ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS.

Description

Flashcards on ANTIDEPRESSIVOS E ANSIOLÍTICOS., created by Danilo Maia on 15/11/2017.
Danilo Maia
Flashcards by Danilo Maia, updated more than 1 year ago
Danilo Maia
Created by Danilo Maia over 6 years ago
29
2

Resource summary

Question Answer
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA ANSIEDADE, DEPRESSÃO E INSÔNIA --->
Definição de INSÔNIA: Incapacidade de conciliar tempo de sono com desempenho satisfatório no pós-sono.
Quais são os neurotransmissores envolvidos no Sono e na vigília? Neurotransmissores envolvidos na vigília: histamina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Neurotransmissores envolvidos no sono: GABA e serotonina
Definição de DEPRESSÃO: O transtorno depressivo maior (TDM) é caracterizado por 5 ou mais sintomas presentes na maior parte do dia, durante pelo menos 2 semanas; ou perda do interesse e do prazer na maioria das atividades.
Definição de ANSIEDADE: Angústia, aflição e perturbação de espírito causada pela incerteza, situações de perigo, etc. A ansiedade pode ser um fenômeno benéfico que estimula o individuo a entrar em ação, mas pode ser maléfica em excesso, causando exatamente o contrário (paralisia). Neurotransmissores relacionados são serotonina e GABA.
Quais são as classes de fármacos usados como ANTIDEPRESSIVOS? - Inibidores da monoaminooxidase (IMAO) - Antidepressivos tricíclicos - Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) - Inibidores recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN) - Inibidores seletivos da recaptação de dopamina e noradrenalina - Antagonistas do receptor 5HT2
Quais são os principais fármacos representantes do grupo dos Inibidores da monoaminooxidase (IMAO)? Fenelzina, tranilcipromina, moblobemida.
Qual é o mecanismo de ação dos fármacos Inibidores da monoaminooxidase (IMAO)? Inibem as enzimas que catabolizam as monoaminas, gerando aumento da disponibilidade de monoaminas.
Quais são os efeitos colaterais dos fármacos Inibidores da monoaminooxidase (IMAO)? Hipotensão ortostática, ganho de peso, anorgasmia, insônia.
Quais as interações medicamentosas que podem ocorrer com os IMAOs? Primeiro com agentes serotoninérgicos, causando síndrome serotoninérgica fatal, pois ocorre inibição intensa da recaptação de serotonina. Segundo com tiramina, pois os IMAOs inibem a degradação de tiramina no intestino, causando níveis elevados e aumento dos efeitos noradrenérgicos, como hipertensão. Alimentação com tiramina em paciente em uso de IMAO pode causar AVC e infarto.
Quais são os principais fármacos representantes da classe dos Antidepressivos Tricíclicos? Amitriptilina, nortriptilina, imipramina, clomipramina, minalciprano, tianeptina, mianserina.
Qual é o mecanismo de ação dos Antidepressivos Tricíclicos? Inibição dos transportadores de monoaminas (todos). Efeitos: antagonista dos receptores de histamina, bloqueador alfa-adrenérgico, anticolinérgico.
Quais os Efeitos Colaterais dos Antidepressivos Tricíclicos? Boca seca, constipação, retenção urinária, visão embaçada, confusão, taquicardia, hipotensão ortostática, sonolência, ganho de peso, diminuição da libido, arritmias, morte.
Quais são as interações que podem ocorrer com os Antidepressivos Tricíclicos? Aumento do efeito anticolinérgico e antihistamínico se associados a fármacos com essas propriedades e exacerbação da hipotensão ortostática se associados a fármacos anti-hipertensivos.
Quais são os principais fármacos representantes da classe dos Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)? Fluvoxamina, fluoxetina, citalopram, sertralina, paroxetina e escitalopram.
Qual é o mecaismo de ação dos Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)? Inibição alostérica do transportador de serotonina (SERT), bloqueando a recaptação da 5HT. Efeitos: aumento agudo da atividade sináptica serotoninérgica.
Quais são os possíveis efeitos colaterais dos fármacos Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)? aumenta tônus serotoninérgico em todo corpo – náuseas, diarréia, desconforto gastrointestinal, diminuição da libido, ganho de peso, síndrome de abstinência.
Quais são as interações que podem ocorre com os fármacos Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS)? Contra-indicado para pacientes em uso de IMAO.
Quais são os fármacos representantes da classe dos Inibidores recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN)? Duloxetina, venlafaxina e desvenfalaxina
Qual o mecanismo de ação dos fármacos Inibidores recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN)? Inibição dos transportadores de 5HT (SERT) e de noradrenalina (NET). Efeitos: aumento da atividade sináptica serotoninérgica e adrenérgica.
Quais são os efeitos colaterais dos fármacos Inibidores recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN)? Iguais aos ISRS mais efeitos noradrenérgicos, como aumento da pressão e função cardíaca.
Quais são as interações que podem acontecer com os fármacos Inibidores recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN)? Contra-indicado para pacientes em uso de IMAO.
Quais são os fármacos representantes do grupo de Inibidores seletivos da recaptação de dopamina e noradrenalina? Burpropriona, reboxetina, atomoxetina, metilfenidato.
Qual é o efeito dos fármacos Inibidores seletivos da recaptação de dopamina e noradrenalina? Aumento da energia, melhora da atenção e diminuição do apetite.
Quais são os efeitos colaterais dos Inibidores seletivos da recaptação de dopamina e noradrenalina? Agitação, ansiedade, anorexia e aumento da libido.
Quais são os representantes da classe de Antagonistas do receptor 5HT2? Mirtazapina, trazodona, agomelatina, quetiapina, ariprizazol.
Qual é o mecanismo de ação dos Antagonistas do receptor 5HT2? Atuam inibindo o receptor pré-sináptico de serotonina e causando bloqueio da inibição.
Quais são os Efeitos colaterais dos Antagonistas do receptor 5HT2? Sonolência e ganho de peso, distúrbios gastrointestinais
Quais são as classes de fármacos FÁRMACOS ANSIOLÍTICOS e SEDATIVOS? Barbitúricos Benzodiazepínicos
Quais são os principais fármacos representantes dos BARBITÚRICOS? Amobarbital, tiopental, secobarbital, butabarbital (apenas em anestesia), fenobarbital (gardenal), zolpidem e zolpiclona (são apenas sedativos-hipnóticos).
Quais são os principais fármacos representantes dos BENZODIAZEPÍNICOS? Flunitrazepam, midazolam, triazolam, estazolam (curta duração 6-8h: efeito hipnótico), alprazolam, bromazepam, cloxazolam, temazepam (média duração 12-18h: efeito ansiolítico e sedativo-hipnótico), clonazepam, diazepam, flurazepam e clordiazepóxido (longa duração 48h: efeito ansiolítico).
Qual é o mecanismo de ação dos BENZODIAZEPÍNICOS? Ligam-se a componentes moleculares do receptor GABA presentes nas membranas neuronais do SNC. Com essa ligação eles produzem mudança na conformação espacial do receptor e entrada de Cl no neurônio, causando hiperpolarização e impedindo a despolarização e condução do estímulo nervoso. Os benzodiazepínicos parecem apenas potencializar a ação do próprio neurotransmissor GABA em todos os níveis da sua ligação, aumentando a inibição GABAérgica. Eles não ativam diretamente o receptor nem abrem os canais de cloreto. A inibição é alostérica e tem um limite, ou seja, ocorre saturação do sítio e estagnação do efeito. Facilitam a freqüência de abertura dos canais.
Qual é o mecanismo de ação dos BARBITÚRICOS? Ligam-se a componentes moleculares do receptor GABA presentes nas membranas neuronais do SNC. Com essa ligação eles produzem mudança na conformação espacial do receptor e entrada de Cl no neurônio, causando hiperpolarização e impedindo a despolarização e condução do estímulo nervoso. Os barbitúricos, além de potencializarem o GABA, possuem capacidade de mimetizar o GABA e ativar diretamente os canais de cloreto. Atuam em múltiplas membranas, não só as sinápticas, e por isso tem efeito anestésico geral pronunciado. Não ocorre saturação do sítio e assim hiperpolarizam indefinidamente, enquanto forem aumentadas as doses. Aumentam a duração da abertura dos canais.
Quais são os Efeitos colaterais dos BENZODIAZEPÍNICOS? Alterações do sono e sistema respiratório e cardíaco (acima), déficit de memória e de atenção, comprometimento da coordenação.
Quais são os Efeitos colaterais dos BARBITÚRICOS? Ressaca, hiperalgesia, efeitos paradoxais de excitação do SNC, hipersensibilidade, insônia, delírios, convulsões, tolerância, abuso, intoxicação e abstinência. Age como o álcool.
Show full summary Hide full summary

Similar

Elements, Compounds and Mixtures
silviaod119
Higher Level Economics
Jim hammerton
GCSE Biology, Module B4
jessmitchell
Unit 1 flashcards
C R
GCSE AQA Biology 2 Respiration & Exercise
Lilac Potato
Creating Mind Maps with GoConqr
Andrea Leyden
chemistry: c2
kristy baker
untitled 2
lola_smily
GRE Verbal Reasoning Vocabulary Flashcards 3
Sarah Egan
Flame tests
Joshua Rees
Which GoConqr Product is Right for Me?
Sarah Egan