5. Os Sistemas de Segurança

Description

A segurança de uma autoridade não se limita somente à atuação isolada de agentes de segurança pessoal. Diversas medidas cautelares devem ser adotadas para garantir a integridade FÍSICA E PSICOLÓGICA de uma "pessoa protegida", especialmente medidas de caráter preventivo, com a mobilização dos recursos disponíveis e a execução de um esquema de segurança bem elaborado.
Ramo Estudar
Flashcards by Ramo Estudar, updated more than 1 year ago
Ramo Estudar
Created by Ramo Estudar over 6 years ago
275
0

Resource summary

Question Answer
composto primordialmente de duas fases
E cada fase deverá ser composta de atividades primordiais que as caracterizam e as diferenciam. São, portanto, as seguintes as atividades relacionadas a cada uma das fases acima:
CÍRCULOS CONCÊNTRICOS Versão tradicional
Círculo de segurança APROXIMADA é representado pelo grupo de agentes de segurança pessoal que se desloca permanentemente com a autoridade, sendo responsável pela sua proteção imediata e por sua evacuação, na configuração de uma hostilização ou atentado.
Círculo de segurança VELADA composto de elementos especializados, distribuídos nos locais dos eventos ou nos itinerários da autoridade, com trajes adequados à área e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer hostilização ou atentado.
Círculo de segurança OSTENSIVA representa um trabalho preventivo, executado à vista da população, que visa, pela presença do elemento fardado e colocado em local de destaque, anular ou pelo menos intimidar a ação de elementos adversos que visem hostilizar fisicamente a autoridade. Este círculo comporta também o dispositivo de trânsito e a segurança contra incêndio.
Versão modificada dos círculos concêntricos Trata-se de uma versão mais atual e compatível com a legislação federal (Decreto n° 4.332/02) o "sistema de segurança" é entendido como sendo: "O conjunto de medidas, providências ou cuidados adotados que visa estabelecer a segurança de uma autoridade em uma determinada área compreendida por círculos concêntricos em relação à autoridade".
Circulo de segurança PESSOAL é o conjunto de medidas ou cuidados próximos à autoridade, que possibilita sua proteção. E realizado por agentes especializados. Os agentes que atuam mais próximos à autoridade, na área crítica, compõem o Módulo Básico de Segurança.
Circulo de segurança DE ÁREA é o conjunto de medidas ou cuidados que, complementando a segurança pessoal, possibilita ampliar a segurança da autoridade. A Segurança de Área é subdividida em segurança de área aproximada e segurança de área afastada.
Segurança de área aproximada é a segurança de área realizada mais próxima da segurança pessoal da autoridade. Normalmente, é executada em coordenação com esta.
Segurança de área afastada é o conjunto de medidas ou providências que completa o sistema de segurança da autoridade. Inicia no limite de atuação da segurança de área aproximada e estende-se até a distância que ofereça ameaça e exija desdobramento de material e de pessoal necessários ao cumprimento de segurança.
Graus de Segurança
correlação entre os Círculos Concêntricos e os Graus de Segurança:  Grau de PROTEÇÃO = Segurança APROXIMADA  Grau de COBERTURA = Segurança VELADA  Grau de VIGILÂNCIA = Segurança OSTENSIVA
5.2. Teoria dos PERÍMETROS DE SEGURANÇA Perímetro de SEGURANÇA PESSOAL Este perímetro é caracterizado principalmente pela dedicação exclusiva à proteção da autoridade e se distingue também pela proximidade, compromisso e pela forma de inter-relação com a pessoa protegida.
Escolta Pessoal Esta equipe se desloca permanentemente com a autoridade, sendo responsável exclusivamente pela sua proteção imediata e por sua evacuação, por ocasião de tentativa ou consumação de uma hostilização ou atentado. A escolta pessoal faz parte da equipe de execução.
Segurança Avançada A equipe de segurança avançada, escalada eventualmente para situações com maior grau de risco, se antecipa à chegada da autoridade em locais predeterminados e deve interagir com a "escolta pessoal" A segurança avançada também compõe a equipe de execução.
Segurança Velada composta por elementos dissimulados e infiltrados em meio ao público A segurança velada, assim como as anteriores, compõe a equipe de execução.
Segurança de Instalações contribui para a plena eficácia do Perímetro de Segurança Pessoal, em eventos realizados em recintos fechados, principalmente quando é realizada por integrantes da mesma organização de segurança.
Equipes de Vistorias contribuem para a plena eficácia do Perímetro de Segurança Pessoal, realizando a varredura nos locais de eventos e viaturas utilizadas pela autoridade A equipe de vistoria compõe a equipe de preparação.
Perímetro de SEGURANÇA PÚBLICA Este perímetro é dedicado a oferecer segurança a todas as pessoas envolvidas, provocando um efeito sinérgico sobre o perímetro de segurança pessoal. Um aparato disperso é causa de vulnerabilidade para o sistema de segurança
Policiamento Ostensivo dissuasão pela presença como forma de evitar a perturbação potencial da ordem pública
Dispositivo de Controle de Distúrbios Civis Dissuasão pela força, que é a missão típica do policiamento operativo
Dispositivo de Trânsito essencial para garantir a fluidez do trânsito de veículos e de pessoas, o disciplinamento dos estacionamentos e a acessibilidade das vias que servem de itinerário para a autoridade e a escolta motorizada.
Dispositivo de Segurança contra Fogo Deverá sempre existir uma equipe de segurança contra fogo nas proximidades os eventos onde comparecerá a autoridade. Equipes de saúde e paramédicos complementam esse quadro.
Dispositivo de Vistoria Técnica deve realizar testes de carga máxima em palanques, palcos, arquibancadas, instalações elétricas, avaliação da capacidade máxima de público para áreas restritas, sinalização de saídas de emergência e equipamento de prevenção de incêndio, etc.
Policiamento Velado executado por elementos especializados, distribuídos nos locais dos eventos ou nos itinerários da autoridade, com trajes adequados à área e infiltrados na população, com a finalidade de detectar e anular qualquer tipo de desordem ou crime.
5.3. O OBJETO E O MODUS OPERANDI A segurança das pessoas pode ser geral ou institucional
Geral ou institucional, a operação da segurança das pessoas pode ser desencadeada: De forma CARACTERIZADA, quando os agentes atuam, ostensiva ou veladamente, com envolvimento direto nas ações ou reações desencadeadas.
ostensivamente a segurança das pessoas utiliza o próprio caráter ostensivo de suas ações - seja pela atitude, pelo uso de uniformes ou pelos equipamentos empregados – como instrumentos da segurança que busca proporcionar.
veladamente seus agentes operam não uniformizados e com bastante discrição, embora sem ocultar completamente sua condição de profissionais de segurança.
DESCARACTERIZADA quando os agentes atuam secretamente e, em princípio, não se envolvem diretamente nas ações.
Tornou evidente, ainda, que tanto em um quanto no outro o modus operandi É O MESMO, ou seja: Opera-se a segurança atuando de forma caracterizada, agindo velada ou ostensivamente, ou de forma descaracterizada, agindo secretamente, sempre observando os mesmos fundamentos técnicos e operacionais.
Show full summary Hide full summary

Similar

German- Intermediate
PatrickNoonan
2014 GCSE History Exam Paper Setup
James McConnell
A2 Ethics - Virtue Ethics
Heloise Tudor
ICT Key Terms Quiz - Part 1
Mr Mckinlay
PHR SPHR Labor Union Terminology
Sandra Reed
GCSE AQA Biology 1 Adaptations, Competition & Environmental Change
Lilac Potato
Physics 1A - Energy
Zaki Rizvi
AQA Biology B2 Unit 2.1 - Cells Tissues and Organs
BeccaElaine
Macbeth Quotes/Themes
Michael LEwis
Core 1.5 Mechanisms
T Andrews
Specific Topic 7.3 Timber selection
T Andrews