UNIDADE II: AULA 3 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade.

Description

UNIDADE II: AULA 3 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade.
Jaqueline Vilela
Flashcards by Jaqueline Vilela, updated more than 1 year ago
Jaqueline Vilela
Created by Jaqueline Vilela over 6 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
CONCEITO DE AVALIAR Ação e o efeito de avaliar, que é um verbo cuja etimologia se deve ao francês évaluer e que permite assinalar, estimar, apreciar ou calcular o valor de algo.
AVALIAÇÃO OBJETIVA E SUBJETIVA Objetivas: (ex.) mensurar ou quantificar com números. Subjetivas: (ex.) verificar se houve uma evolução. Não há uma “avaliação perfeita” e, quanto mais instrumentos de avaliação (provas, observação, formação etc.) possuirmos, mais próximos de evitar juízos de valor estaremos.
FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO ESCOLAR EM SOCIEDADE CAPITALISTA *Produção das qualificações necessárias ao funcionamento da economia. *Formação de quadros e elaboração dos métodos para um controle político.
HÁ UMA FUNÇÃO SOCIAL NAS AVALIAÇÕES E, A MESMA, É INCORPORADA AOS OBJETIVOS DA ESCOLA.
TIPOS DE AVALIAÇÃO
Tanto as avaliações pedagógicas, institucionais e em larga escala são reveladoras de um diagnóstico acerca dos problemas, dos tensionamentos, dos limites e das possibilidades de avanço na educação básica.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA * IDEB * SAEB * PISA * ENEM
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Indicador de metas a serem atingidas, ele se utiliza de : • Taxa de rendimento escolar e média de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Inep. • Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Inep. • As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e do Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional).
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) Avalia a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
Programme for International Student Assessment (PISA), em inglês. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. É um exame internacional que testa as habilidades nas competências de leitura, escrita, matemática e ciências de estudantes de 15 anos, idade em que a maioria dos estudantes já concluiu ou estão próximos de concluir o ciclo da Educação Básica e obrigatória de seus países
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
É fundamental que o financiamento da educação no Brasil se constituía em uma política de Estado, porque ele é a base material que, dependendo de sua quantidade, de correlação de forças, das prioridades no orçamento, da existência de momentos de crise ou de crescimento econômico, interferem diretamente na qualidade pedagógica e na infraestrutura escolar. Também é essencial o controle da sociedade civil organizada e participativa, que ajude a cobrar do poder público as políticas da Educação, posto que a escola é de todos!
Bibliografia: SEIDEL, Jussara Mendonça de Oliveira. Políticas e Gestão de Educação Básica - UNIDADE II: AULA 3 - As Políticas de Avaliação da Educação Básica Brasileira: em Busca da Qualidade.
Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
Educação Financeira para o Ensino Fundamental 1
Luciana Lopes Moreira Rocha