A1-Clima e Vegetação do Brasil

Description

CONCURSO POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO POLÍCIA MILITAR DE SP - PARA VENCER (GEOGRAFIA) Flashcards on A1-Clima e Vegetação do Brasil, created by JOSE SANTOS on 26/10/2017.
JOSE SANTOS
Flashcards by JOSE SANTOS, updated more than 1 year ago
JOSE SANTOS
Created by JOSE SANTOS over 6 years ago
92
0

Resource summary

Question Answer
Clima é a mesma coisa que tempo? Claro que não! Não confunda clima com tempo.
O que é clima? Clima é o conjunto das condições metrológicas no ano.
O que é tempo? Tempo são as condições meteorológicas no dia.
O clima é dinâmico (sempre muda) ou estático (não muda)? O clima é muito dinâmico vários elementos interferem no seu funcionamento.
Quais fatores influenciam no clima? Tem os fatores estáticos e os fatores dinâmicos.
Quais são os fatores estáticos que influenciam no clima? Latitude; Altitude; Proximidade do mar; A maritimidade; Relevo;
O que é latitude? É a distância em graus medida a partir do equador, que é latitude = 0°. Quanto mais próximo do equador, ou seja, menor a latitude, mais quente.
O que é altitude? É a elevação vertical de um ponto qualquer da superfície terrestre em relação ao nível zero ou nível dos oceanos. Quanto maior a altitude do lugar, menor a temperatura e maior a amplitude térmica.
Maritimidade influencia o clima como? Maritimidade provoca dois efeitos fundamentais: aumenta a pluviosidade (quantidade de chuvas) e diminui a amplitude térmica (a temperatura oscila pouco anualmente, normalmente sempre quente.
Como Relevo influencia o clima? O relevo interfere de várias formas. Em Pernambuco, por exemplo, um dos fatores geográficos responsáveis pela formação do clima semiárido no sertão é o planalto da Borborema, pois impede a passagem de umidade para o interior. Os ventos alísios também são um fator responsável pelo clima semiárido.
Quais são os fatores dinâmicos que influenciam o clima? Chuvas, massas de ar, ventos e el niño.
Quais os tipos de chuvas que existem? Chuvas convectivas, Chuvas frontais, Chuvas orográficas (ou chuvas de relevo).
O que são chuvas convectivas? Formadas por correntes de convecção. O ar quente sobe e o frio desce. Essa circulação permite que a água em vapor suba até as mais altas camadas da atmosfera, condense em nuvens e precipite quando estiver carregada. É o tipo de chuva mais comum, provocada pelo próprio ciclo da água.
O que são chuvas frontais? São o resultado do choque de uma massa de ar quente e uma massa de ar fria. São chuvas bem fortes, e normalmente as chuvas de inverno do clima tropical úmido, que resultam do choque da massa polar atlântica com as massas de ar quente que atuam no litoral.
O que são chuvas Chuvas orográficas (ou chuvas de relevo): São formadas em planaltos que não permitem a passagem da umidade oceânica, se acumulando ao redor do planalto, condensando e precipitando. A face leste (voltada para o atlântico) do planalto da Borborema provoca este tipo de chuvas na região da mata.
Massas de ar, ventos e el niño (efeito enso): No Brasil atuam 5 mais importantes massas de ar. Em Pernambuco vamos destacar a atuação de duas massas de ar: A massa equatorial atlântica (MEA: quente e úmida) que atua no verão e a maior parte do ano, e a massa polar atlântica (MPA: fria e úmida) que atua durante o inverno provocando chuvas frontais na região da zona da mata.
O que são Ventos? são os deslocamentos do ar atmosférico provocados pelo movimento de rotação da terra. Em geral eles sopram de áreas de baixa pressão (regiões frias) para áreas de alta pressão (regiões quentes), como podemos observar na imagem abaixo.
O que é el niño? É um fenômeno causado pelo aquecimento anormal das águas do oceano pacífico sul, que causa desequilíbrios por todo o planeta.
Qual o principal clima brasileiro? Principal tipo climático brasileiro é o tropical com duas estações bem definidas (verão úmido e inverno seco) e pequena amplitude térmica anual (variação).
Qual a variação do clima tropical? Há variações do clima tropical: Equatorial, de altitude e úmido, entre outros subtipos.
O que é o clima tropical? É o clima predominante no território brasileiro. Ele possui algumas variações, como o tropical equatorial, de altitude, úmido e semiárido. O clima tropical possui alguns padrões como: * Alta média térmica. * Baixa amplitude térmica. * Período de chuvas concentrado no verão (tropical típico) ou no inverno (tropical úmido).
Como é o clima no Brasil Central Clima predominante no Brasil central como no estado de Goiás é o tropical típico: duas estações bem definidas, inverno seco e verão úmido. Altas médias térmicas e baixa amplitude térmica.
Como é clima no litoral nordestino? O clima do litoral nordestino, destacadamente no estado de Pernambuco na zona da mata é tropical úmido, que é caracterizado pelo fato de que suas chuvas são concentradas no inverno.
Como é o clima no sertão e no agreste? O sertão e o agreste mais próximo ao sertão, possui o regime de chuvas escasso. Os climas de Pernambuco são o Tropical úmido (zona da mata), tropical semiúmido (transição- agreste) e tropical semiárido (sertão).
Como é o clima Tropical Úmido É o clima da zona da mata, litoral nordestino. Suas principais características são: * Quente (altas médias térmicas, baixa latitude). * Úmido (maritimidade). * Pequena amplitude térmica (baixa variação. Sempre quente. Um dos efeitos da maritimidade). * Chuvas de inverno provocadas pela MPA (massa polar atlântica). * Duas estações bem definidas.
Como é clima Tropical equatorial? É o clima típico da região amazônica, na região norte. Caracteriza-se principalmente por: * Muito quente (altas médias térmicas, latitudes próximas ao equador). * Muito úmido. * Amplitude térmica muito baixa, quase desprezível. * Chuvas abundante o ano todo. * No inverno atua na Amazônia a MPA (massa polar atlântica).
Como é clima Tropical de altitude? É o clima das regiões serranas do Rio de Janeiro e Minas Gerais. As características gerais são as mesmas do tropical típico, mas sua amplitude térmica é maior e média térmica menor, devido a altitude.
Como é clima Tropical semiárido: É o clima do Sertão. Suas principais características são: * Baixa pluviosidade. * Altas médias térmicas. * Baixa amplitude térmica.
Temperado subtropical: É encontrado somente na região sul do país. Subtropical, pois é o temperado de atitudes mais baixas, ou seja, próximo ao trópico, então suas temperaturas não são muito baixas, são amenas. * 4 estações bem definidas. * Clima mesotérmico (medias térmicas amenas). * Maior amplitude térmica (variação). * Chuvas bem distribuídas por todo o ano.
Como é o mapa da vegetação no Brasil?
Quais a áreas da vegetação do Brasil mais destruída pelo homem? As áreas próximas ao litoral foram mais destruídas, isso ocorre porque o processo de colonização do país começou pelo litoral atlântico. Observe que a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias e o Cerrado já foram profundamente devastados.
Quais são os elementos físicos que mais interferem na vegetação brasileira? Os elementos físicos que mais interferem na vegetação brasileira são o clima e o solo.
Qual a predominância do nosso Clima? Nosso clima é predominantemente tropical, ocupa 93% do território, e isso fará com que tenhamos formações florestais megadiversas, como a Amazônia, floresta tropical equatorial em que não ocorre estações secas, e o cerrado que é uma vegetação arbustiva que domina o Brasil central, mas como ocorre em locais cujo solo é pouco desenvolvido e ácido, e possuí alternância entre uma estação seca (outono-inverno), e outra úmida (primavera verão), sua vegetação é de menor porte e muito variável.
Quais são os domínios florestais no Brasil? 1- Floresta tropical equatorial (Amazônia). 2- Floresta tropical (Mata atlântica). 3- Floresta de araucárias.
Quais as características da floresta Amazônica? A floresta amazônica é a maior floresta do planeta, apesar do desmatamento chegar a quase 20%. Por ser um bioma muito extenso, 60% da floresta está em território brasileiro, mas abrange 9 países da América do Sul (As Guianas - Rep. Da Guiana, Suriname e Guiana Francesa -, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. O nono é o Brasil) e dentro do território nacional cobre 9 estados (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão). A porção da floresta amazônica em território nacional denominamos “Amazônia Legal”
Quais as características da Floresta tropical: mata atlântica? Ocupa toda a porção litorânea do Brasil. Cobre uma faixa de relevo planáltico e destaca-se no estado de São Paulo. Avança também por Minas Gerais e Paraná, nestas regiões já entremeando áreas de transição. É uma vegetação tropical, sujeita a variação de pluviosidade no decorrer das estações [encontra-se na faixa de clima tropical e o regime de chuvas tropical é uma estação seca (outono-inverno) e uma úmida (primavera-verão).
