CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS

Description

Concursos Públicos 04. Direito Tributário Flashcards on CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS, created by César Cupertino on 06/10/2017.
César Cupertino
Flashcards by César Cupertino, updated more than 1 year ago
César Cupertino
Created by César Cupertino over 6 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
TRIBUTOS DIRETOS  Incidem sobre o “Contribuinte de Direito”, o qual não tem, pelo menos teoricamente, a possibilidade de repassar para outrem o ônus tributário.  No Imposto de Renda da pessoa física assalariada, por exemplo, é o empregado quem suporta a obrigação, não havendo condições de ocorrer a repercussão (transferência do ônus tributário para outrem).
TRIBUTOS INDIRETOS  A carga tributária cai sobre o “Contribuinte de Direito” que o transfere para outrem (Contribuinte de Fato). § Contribuinte de direito: pessoa designada pela lei para pagar o imposto. § Contribuinte de fato: pessoa que de fato suporta o ônus fiscal. O IPI e o ICMS são impostos indiretos. uma vez que o consumidor final é que, de fato, acaba por suportar a carga tributária, embora não seja designado pela lei como contribuinte desses impostos.
TRIBUTO FIXO Quando determinado o seu quantum em quantia certa, independentemente de cálculos. Como exemplo, o ISS dos profissionais liberais.
TRIBUTO PROPORCIONAL Quando estabelecido em porcentagem única incidente sobre o valor da matéria tributável, crescendo o valor do imposto apenas quando o valor básico para o cálculo sofra crescimento. Ex.: ICMS, IPI e o ISS, quando incidente sobre a receita.
TRIBUTO PROGRESSIVO Quando suas alíquotas são fixadas em porcentagens variáveis e crescentes, conforme a elevação de valor da matéria tributável - como exemplo, o Imposto de Renda das Pessoas Físicas.
TRIBUTOS REGRESSIVOS  São cobrados em porcentagens iguais sobre contribuintes, não levando em conta a capacidade econômica daquele que suportará o ônus fiscal. Isto o torna "regressivo", ou seja, os contribuintes com menores condições econômicas acabam pagando (proporcionalmente) maior parcela de tributos sobre suas rendas. O ICMS, IPI, PIS e COFINS são exemplos de regressivos (simultaneamente, são também classificados como indiretos). Atualmente, no Brasil, a grande maioria dos tributos é de natureza regressiva, o que implica em enorme injustiça social (ricos pagam, proporcionalmente à renda, bem menos tributos que a população mais pobre).
TRIBUTO REAL  É o imposto baseado em bens reais (físicos), são os denominados "Impostos sobre o Patrimônio", como IPTU, IPVA e ITR.
TRIBUTO PESSOAL Pessoal é o imposto que estabelece diferenças tributárias em função de condições inerentes ao contribuinte. Tributa-se de acordo com sua capacidade econômica (Imposto de Renda das pessoas físicas e jurídicas), em decorrência do disposto no § 1 do artigo 145 da CF:
TRIBUTO EXTRAFISCAL Tributo que não visa só a arrecadação, mas também, corrigir anomalias. Exemplo: Imposto de Exportação.
TRIBUTO PARAFISCAL Contribuição cobrada por autarquia, órgãos paraestatais, profissionais ou sociais, para custear seu financiamento autônomo. Exemplo: taxa anual do CRC, CREA, OAB, etc.
Show full summary Hide full summary

Similar

03 - Classificação dos Tributos - Direito Tributário
Lúcio Flávio Lucca
Classificação dos tributos
Marcelo Llaberia
General ICT Quiz
Jade Fantom
Chemistry 1
kelsey.le.grange
AQA A2 English Language (B)- Child language acquisition and language change
Bethany.
Chemistry Equations / Maths
Georgia B
GCSE Mathematics Topics
goldsmith.elisa
Revolutions and Turmoil: Russia 1905-1917
Emily Faul
OCR AS Biology
joshbrown3397
PSBD TEST # 3
yog thapa
OCR A-Level Computer Science from 2015 - Chapter 8 (Applications Generation)
Tyrone Muriithi