História Militar Naval e do Brasil - GUERRAS, TRATADO e LIMITES NO SUL DO BRASIL

Description

GUERRAS, TRATADO e LIMITES NO SUL DO BRASIL
Max Edem
Flashcards by Max Edem, updated more than 1 year ago
Max Edem
Created by Max Edem almost 10 years ago
407
11

Resource summary

Question Answer
No contexto das INVASÕES QUE PODERIAM TER FRACIONADO O TERRITÓRIO BRASILEIRO, quando ocorreu a Guerra Guaranítica ? 1753 a 1756.
Os livros de História afirmam que a partir de 1681 as fronteiras do sul do Brasil foram ,seriamente, modificadas. Daí em diante passaram a se chamar fronteiras do vai e vem, sendo necessário diversos tratados para reestabeleceras. Com base nesse contexto, quais são todos os Tratados de Limites e Fronteiras desde 1681 até 1801 ? 1681 - Tratado de Lisboa; 1715 - Tratado de Utrecht; 1750 - Tratado de Madri; 1761 - Tratado de Pardo; 1777 - Tratado de Santo Ildefonso; e 1801 - Tratado de Badajós.
Qual o Tratado foi desvantajoso para Portugal ? - Tratado de Santo Ildefonso (1777). Este tratado deixou a Espanha com domínio EXCLUSIVO do Prata, sendo deveras desvantajoso para Portugal.
Quando os espanhóis ocuparam a ilha de Santa Catarina ? - 1777 - Contexto: os espanhóis protestaram quando os portugueses tomaram R.G.S.P e após o insucesso diplomática, enviaram um expedição com Dom Cevalhos para tomar a Ilha de Santa Catarina.
No contexto de tomada e retomada da colônia de Sacramento, quando ocorrem todos os ataques à colônia de SACRAMENTO ? 1a. vez: 1680 2a. vez: 1705 3a. vez: 1735 a 1737, no contexto do Trat. de Madri. 4a. vez: 1762, no contexto do Trat. Pardo. 5a. vez: 1777
Quando os portugueses conquistaram RIO GRANDE DE SÃO PEDRO (R.G.S.P.) ? Abril de 1776. Por meio de uma ação militar, tropas luso-brasileiras (comandadas pelo Ten. General João H. Boehm) mais a Esquadra portuguesa, reconquistaram o Rio Grande de São Pedro, em abril de 1776.
Qual o Tratado deixou os espanhóis com domínio EXCLUSIVO do RIO da Prata com a DESVANTAGENS para PORTUGAL ? - Tratado de Santo Ildefonso
As Guerras Napoleônicas fazem parte dos conflitos na Europa que repercutiram na definição dos limites e fronteiras no Sul do Brasil. Com base nesse enunciado, quando e em qual Tratado ocorreu a Guerra das Laranjas ? - 1801: Guerra das Laranjas. Contexto: a França de Napoleão força a Espanha declarar guerra a Portugal em 1801. No entanto, não há ações militares dignas de registro, ficando o episódio conhecido como Guerra das Laranja.
Quais as compensações que Portugal e Espanha receberam por ocasião do Tratado de Badajós ? - A Espanha, por direito de guerra, conservou a praça de Olivença. - Portugal recuperou Sete Povos das Missões Orientais do Uruguai. Extra: O Tratado de Badajós pôs fim à Guerra (FRA + Esp) * Port.
Quando os PORTUGUESES invadiram 7 Povos das Missões e os ESPANHÓIS invadiram MATO GROSSO do SUL ? - No contexto do Tratado de Badajós (1801). Nesse período, os LUSO-BRA ao saberem que na EUROPA ocorria o CONFLITO de NAPOLEÃO contra PORTUGAL, resolveram tomar 7 Povos das Missões, em contra partida os HISPÂNICOS tomaram MATO GROSSO do SUL.
Quando Portugal RECUPEROU a ilha de Santa Catarina ? - 1777, no Tratado de Santo Ildefonso (SC). - Porém os lusos perderam SACRAMENTO e SETE POVOS DAS MISSÕES.