Floresta ou Mata de Araucárias É uma formação florestal encontrada na região SUL do Brasil, de clima subtropical. As chuvas na região sul são bem distribuídas pelo ano e não ocorrem com frequência, estações secas, porém a pluviosidade não é muito alta. Se caracterizam como florestas com variedades.
Onde é localizada a Mata dos Cocais? Localizada no nordeste do país (Planalto do Maranhão-Piauí), a Mata dos Cocais, é considerada uma “mata de transição”, posto que surge entre os biomas da Amazônia, caatinga e cerrado. Por esse motivo, essa vegetação surge em dois tipos de clima: o equatorial úmido e o semiárido, geralmente com altas temperaturas, constituída por invernos secos e verões chuvosos. Apresentam árvores de grande porte que formam uma floresta, das quais se destacam a carnaúba, o buriti, a açaí e o babaçu.
Como é a vegetal do Cerrado? O Cerrado Brasileiro ocupa a maior parte do Brasil central, com destaque para Goiás e Minas Gerais, em regiões planálticas e de clima tropical. Caracteriza-se por: * Vegetação arbóreo-arbustivas. * Árvores de pequeno porte, casca grossa e tronco retorcido. * Solos pobres e pouco desenvolvidos.
Como é o tipo de vegetal Caatinga? A Caatinga ocupa a porção do sertão nordestino. O clima em que se desenvolve é o semi-árido. Em tupi-guarani significa “Mata Branca”. Caracteriza-se por ser uma vegetação rasteira e arbustiva, com espécies xerófitas: plantas com raízes profundas para captar água, já que a atmosfera é seca. Por exemplo o xiquexique e o mandacarú).
Como é a vegetação do Campos? A vegetação de campos é formada por gramíneas e pouquíssimas árvores. A região mais conhecida da localização dos campos é o sul do Rio Grande do sul, ultrapassando as nossas fronteiras e adentrando no território do Uruguai e da Argentina. São áreas tradicionalmente vinculadas a pecuária extensiva devidos seus pastos naturais.
Como é a vegetação Mangues (Vegetação complexa): Os Mangues são vegetações litorâneas encontradas do litoral do Amapá ao Rio Grande do Sul. Estão bastante ameaçados devido à poluição, pois os litorais brasileiros são densamente povoados. Se caracterizam por plantas: ** Halófitas (ou Halófila): Adaptadas à salinidade do mar (lembre-se que em geral as plantas são prejudicadas pelo sal e poucas são as espécies adaptadas à salinidade). ** Pneumatóforas: Raízes aéreas.
Como é a vegetação do Pantanal (Vegetação complexa)? O Pantanal se estende entre Brasil, Paraguai e Bolívia. A região é drenada pelo rio Paraguai e é uma planície. A vegetação pantaneira é extremamente heterogênea, mesclando características de todos os domínios naturais brasileiros. Ao longo dos rios temos matas tropicais densas. Nas áreas ciclicamente alagadas predominam os campos e as áreas mais elevadas caracterizam-se por vegetação de cerrado. Também e considerada vegetação de transição.
O que é zona de transição? Quando um domínio vegetal vai se transformando em outro temos as zonas de transição. São chamadas de biomas ecótonos. Possuem características de um e de outro. Nosso bioma ecótono destacado aqui é a Mata dos Cocais.
O domínio do Cerrado (planaltos com chapadas, clima tropical, vegetação de Cerrado, rios perenes e solo pobre e ácido) ocupa que região do Brasil? o Brasil central, incluindo parte de Minas Gerais.
O que são as veredas? No interior do bioma do Cerrado, as veredas são formações vegetais caracterizadas pela concentração de palmeiras (buritis).
As veredas ocorrem em que tipo de solo? As veredas ocorrem em solos hidromórficos (encharcados de água).
As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois constituem o que? Constituem um sistema represador da água na chapada.
O que é desertificação? A desertificação é um processo de degradação do solo em zonas semiáridas provocado pelo desmatamento e uso incorreto do solo com técnicas de conservação. No Brasil, a desertificação ocorre no Sertão Nordestino, o domínio da Caatinga, cuja vegetação foi suprimida em 45% devido ao avanço da pecuária extensiva, agricultura (subsistência e irrigada) e exploração de madeira (lenha e carvoarias).
