Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil

Description

Flashcards on Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil , created by solangekist on 30/06/2014.
solangekist
Flashcards by solangekist, updated more than 1 year ago
solangekist
Created by solangekist almost 10 years ago
55
3

Resource summary

Question Answer
O que busca orientar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil? Busca orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil.
Como é caracterizada a primeira etapa da educação básica? A primeira etapa da educação básica é oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais (públicos ou privados) que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
Qual é o conceito de criança estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil? A criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Qual é o conceito de currículo estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil? O currículo é um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
Qual é o conceito da proposta pedagógica estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil? Proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
Como ocorre a matrícula na educação infantil? A matrícula na Educação Infantil é obrigatória para as crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula e as crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março também devem ser matriculadas na Educação Infantil. Esta matricula deve ser ofertada sem requisito de seleção e as vagas devem ser oferecidas próximas às residências das crianças.
Quais são os princípios que devem ser respeitados pela proposta pedagógica de Educação Infantil? A proposta pedagógica deve respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos.
Qual é o objetivo que deve ser seguido pela proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil? A proposta pedagógica deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
O que as propostas pedagógicas para a educação infantil devem assegurar sobre as diversidades culturais? Devem assegurar o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação.
O que as afirmam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil sobre as crianças indígenas? Os povos indígenas tem autonomia na escolha das formas de educação das crianças de 0 a 5 anos, mas ao optarem pela escolha da Educação Infantil devem proporcionar conhecimentos, crenças, valores e concepções a respeito da memória do seu povo, dando continuidade a educação e cuidados oferecidos pela sua família e práticas socioculturais da comunidade. Para tanto, podem adequar o calendário, organização de tempos, ambientes e atividades de cada povo indígena.
O que as escolas de educação infantil devem considerar ao elaborarem as avaliações das crianças? As instituições de Educação Infantil devem criar métodos para acompanhamento para a elaboração da avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, onde deve estar garantida a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano através da utilização dos registros realizados, sejam eles relatórios, fotografias, desenhos, álbuns entre outros, que permitam às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem de cada criança.
Show full summary Hide full summary

Similar

The Rise of the Nazis
absterps18
Global History Regents Religion/Belief Systems
Jen Molte
Present Simple vs. Present Continuous
Marek Mazur
CARDIOVASCULAR SYSTEM
offintowonderland
Life in Germany
Ben C
League of Nations
c7jeremy
Japanese, basic phrases
vickiwauq
CHARACTERS IN OF MICE AND MEN
jessicasusanevans
Chemical Reactions and Solutions
Adelene Somerville
Economic Growth
Maya Khangura