20 fatos sobre a Copa que você provavelmente não sabia

Description

Você conhece tudo sobre a Copa do Mundo. Veja se sabia desses fatos bastante curiosos.
Luiz Fernando
Flashcards by Luiz Fernando, updated more than 1 year ago
Luiz Fernando
Created by Luiz Fernando almost 10 years ago
739
1

Resource summary

Question Answer
20 fatos que você provavelmente não sabe sobre a Copa do Mundo
A Federação Inglesa (FA) recusou convites para participar das finais nas 3 primeiras edições da Copa do Mundo (1930, 1934 e 1938), apenas entrando no torneio após a II Guerra Mundial, em 1950.
Uma revista feita na torcida antes da final da Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, terminou com a apreensão de 1600 revólveres.
Durante os anos da II Guerra Mundial, o chefe do futebol na Itália Ottorino Barassi secretamente pegou a taça Jules Rimet em um banco em Roma e levou para sua casa. Ele a guardou embaixo de sua cama, em uma caixa de sapatos, para assegurar que Hitler e suas tropas nazistas não a encontrariam. A taça permaneceu lá até a Copa de 1950.
Quando o Uruguai causou uma das maiores decepções do futebol brasileiro ao bater a seleção em pleno Maracanã, na final de 1950, 2 dos 175,000 espectadores se suicidaram pulando da arquibancada. Outros três morreram vítimas de ataque cardíaco.
A seleção brasileira só começou a usar a cor amarela em seu uniforme principal depois da derrota para o Uruguai em 1950. Antes, a seleção usava a cor branca.
Houve um atraso de 10 minutos no jogo entre a Alemanha Ocidental e Holanda, na final de 1974, porque os oficiais da partida esqueceram de colocar as bandeirinhas de escanteio.
Jean Langenus, o árbitro da final do mundial de 1930 entre Argentina e Uruguai, vestia calças 3/4, gravata e um chapéu como de Sherlock Holmes.
Como principal patrocinador da Copa de 1974, a BMW ofereceu seus ônibus luxuosos a cada uma das seleções. As autoridades tiveram que ir atrás da seleção do Zaire, que tentou ir embora para a África com ele.
A vitória dos EUA contra a Inglaterra por 1x0 na Copa de 1950 foi tão inesperada que alguns dos maiores jornais acharam que os telegramas estavam na verdade errados. Ao invés de colocarem 1x0 para os EUA, eles imprimiram os jornais com 10x1 para a Inglaterra. Outros, como o New York Times, sequer divulgaram a notícia com medo do possível erro.
O francês Alex Villaplane, meio-campista capitão da seleção nas finais de 1930 finals, foi preso posteriormente por trapacear em corridas de cavalo, se tornou ladrão de ouro de depois se juntou à Gestapo francesa durante a ocupação nazista. Acabou sendo fuzilado após a liberação da França.
O uruguaio José Batista foi expulso de jogo apenas 56 segundos após o começo do jogo contra a Escócia, em 1986, após carrinho violento em Gordon Strachan.
Pouco antes de apitar a final da Copa de 1934 entre Italia e Tchecoeslováquia em Roma, o árbitro sueco Ivan Eklind foi inclinado a um dos lados após uma visita ao box privado do ditador italiano Benito Mussolini. A Itália ganhou o jogo por 2x1, nos acréscimos.
Os Emirados Árabes Unidos prometeram dar um Rolls Royce para cada jogador que marcasse um gol na Copa de 1990. Apenas dois conseguiram cumprir o desafio, mas não impediram que a seleção fosse derrotada por 2x0, 5x1 e 4x1.
O público para o jogo entre Romênia e Peru, em 1930, foi de apenas 300 torcedores.
Um dos melhores jogadores de todos os tempos, Ferenc Puskas jogou por duas seleções diferentes em sua carreira. Ele representou sua nação de origem, a Hungria em 1954 e depois a Espanha, em 1962.
O camaronês Roger Milla, conhecido por ser o jogador mais velho a fazer um gol em Copa do Mundo (contra a Rússia, quando tinha 42 ano e 39 dias, em 1994), certa vez tentou criar seu próprio torneio de futebol, usando 120 pigmeus que ele teria mantido presos no porão do estádio nacional de Camarões.
O Rei da Romênia Carol II era tão grande fã de futebol que ele pessoalmente escolheu os jogadores para a Copa de 1930, inclusive ameaçando empregadores que tentassem impedir seus funcionários de se apresentar.
Cerca de 1 imigrante trabalhando nas obras do Qatar para a Copa do Mundo de 1922 morre por dia. Mais de 900 trabalhadores teriam morrido desde o começo dos projetos.
Enquanto o italiano Giuseppe Meazza caminhava para cobrar um pênalti contra o Brasil nas semifinais da Copa de 1938, seu calção caiu porque o elástico arrebentou. Enquanto o goleiro brasileiro ria da situação, Meazza segurou seu shorts com uma das mãos e marcou o gol da vitória sobre seu rival risonho.
Nenhuma seleção fora da Europa (9 títulos) ou América do Sul (8 títulos) jamais ganhou a Copa do Mundo.
Fontes: Imagens: Getty, Wiki Commons, Flickr Creative Commons, Adidas Seleção: http://www.shortlist.com
Show full summary Hide full summary

Similar

Tabuada
Alessandra S.
Matemática Básica
Alessandra S.
Geometria Plana
Bruno Fernandes3682
Como Estudar Matemática
Alessandra S.
Simulado de Matemática
Alessandra S.
Simulado Matemática
Marina Faria
Roteiro de Estudo - Matemática
Luiz Fernando
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
Geometria Plana Triângulo
Luiz Antonio Lopes
Matemática - Triângulos
Felipe Perreira
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar