Fundações

Description

Concursos Públicos Engenharia Civil (Fundações) Flashcards on Fundações, created by Bruna Sakazaki on 26/09/2017.
Bruna Sakazaki
Flashcards by Bruna Sakazaki, updated more than 1 year ago
Bruna Sakazaki
Created by Bruna Sakazaki over 6 years ago
363
13

Resource summary

Question Answer
O que é recalque? Movimento vertical descendente de um elemento estrutural.
O que é a nega? É a medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação.
O que é repique? É a parcela elástica do deslocamento máximo de uma estaca decorrente da aplicação de um golpe do martelo ou pilão.
Para qual tipo de solo as sapatas são indicadas? Solos com alta capacidade suporte.
Qual a diferença entre blocos de coroamento e blocos de fundação? Os blocos de coroamento são construídos sobre estacas ou tubulões, e armados de modo a transmitir a carga dos pilares para esses elementos. Os blocos de fundação são um elemento de fundação superficial em que as tensões de tração são resistidas apenas pelo concreto.
Qual a diferença entre sapata associada e uma viga de fundação? Ambas são comuns a vários pilares, entretanto na sapata associada os centros não estão alinhados e na viga de fundação os centros são alinhados.
Quando não se deve usar sapatas? (4 tópicos) Em aterros mal compactados, em argilas moles, em areia fofa e muito fofa e quando a existência de água onde o rebaixamento do lençol freático não se justifica economicamente.
Qual a diferença entre fundações superficiais e profundas? A fundação superficial é aquela cuja a carga é transmitida ao terreno através das pressões distribuídas sob a base da fundação. Profundidade de até duas vezes a sua menor dimensão em planta A fundação profunda transmite carga ao terreno pela fuste, pela ponta ou combinação das duas. A profundidade deve ser superior ao dobro da sua menor dimensão em planta e no mínimo 3m.
O que é uma estaca? Elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de operários.
Qual tipo de fundação é preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco, revestida integralmente por um conjunto de tubos metálicos recuperável? Estaca Raiz
Qual o tipo de fundação que é executada por perfuração rotativa com tubos metálicos, é armada e injetada calda de cimento através de um tubo manchete? Microestaca
Qual fundação é executada por perfuração com trado manual e sempre acima do lençol freático? Estaca tipo broca
Qual tipo de fundação é executada com o emprego de soquete manual? Estaca apiloada
Qual tipo de fundação é executada através de escavação mediante emprego de sonda (piteira), com simultânea introdução de revestimento metálico e possui limitação quanto ao lençol freático? Estaca tipo Strauss
Em que tipo de solo a estaca Strauss não pode ser utilizada? Em areias submersas ou argilas muito moles.
Qual o tipo de fundação que ocorre a cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de tubo de ponta fechada por uma bucha seca e possui base alargada? Estaca tipo Franki
Em quais situações não se recomendam o uso da estaca Franki? (3 tópicos) Terrenos com matacões, locais com construções vizinhas precárias e terrenos com camadas de argila mole saturada.
Qual tipo de fundação que é executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo e a injeção de concreto é feita pela haste central do trado? Estaca hélice contínua monitorada
Qual tipo de fundação em que é introduzido no terreno, por rotação, um trado com características tais que ocasionam um deslocamento do solo e a injeção de concreto é feita pelo interior do tubo central? Estaca hélice de deslocamento monitorada
O que é lama bentonítica? É uma lama formada pela mistura de bentonita com água limpa.
Quais as características da lama bentonínica? (3 tópicos) Estabilidade, capacidade de formar uma película impermeável e tixotropia (comportamento fluido quando agitada e forma um "gel" quando em repouso).
Quando a estaca metálica é vantajosa? Quando não se deseja vibração durante a cravação e quando servem de apoio a pilares de divisa, pois eliminam o uso de vigas de equilíbrio e ajudam no escoramento no caso de subsolos.
Quando não é recomendado o uso de estacas pré-moldadas de concreto? Em terrenos com presença de matações ou camadas de pedregulho, terrenos com previsão da cota muito variável e caso de construções vizinhas precárias.
Qual tipo de fundação é muito utilizada para reforço de fundações e é crava com o auxílio de macaco hidráulico? Estaca de reação ou tipo mega
O que é um tubulão? É uma fundação profunda escavada manual ou mecanicamente, em que, pelo menos na etapa final, há descida de pessoal para o alargamento da base ou limpeza do fundo. As cargas são transmitidas principalmente pela base.
Qual a pressão máxima de ar comprimido que pode ser usada em tubulões? 3 atm
Quais providências tomar para trabalhar sob pressões superiores à 0,15 MPa? Equipe permanente de socorro médico à disposição, câmara de descompressão equipada, compressores e reservatórios de ar comprimido reserva e renovação de ar garantida.
O que é efeito de grupo? Processo de interação das diversas estacas ou tubulões que constituem uma fundação, ao transmitirem ao solo as cargas que lhes são aplicadas.
O que são solos expansivos? São aqueles que, por sua composição mineralógica, aumentam de volume quando há aumento do teor de umidade.
O que são solos colapsíveis? São solos de elevada porosidade, não saturados, sujeitos a colapso por encharcamento.
Show full summary Hide full summary

Similar

6 ESTRATEGIAS AUDACIOSAS PARA SER UM PROFISSIONAL REQUISITADO NO MERCADO DA CONSTRUCAO CIVIL DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E DESIGNER DE INTERIORES
Nataniel Neto
ENGENHARIA CIVIL
Nayara Gil
Novas Tecnologias aplicadas a Engenharia Civil
brunna-cm
Perícia na Engenharia Civil
joaoneto alves
FUNDAÇÕES
leh_sato
Fundação Superficial
Bruna Sakazaki
Fundações Profundas: Estacas
Anna Brito
Madeira
Samuel Júnior
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Samuel Júnior