A Terra como um sistema que pode gerar viva

Description

Flashcards on A Terra como um sistema que pode gerar viva , created by Daniela Luis on 09/10/2017.
Daniela Luis
Flashcards by Daniela Luis, updated more than 1 year ago
Daniela Luis
Created by Daniela Luis over 6 years ago
5
1

Resource summary

Question Answer
O que é um sistema? É um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado.
Porque razão a Terra é considerado um sistema? A Terra é um sistema fechado e porque a trocas de matéria com o meio envolvente.
Hidrosfera É o somatório de toda a água existente na superfície terrestre. Como: os rios, os lagos, os glaciares, e as águas subterrâneas.
Atmosfera É a camada gasosa que envolve a acompanha a Terra em todos os seus movimentos, devido à força da gravidade, além de ter a função de equilibrar a temperatura do planeta.
Geosfera É a camada rígida que constitui a crosta terrestre, englobando as grandes massas continentais e as bases dos oceanos, bem como os restantes materiais que se encontram no interior da Terra. É na geosfera que a maior parte dos sere vivos encontra o suporte para andar e abitar.
Biosfera É formada pelo conjunto dos seres vivos que habitam a Terra. E existe uma interação constante entre os seres vivos e os diferentes subsistemas terrestres.
Conceitos associados ao subsistema Geosfera: - Solo; - Pedosfera; - Pedogênese; - Rocha mãe.
Solo É o corpo de material inconsolidado que cobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera
Pedosfera É a camada mais externa da Terra e é composta do solo e sujeita a processos de formação de solo. Assim,designa dos solos a nível mundial. E a pedosfera existe da interação entre a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera.
Pedogênese É o processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação do solo) que atua sobre um material litológico originando um solo.
Rocha Mãe É a rocha que desagregou para dar origem ao solo. Se a rocha mãe for o granito o solo terá muitos fragmentos dos minerais que foram o granito, como o quartzo, feldspato e a mica. A camada superficial do solo fértil, também denominado solo agrícola, apresenta características escura, fofa, úmida, rica em matéria orgânica, sais minerais e microrganismos.
Explicações sobre a origem de vida na Terra (teorias e hipóteses) Como será que a vida surgiu no planeta Terra? Essa pergunta é cercada por questionamentos. Muitos filósofos e cientistas buscaram entender essas questões criando teorias que comprovassem a origem da vida. Para os cientistas, a Teoria do Big Bang, do século XX, foi responsável pela criação do Universo, incluindo o Planeta Terra. No início da história da Terra, o planeta não tinha condições para o surgimento da vida, visto que o calor era intenso e ocorriam erupções vulcânicas a todo momento. Além disso, ele poderia ser atacado diretamente por corpos originados do espaço. Após muitos anos, surgiram vários elementos que poderiam ser responsáveis pela presença de vida na Terra.
A vida veio do espaço?
Show full summary Hide full summary

Similar

Condições da Terra que permitem a existência de vida
Ana Loureiro
condições da Terra que permitem a existência de vida
Sandro Lourenço
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Arnav Rana
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Daniel Alexandre
Condições da Terra que permitem a existência de vida
Mary Avillar
Condições da Terra que permitem a existência de vida
iris Goncalves
Condições da terra que permitem a existência de vida
Tiago Silva
A Level Chemistry Unit 1 - Organic Chemistry
charlottehyde
An Inspector Calls - Inspector Goole
Rattan Bhorjee
Teaching students to be digitally literate
Micheal Heffernan
Psychopathology
Laura Louise