Constituições

Description

Fonte: Estratégia Concursos
Mariana Marinho
Flashcards by Mariana Marinho, updated more than 1 year ago
Mariana Marinho
Created by Mariana Marinho over 6 years ago
6
0

Resource summary

Question Answer
O que é Constituição? Lei fundamental e suprema de um Estado, criada pela vontade soberana do povo, que determina a organização político-jurídica do Estado, dispondo sobre a sua forma, os órgãos que o integram e as competências destes e, finalmente, a aquisição e o exercício do poder, estabelecer as limitações ao poder do Estado e enumerar os direitos e garantias fundamentais.
Sentido sociológico da constituição (Lassalle) A constituição efetiva (material) é a soma dos fatores reais de poder; já a real é apenas uma folha de papel (formal)
Sentido político da constituição (Schmitt) A constituição é uma decisão política fundamental que visa estruturar e organizar os elementos essenciais do Estado. Cria a ideia de normas materialmente constitucionais e formalmente constitucionais.
Sentido jurídico da constituição (Kelsen) Aqui a constituição é norma jurídica pura, superior e fundamental ao Estado, que organiza e estrutura o poder político, limita a atuação estatal e estabelece direitos e garantias individuais. Visão da constituição em sentido lógico-jurídico e jurídico-positivo.
Estrutura da Constituição - Preâmbulo Não é norma constitucional; define intenções do legislador e orienta a interpretação da constituição.
Estrutura da Constituição - parte dogmática É o texto constitucional propriamente dito.
Estrutura da Constituição - parte transitória Integra a ordem jurídica antiga à nova.
"status" dos tratados e convenções internacionais de direitos humanos Com a EC 45/2004, aqueles aprovados nas duas casas do Congresso, em dois turnos, por 3/5 dos votos dos membros, passam a ter status de emenda constitucional, gravados de cláusula pétrea, integrando o "BLOCO DE CONSTITUCIONALIDADE", imunes a denúncia. Os aprovados por rito ordinário terão apenas caráter supralegal (STF).
Controle de convencionalidade Para o prof. Valério Mazzuoli, com a EC 45/2009 e a integração dos tratados internacionais com status de emenda constitucional, as leis internas passaram a se sujeitar a um duplo processo de compatibilização vertical - constituição e tratados incorporados.
normas infraconstitucionais (primárias/ geram direitos e deveres) leis (ordinárias, complementares, delegadas), medidas provisórias, decretos legislativos, resoluções legislativas, tratados internacionais e decretos autônomos (não possuem hierarquia entre si)
normas infralegais (secundárias/ não geram direitos nem deveres) decretos executivos, portarias, instruções normativas
Show full summary Hide full summary

Similar

Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais
Lucas Ávila
Direito Constitucional I - Cartões para memorização
Silvio R. Urbano da Silva
TEORIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL #3
Eduardo .
Direito Constitucional e Administrativo
Maria José
CONSTITUIÇÃO
Mateus de Souza
Organização político administrativa - UNIÃO
eliana_belem
Direito Constitucional Esquematizado - Pedro Lenza - Capítulo 3
Anaximandro Martins Leão
Direito Constitucional - Brutal - Tribunais
Rômulo Campos
Espécies de Agente Público
Gik
Poder Constituinte
Jay Benedicto
NA CONSTITUIÇÃO - Princípios Gerais
daniel_cal