Por estar situada em áreas de baixas latitudes e, portanto, de elevadas médias térmicas, a Amazônia se caracteriza como uma zona de que tipo? Amazônia se caracteriza como uma zona ciclonal, ou seja, área de convergência de fluxos de ar.
A localização latitudinal da Amazônia faz ela ser de qual Clima? Por ser de latitude média baixa, isso faz a Amazônia ser muito quente e úmida.
Determinado bioma brasileiro apresenta vegetação conhecida por perder as folhas e ficar apenas com galhos esbranquiçados, ao passar por até nove meses de seca. As plantas podem acumular água no caule e na raiz, além de apresentarem folhas pequenas, que em algumas espécies assumem a forma de espinhos. Qual região fitogeográfica brasileira apresenta plantas com essas características? A Caatinga.
A descrição da vegetação decídua e xerófita refere-se à: Caatinga, cujas características fitogeográficas são influenciadas pelo clima semiárido.
mata Atlântica e a Floresta Amazônica estão associadas aos climas: Quentes e úmidos.
O cerrado e a vegetação do pantanal estão associados ao clima: Tropical semiúmido com verões (seis meses) secos.
São vegetações adaptadas a baixa umidade ou a seca: Vegetação xerófilas.
Um dos fenômenos climáticos conhecidos no planeta atualmente é o EI Niño que consiste em que? No aquecimento das águas do Oceano Pacifico, que altera o clima. Não esqueça: El niño = aquecimento da água do oceano pacífico.
O que é o fenômeno do El niño? O El Niño é o aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. O aumento da temperatura ocorre, pois, os ventos alísios enfraquecem e as águas ficam estagnadas, aquecendo bastante devido à intensa radiação solar. O aquecimento da água promove a formação de uma massa de ar quente que altera o clima em várias regiões do mundo. No Brasil, as temperaturas ficam mais elevadas, acontece seca no Nordeste e Amazônia, além de chuva excessiva no Sul.
Por que o homem se torna vulnerável quando concentra suas atividades no setor primário? A agricultura e a pecuária são atividades pertencentes ao setor primário e são muito dependentes das condições climáticas, principalmente da pluviosidade e das variações de temperatura. Assim, países que concentram sua economia no setor primário podem ter problemas quando ocorrem mudanças nas condições climáticas normais.
A araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi: O avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraída principalmente no Sul do Brasil.
A elevação periódica do índice pluviométrico na cidade de São Paulo é explicada como? É explicada pela maior concentração de poluentes na atmosfera como o material particulado (fuligem) que funcionam como núcleos de condensação. Como as gotículas de chuva se formam no entorno dos núcleos de condensação, o aporte pluviométrico pode ser maior em algumas ocasiões. A formação da ilha de calor pelo excesso de edifícios, concreto e asfalto pode levar a contrastes térmicos acentuados quando chegam frentes frias ou o ar mais úmido proveniente do mar, situação que também provoca tempestades.
Mata de Araucária ou Mata dos Pinhais concentra-se na região Sul do país, área com dominância de que tipo de clima? Clima subtropical com chuvas bem distribuídas e maior amplitude térmica anual, ou seja, verões quentes e invernos frios.
As chuvas de convecção (de verão) ocorrem quando Ocorre quando o ar quente e úmido sobe verticalmente, ocorre condensação, formação de nuvens como as cumulonimbus e, em seguida, uma precipitação torrencial e relativamente rápida. São comuns nas regiões tropicais e equatoriais. Na Amazônia, área onde atuam as massas Equatorial continental e Equatorial atlântica, as chuvas convectivas são as mais frequentes.
Considerando as tipologias macroclimáticas do Brasil, é correto afirmar que o clima que predomina na porção norte do Brasil, compreendendo os estados do Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Amapá, e parte do Mato Grosso e Tocantins, e que é controlado pelos sistemas atmosféricos massa equatorial continental e atlântica, e pela zona de convergência intertropical é o clima: Equatorial
O clima na Amazônia é como? O clima na Amazônia é Equatorial, quente, muito úmido, com baixa amplitude térmica, chuvas abundantes e sob influência da massa de ar Equatorial continental.
No hemisfério sul, os ventos se deslocam em qual sentido? No sentido anti-horário
A Amazônia é uma floresta do tipo: Latifoliada e heterogênea, caracterizada por elevadas temperaturas e chuvas abundantes (clima equatorial).
Os domínios de Mares de Morros característico de onde? Característico da porção litorânea do país.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Simulado Geografia
Marina Faria
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Geografia - Cartografia
Jessica Caroline de Macedo