Políticas e Gestão de Educação Básica - Unidade II: Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos

Jaqueline Vilela
Flashcards by Jaqueline Vilela, updated more than 1 year ago More Less
Jaqueline Vilela
Created by Jaqueline Vilela about 2 years ago
12
0
0

Description

Políticas e Gestão de Educação Básica - Unidade II: Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos
Tags

Resource summary

Question Answer
PAPEL DA EDUCAÇÃO Como prática social, a educação mostra-se intimamente relacionada com a própria cultura de um povo – comportamentos, hábitos, crenças, costumes, conhecimentos, tecnologias etc. Por meio da educação, os indivíduos incorporam maneiras de pensar e viver do seu grupo, ao mesmo tempo em que podem ampliar seus horizontes, por meio de novos contatos com outros grupos. Nesse processo, a educação possui um papel fundamental na formação dos indivíduos, devendo ser desenvolvida respeitando as diferenças dos grupos humanos.
DIFICULDADES DO ENSINO NO BRASIL Na tradição histórica brasileira, as análises indicam que as políticas educacionais têm sido marcadas hegemonicamente pela lógica da descontinuidade/continuidade, por carência de planejamento de longo prazo e por políticas de governo, em detrimento da construção coletiva, pela sociedade brasileira, de políticas de Estado. (DOURADO, 2010)
CONCEITO DE GESTÃO A palavra gestão é de origem latina e pode ser entendida como gestio ou seja o ato de administrar, de gerencia, ou gerer algo como “levar, realizar”.
GESTÃO E EDUCAÇÃO A gestão se destacou no contexto educacional por reconhecer a importância da participação das pessoas nas decisões quanto à orientação e planejamento dos trabalhos.
A gestão escolar se dá no âmbito da realidade da escola, considerando suas especificidades, necessidades pedagógicas, alunos atendidos e o princípio da gestão democrática. Pagina 01 Clip Image004 (binary/octet-stream)
Estudar e compreender a gestão é imprescindível para se entender as contradições do processo educacional no Brasil, dentro do seu contexto de desenvolvimento histórico e social. Pagina 01 Clip Image018 (binary/octet-stream)
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA (PPP) Político, no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade (...) e pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade (VEIGA, 2002, p. 13-14).
Logo Ppp (binary/octet-stream) O projeto político-pedagógico é o “cartão de identidade da escola”. Ele deve apontar os caminhos diversos que podem levar a escola a desenvolver suas práticas cotidianas de forma articulada às políticas educacionais, definidas em um plano mais abrangente.
5projeto Poltico Pedaggico Da Escola 4 638 (binary/octet-stream) Na prática, quando a escola constrói coletivamente o seu projeto político-pedagógico, ela tem a oportunidade de discutir, optar e implementar determinadas políticas educacionais em seu cotidiano. Portanto, por meio desse projeto é possível a escola colocar em ação políticas formuladas pelo Estado.
GESTÃO DEMOCRÁTICA EDUCACIONAL E ESCOLAR É um processo de intervenção na realidade do sistema educacional ou da escola que visa à organização e mobilização dos indivíduos para provocar mudanças e desenvolver processos educacionais, a partir de uma lógica de planejamento.
A GESTÃO PODE SER AGRUPADA EM DUAS PRINCIPAIS ÁREAS: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. Organização: fundamentação conceitual e legal da educação, bem como da própria gestão educacional e escolar. Implementação: promoção das mudanças e melhoria do desempenho da escola como um todo, que são: gestão democrática e participativa; gestão de pessoas; gestão pedagógica; gestão administrativa; gestão do clima e cultura escolar; gestão do cotidiano escolar, com ênfase no sucesso da aprendizagem e na formação dos alunos.
AUTONOMIA DA ESCOLA Segundo a LDB 9.394/96, Art. 15 - Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público. A autonomia é uma diretriz estabelecida legalmente para nortear a organização do trabalho de todas as escolas públicas, e não algo a ser praticado somente por algumas delas. Desse ponto de vista, podemos dizer que a autonomia da escola é garantida por lei.
Bibliografia: SEIDEL, Jussara Mendonça de Oliveira. Políticas e Gestão de Educação Básica - Unidade II: Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos Pagina 01 Clip Image023 (binary/octet-stream)
Show full summary Hide full summary

Similar

TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
13 motivos para usar a Tecnologia na Educação
André Matias
Games e jogos educativos.
Míria Santanna
Ensino de Lógica de Programação para Crianças
dlantunes
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino