Diretrizes curriculares de educação infantil

Description

Flashcards on Diretrizes curriculares de educação infantil, created by alinecatiele on 01/07/2014.
alinecatiele
Flashcards by alinecatiele, updated more than 1 year ago
alinecatiele
Created by alinecatiele almost 10 years ago
436
14

Resource summary

Question Answer
Com que idade é obrigatória a matrícula na educação infantil? A matrícula é obrigatória na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano que ocorre a matrícula.
Em que turma a criança que tem 6 anos deve ser matriculada? As criança que completam 6 anos após dia 31 de março deve ser matriculada na educação infantil.
A frequência na educação infantil é pré- requisito para a matrícula no ensino fundamental? A frequência na educação infantil não é obrigatório nem pré- requisito para a matrícula no ensino fundamental.
Quantas horas tem a jornada na educação infantil? È considerado educação infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo quatro horas diárias e, em tempo integral a jornada com duração igual ou superior a de sete horas diárias compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
O que as propostas pedagógicas de educação infantil devem respeitar em relação ao princípio ético? As proposta pedagógicas devem respeita na parte da ética deve respeitar a autonomia ,da responsabilidade da solidariedade e do respeito ao bem comum ,ao meio ambiente e as diferentes culturas , identidade e singularidade.
O que fala na proposta pedagógica sobre o princípio político? Em relação ao princípio político fala dos direitos de cidadania ,do exercício de criticidade e do respeito à ordem democrática.
O que fala na proposta pedagógica sobre o princípios estéticos? Sobre os princípio estéticos na proposta fala da sensibilidade ,da criatividade, da ludicidade, e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Quais são os objetivos da proposta pedagógica? A proposta pedagógica das instituições de educação infantil deve ter como objetivos garantir a criança acesso a processos de apropriação , renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens diferentes linguagens assim como o direito à proteção ,à saúde, liberdade ,à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência , e à interação com outras crianças.
O processo de cuidar a criança na educação infantil como acontece? A educação em sua intergralidade ,entendo cuidado como algo como algo indispensável ao processo educativo.
A criança deve ter liberdade ara se deslocar pelo espaço? Os deslocamentos é os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos ás sala de referência da turma e á instituição.
Todas as crianças devem ter direito a acessibilidade aos espaço e materiais na escola de educação infantil? A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e escola de educação infantil é muito importante principalmente para crianças com deficiência e transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotados.
A vagas em creches e pré - escolas devem ser oferecidas onde? As vagas em creches e pré- escola devem ser oferecidas perto da residência da criança.
O que fala na proposta pedagógica sobre as crianças indígenas? A proposta pedagógica prevê que as crianças indígenas tenham autonomia para os povos escolherem o modo de educação para suas crianças de 0 a 5 anos de idade.
E para o povo que decide pela educação o que a proposta garante? Para as criança indígenas que esta inseridas na educação infantil a lei garante que seja respeitado os seus costumes, crenças, valores e concepção de mundo e a memória de seu povo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Cont. Met. Prat. Ensino Creches E Ed. Infantil
vanessasenez
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Ensinando com as ferramentas GoConqr
GoConqr suporte .
13 motivos para usar Tecnologia na Educação
Alessandra S.
Políticas públicas educacionais no Brasil: tecendo fios
Gabriela Melliss
Design Didático e Materiais Educacionais Digitais para EAD
ROSANE ARAGÃO ARANTES
Interação, Interatividade, tecnologias interativas e redução de distâncias em cursos on-line
Ítalo Rangel
Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente
Karin Elisa Frie
SOFTWARES EDUCATIVOS EAPLICATIVOS NA EDUCAÇÃO
lucinetemesquita
TECNOLOGIAS NA ESCOLA: INTERNET NA ESCOLA E INCLUSÃO
taize1305