DANÇAS AFRO BRASILEIRAS

Description

Flashcards on DANÇAS AFRO BRASILEIRAS, created by Rosa Mendonça on 06/10/2017.
Rosa Mendonça
Flashcards by Rosa Mendonça , updated more than 1 year ago
Rosa Mendonça
Created by Rosa Mendonça over 6 years ago
622
0

Resource summary

Question Answer
RODA DE CAPOEIRA Expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas
MACULELÊ Expressão teatral que conta, através da dança e dos cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau. É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.
COCO DE RODA Ritmo típico da Região Nordeste do Brasil. "Coco" significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.
SAMBA DE RODA É um estilo musical popular brasileiro, uma variante do samba com raízes africanas e que reúne músicas, poesias e danças. Resgata a capoeira, que envolve música e lutas, e aos orixás. Presente em todas as partes do Brasil. Envolve aspectos da cultura portuguesa: uso de instrumentos, como a viola, e as letras das músicas, as quais são cantadas em português.
MARACATÚ De origem afro-brasileira, conhecida no estado de Pernambuco. Dança de cortejo associada aos reis congos, onde há um forte componente religioso. Dançam ao som dos instrumentos: tarol, zabumba e ganzás. As coreografias são parecidas com danças do camdomblé e representam personagens históricos (reis, embaixadores, rainhas).
JONGO O jongo também é conhecido como cojjumo caxambu e corimá. É uma dança brasileira de origem africana que é praticada ao som de tambores, como o caxambu. É essencialmente rural. Influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo. Segundo os jongueiros, o jongo é o "avô" do samba.
TAMBOR DE CRIOULA É uma dança praticada por descendentes de escravos africanos no estado Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. Os motivos por dançarem são variados: pagamento de promessa, aniversário, recepção de parentes, etc. É dançada com maior freqüência no carnaval e durante as festas juninas.
SAMBA REGGAE Gênero nascido na Bahia, difundido pelo maestro Neguinho do Samba, fusão entre o samba brasileiro e o reggae jamaicano, representado na figura do negro. É erroneamente chamado de axé music. São precursores do ritmo: Olodum, Margareth Menezes, Banda Eva, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Timbalada, Banda Mel, Banda Reflexus.
AFOXÉ Afoxé ou candomblé de rua, é um cortejo que sai durante o carnaval. Manifestação afro-brasileira com raízes no povo iorubá. Geralmente, seus integrantes são vinculados a um terreiro de candomblé. O ritmo da dança é o mesmo dos terreiros, bem como a melodia entoada. Os cantos são puxados em solo, por alguém de destaque no grupo, e são repetidos por todos, inclusive os instrumentistas. Antes da saída do grupo, ocorre o ritual religioso (como a cerimônia do "padê de Exu" feita antes dos ritos aos orixás numa festa de terreiro).
AXÉ BAIANO O axé music é um gênero musical que surgiu na Bahia na década de 80 durante o Carnaval de Salvador, misturando o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, ritmos do candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos. Sabe-se hoje, que nem toda música baiana é axé, pois lá há o samba-reggae, representado pelo Olodum, o samba de roda, o ijexá — tocado como Filhos de Ghandi, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, e Muzenza, entre outros, o pagode baiano e até uma variação de frevo, bem como o sertanejo e forró etc.
Show full summary Hide full summary

Similar

C2 - Formulae to learn
Tech Wilkinson
Was the Weimar Republic doomed from the start?
Louisa Wania
GCSE French - The Environment
Abby B
Of Mice & Men Themes - Key essay points
Lilac Potato
Periodic table - full deck of element symbols
Derek Cumberbatch
New GCSE history content
Sarah Egan
Forces and motion
Catarina Borges
1PR101 2.test - Část 18.
Nikola Truong
Core 1.5 Mechanisms
T Andrews
Specific Topic 7.2 Timber
T Andrews
Účto Fífa 1/6
Bára Drahošová