ÉTICA

Description

CMCG 2017 - NOÇÕES DE ADM PÚBLICA Flashcards on ÉTICA, created by Fabio Rm on 29/09/2017.
Fabio Rm
Flashcards by Fabio Rm, updated more than 1 year ago
Fabio Rm
Created by Fabio Rm over 6 years ago
29
2

Resource summary

Question Answer
ÉTICA Representa os valores do comportamento humano que atuam para o bem do indivíduo e da sociedade, como a moral, justiça, transparência, retidão, entre outros valores que mostram uma boa conduta social.
A teoria da ética é dividida didaticamente em dois campos, conforme Álvaro L. M. Valls:  Os problemas gerais e fundamentais (como liberdade, consciência, bem, valor, lei e outros);  Os problemas específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc.
Abordagem utilitarista: Basicamente, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.
Abordagem Individualista: considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.
Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada sob uma abordagem... utilitarista, individualista, dos direitos morais e da justiça.
Abordagem dos Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão: livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência, liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo e direito à vida e segurança.
Abordagem da Justiça pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade.
ÉTICA ter como padrão de conduta ações que busquem a verdade dos fatos, amparadas em honestidade, moralidade, coerência e probidade administrativa.
EFETIVIDADE atuar orientado para resultados que assegurem o cumprimento da missão e a excelência da imagem institucional.
INDEPENDÊNCIA atuar com imparcialidade, liberdade e autonomia, de forma a rejeitar a interveniência de qualquer interesse que não o público.
PROFISSIONALISMO atuar de forma ética, competente, responsável, imparcial, coerente e objetiva, e estar comprometido com a missão institucional.
1.No contexto da ação pública, ética e moral são considerados termos sinônimos, visto que ambos dizem respeito a um conjunto de normas, princípios, preceitos e valores que norteiam o comportamento de indivíduos e grupos, na distinção entre o bem e o mal, o legal e o ilegal. FALSO ética e moral NÃO SÃO SINÔNIMOS! A ética e moral são termos bem semelhantes, mas a ética é muito mais ampla que a moral.
2. De acordo com a ética individualista, as ações são consideradas morais quando promovem os interesses individuais ao longo do tempo. CORRETO O individualismo considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.
3. (CESPE - 2012 - TJ-RR - NM) De acordo com a abordagem utilitária, ética diz respeito ao cuidado do servidor público com a sua conduta, de modo a considerar sempre os efeitos desta na realização dos próprios interesses. FALSO Na ética utilitária o interesse coletivo é o primordial, pois as decisões são tomadas de forma que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.
4. (CESPE - 2012 - TJ-RR - NM) Os dirigentes de organizações públicas que estabelecem regras claramente explicitadas, consistentes e que sejam imparcialmente executadas manifestam conduta ética baseada nos princípios de justiça, equidade e imparcialidade. CORRETO Princípio da Justiça, pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade.
5. (CESPE - 2013 - CNJ - Analista Judiciário) Quando as decisões morais são baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade, a ética pode diferenciar substantivamente as pessoas em relação às suas características particulares, mediante a explicitação clara de regras de conduta. CORRETA
6. (CESPE - 2013 - INPI - Conhecimentos Básicos) Ética é a parte da filosofia que estuda os fundamentos da moral e os princípios ideais da conduta humana. CORRETO A Ética é a ciência que se ocupa com o estudo da moral, a conduta o humana, seus motivos e a ordem valorativa.
Ética no serviço público, princípios basilares da Administração LIMPE = Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência
No âmbito da ética no serviço público, além dos princípios basilares da Administração (LIMPE = Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência), temos:  Dignidade  Decoro  Zelo  Eficácia  Consciência dos princípios morais
Show full summary Hide full summary

Similar

ÉTICA e CONCEITOS
Viviana Veloso
Ética para OAB
Maria José
PROCESSO DISCIPLINAR
GoConqr suporte .
Etica da Advocacia
kellisim
Ética e Moral - introdução
Daniel Vieira Inácio
Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem
Gi Oliveira
ÉTICA CONTABIL
dany_ecia
Ética e existência
Julia Bicaletto
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Viviana Veloso
DECRETO Nº 1.171 / 1994
Viviana Veloso
PROCESSO DISCIPLINAR
cleidson souza