Quem fundou / mandou construir o FORTE JMJ (Jesus, Maria José) assim que chegou em Rio Grande de São Pedro (RGSP) ? - O Governador Interino do RJ, Brigadeiro José SILVA PAES. Contexto: Silva Paes recebeu a missão de socorrer SACRAMENTO, reconquistar Montevidéu e fortificar RGSP. (Conflito entre PORT e ESP: 1735 a 1737)
Sab-se que a Colônia de Sacramento foi invadida pela 3a. vez, 1735-1737, quando Dom Cevallos, Governador de Buenos Aires, bloqueou e sitiou Sacramento. A partir daí, o Governador do RJ mandou uma força naval para dissipar o bloqueio e socorrer a colônia. Quem foi esse importante personagem ? - Tenente Brigadeiro José SILVA PAES. Após esse evento, Silva Paes junto com uma ESQUADRA PORTUGUESA foi pro PRATA para cumprir 3 importantes OBJETIVOS.
Qual tratado legitimou a presença PORTUGUESA na região do PRATA, além de GARANTIR a restituição aos LUSOS da COLÔNIA DE SACRAMENTO ? - Tratado de Utrecht de 1715.
O que estabelecia o TRATADO DE MADRI (1750)? - A colônia de Sacramento de volta para ESPANHA; e - Sete Povos das Missões de volta para PORTUGAL. Contexto: de imediato o tratado não teve efeito, pois os índios que vivam nas missões não queriam sair de lá, sendo necessário o envio de força militar conjunta para expulsá-los.
No contexto do Tratado de Madri (1750), que não teve efeito de imediato por causa dos índios que viviam nas Missões, quando os nativos foram expulsos e o tratado foi efetivado ? - 1756, após uso de força militar conjunta.
Qual o contexto histórico na Europa, que levou PORT e ESP brigarem mais uma vez e assinarem o TRATADO DE PARDO (1761) ? - Guerra dos 7 anos (1756-1763)
O que estabelecia o Tratado de Pardo ? - Que a Colônia de Sacramento voltasse a ser de Portugal.
Qual o Tratado anulou o de Madri (1750) ? - O Tratado de Pardo (1761).
O Brigadeiro Silva Paes, governador interino do Rio de Janeiro, juntou-se com uma força naval que veio de Portugal para SACRAMENTO. Quais os outros importantes objetivos desse governador ? Objetivos: - Socorrer a colônia de Sacramento; - Reconquistar Montividéu; - Fortificar RGSP (construiu o Forte JMJ)
O que estabelece o Tratado de Santo Ildefonso ? - A devolução da Ilha de Santa Catarina a PORTUGAL. - Porém os LUSOS perderam a Colônia de Sacramento e Sete Povos das Missões.
Entre 1735-137, a esquadra portuguesa no Prata cumpriu TRÊS OBJETIVOS antes de regressar para o Rio de Janeiro. Quais foram esses objetivos ? - Combateu os espanhóis, - Apoiou a Colônia de Sacramento, - Estabeleceu o domínio do mar na região. Depois disso, parte dessa força regressou ao RJ. (Fatos Navais) - Para solucionar SUAS QUESTÕES DE limites, foi assinado o TRATADO de MADRI DE 1750.
Show full summary Hide full summary

Similar

AS-Level Chemistry: Unit 1:The Atom
Daena Targaryen
Cognitive Psychology Key Terms
Veleka Georgieva
Psychology Exam review
emaw757
PHR SPHR Labor Union Terminology
Sandra Reed
Key word flashcards
I M Wilson
GCSE REVISION TIMETABLE
Joana Santos9567
Biology -B2
Sian Griffiths
GCSE REVISION TIMETABLE
nimraa422
ICT GENERAL KNOWLEDGE
Liz Riggs
1PR101 2.test - Část 8.
Nikola Truong
CSA (115) ⊙ IITU 2017
Zhandos Ainabek