomático.
Qual a principal forma de profilaxia contra a Rubéola? Vacina: 1ª dose com a TRIvalente aos 12 meses. 2ª dose com a TETRAvalente aos 15 meses.
Qual é a principal forma de tratamento da Dengue? Repouso, hidratação oral. Paracetamol se necessário. Evitar salicilatos por causa do risco de hemorragias.
Cite ações profiláticas contra a Dengue. Medidas de combate ao vetor. Vacina (em desenvolvimento).
Qual é a principal forma de tratamento da Escarlatina? Penicilina VO por 10 dias ou Penicilina Benzatina em dose única. No caso de alergia à penicilina: eritromicina ou claritromicina por 10 dias OU azitromicina por 5 dias. Outra opção é usar a cefalosporina de 1ª geração por 10 dias (embora possa ocorrer alergia).
Quais as formas de profilaxia contra a Escarlatina? Os contatos não recebem profilaxia de rotina. Porém, contatos de pacientes graves ou com maior risco de êxito letal (idosos, imunodeprimidos, pacientes com varicela, diabéticos) devem receber a quimioprofilaxia, que é igual ao tratamento para a escarlatina, com os mesmos ATB (Penicilina oral ou penicilina Benzatina ou macrolídeo) pelo mesmo período de tempo.
Qual é a principal forma de tratamento da Pele Escaldada? ATB sistêmico - oxaciclina, cefalosporina de 1ª geração ou vancomicina. A melhora é rápida (2-4 dias) e a taxa de mortalidade é baixa.
Qual é a principal forma de tratamento da meningococcemia? ATM: ampicilina+cloranfenicol OU cefalosporina de 3ª geração até que se identifique o agente causal ou nos casos sem etiologia determinada.
Quais as principais formas de profilaxia contra a meningococcemia? Vacina PENTAvalente conjugada contra o H. influenzae b. 1ª dose aos 2 meses de idade, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses. Vacina Meningocóccica C conjugadacontra N. meningitidis do sorogrupo c. 1ª dose aos 3 meses, 2ª dose aos 5 meses e reforço aos 12 meses.
Qual é a principal forma de tratamento da doença de Kawasaki? Imunoglobulina IV 2mg/kg em 12 horas, dose única. AAS 80 mg/kg/dia a 100mg/kg/dia dividido em 4 doses até permanecer afebril, aí mantém-se 3 a 5 mg/kg/dia por mais 4 a 8 semanas se não houver aneurismas.
Qual é o período de incubação médio da Escarlatina? 2 dias.
Qual é a tríade da Síndrome da Mononucleose Infecciosa? Amigdalite membranosa, Adenopatia, Febre Prolongada.
Qual é o sinal patognomônico da Síndrome da Mononucleose Infecciosa e o que ele significa? Sinal de Hoagland (edema palpebral).
Qual é o padrão característico do exantema no eritema infeccioso? Padrão rendilhado.
Como chamamos a característica facial do eritema infeccioso? Cara de palhaço/Face esbofeteada.
Qual é o sinal patognomônico do Sarampo e o que ele significa? Manchas de Koplik (pequenas ulcerações branco-azuladas na mucosa bucal. Essas manchas contêm células gigantes, agentes virais identificáveis e ocorrem 24 a 48 horas antes do exantema).
Qual é o sinal patognomônico da Rubéola e o que ele significa? Sinal de Forscheimer (petéquias no palato) Sinal de Theodor (linfadenopatia sub-occipital, cervical anterior e retro-auricular). Não é patognomônico mas é muito caracerístico da rubéola.
Quais são os sinais importantes observados na escarlatina e o que eles significam? Sinal da Pastia (maior intensidade em dobras), Sinal de Filatov (palidez na região periorbital), Face "estapeada".
Cite um sinal importante na caracterização da síndrome da pele escaldada. Sinal de Nikolsky (descolamento da pele após leve fricção). *Este sinal é positivo inclusive na pele não envolvida.
Show full summary Hide full summary

Similar

CLASSIFICAÇÃO DE ROSS (GRAVIDADE) – IC EM PEDIATRIA
Vanessa Palauro
MODIFICAÇÕES DO ORGANISMO MATERNO - DIVERGÊNCIAS DA LITERATURA
Vanessa Palauro
PATOLOGIAS DIGESTÓRIAS DA CRIANÇA
Helena Lucena
LIMITE DISCRIMINATÓRIO DO hCG - DIVERGÊNCIAS DA LITERATURA
Vanessa Palauro
Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Processo de Cicatrização
Letícia Silva
Anatomia Artérias
Filipe Brito
Regras NBRs
Maria Clara Oliveira
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea