Ética e Cidadania

Description

Ètica Institucional
Rosangela Holanda
Flashcards by Rosangela Holanda, updated more than 1 year ago
Rosangela Holanda
Created by Rosangela Holanda over 6 years ago
43
1

Resource summary

Question Answer
AULA DE ÉTICA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO APRESENTAÇÃO
É com grande satisfação que trazemos aos profissionais da Secretaria de Educação do Município do Natal este momento importante de reflexão sobre a Ética e que tem como objetivo principal contribuir para a criação de um ambiente de vivência sadia e construtiva atingindo os diversos espaços institucionais que refletem a política educacional do município no sentido mais amplo, tendo como foco principal o aluno e a comunidade que compõem o corpo social e dinâmico da sociedade no sentido de promover a democracia e a justiça social. Com esta iniciativa que não deve ser de responsabilidade de uma pessoa apenas, mas de todos os segmentos que compõem o seu organograma: Secretária, Secretários, Departamentos, Setores. Apresentamos ideias, propostas metodológicas, pautadas em temáticas sobre o papel fundamental na construção de valores de ética e de cidadania que auxiliem os membros que compõem este universo pautarem sua vida pessoal e coletiva no respeito às diferenças, procurando consolidar princípios que venham a ser internalizados e mediados entre os pares numa convivência participativa,
O ser humano vive em sociedade, convive com outros seres humanos e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: "Como devo agir perante os outros?". Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética
O QUE QUEREMOS Ética é um tema sempre presente no nosso cotidiano desde o relacionamento pessoal e profissional até a reflexão sobre as descobertas feitas por pesquisas científicas feitas cujo impacto leva ao questionamento sobre os limites do controle da vida do ser humano. Nós nos deparamos frequentemente com escândalos e tendemos a crer que a falta de ética é a regra geral, na conduta do homem. Quero, ressaltar neste conteúdo que cabe a cada um de nós o comportamento ético e moral diário dando a devida importância ao exercício pleno da cidadania contribuindo para a formação de pessoas e profissionais que construam para uma Nação melhor. Iniciaremos nossa abordagem com os conceitos fundamentais de ética, moral, cidadania, valores, conduta ética, dilemas éticos e consciência ética. Vistos estes conceitos, vamos aplicá-los no cotidiano do homem e do profissional, voltando para a gestão. O profissional de segurança do trabalho, assim como aqueles de diferentes áreas, se depara diariam. ente com situações em que seus valores são colocados à prova.
Quais parâmetros considerar para a tomada de decisão? Vamos discutir amplamente os temas voltados para a gestão e sua relação com as bases éticas fundamentais. Liderança, comunicação, relacionamento com a gestão e, ética no serviço público. Pergunta – se: Ética pública e privada: há luz no fim do túnel? Vamos refletir e responder juntos a partir das discussões deste conteúdo apresentado. O Ethos  ÉticaA ética é o abrigo que confere proteção e segurança aos indivíduos-cidadãos, aqueles responsáveis pelos destinos da pólis (cidade). Ética - Regras – COSTUMES - HÁBITOS O mundo do Ethos: Coletividade (Intersubjetividade); Indivíduo (Subjetividade). Existem, pois, condicionantes internos (caráter) e externos (costumes) que determinam conduta do indivíduo. A prática do bem e da justiça envolve: Respeito às leis da pólis - (heteronomia), Intenção individual de cada Sujeito (autonomia).
Ética Profissional e Social O exercício das virtudes tem como fim último a felicidade (agir com sabedoria = ser justo e bom). Hoje, podemos dizer que há uma distinção entre ética e moral. A ética é um estudo, uma reflexão sobre o bem, a justiça, o que é certo e errado; A moral refere-se nossas ações e condutas no mundo.; A ética revela que nossas ações têm efeitos na sociedade e que cada homem deve ser livre e responsável por suas atitudes. A responsabilidade moral exige a necessidade de o homem decidir de forma livre autônoma. Moral - Conjunto de regras, princípios e valores que determinam a conduta do indivíduo. Mundo de valores Ética - reflexão - Moral – ação MoralInstrumento fundamental para a instauração de um viver em conjunto; Base para a construção do mundo político;Condição necessária para a sobrevivência da espécie humana; Questão central da ética: Como devo agir em relação aos outros?
Questão central da ética: Como devo agir em relação aos outros? A ética revela que Nossos valores têm uma origem histórica; A justiça é a principal das virtudes; Cada moral é filha do seu tempo; Devemos adequar nossas vontades às obrigações sociais; A moral envolve a relação entre o particular e o geral; As transformações econômico-sociais, bem como as mudanças que se operam no seio de uma cultura, impõem desafios aos sujeitos morais, uma vez que fazem surgir o problema referente à oposição entre relativismo (particular) e universalismo (geral).
“[...] Há homens que aprenderam a conhecer; são os homens bem informados, os instruídos. Há homens que aprenderam a fazer; são os hábeis, os pragmáticos. Há homens que aprenderam a conviver; são os incentivadores, os generosos. Mas, os homens só aprenderão a ser homens se forem instruídos, pragmáticos e generosos. Para isso, têm de assumir a condição de aprendizes eternos [...]” Jacques Delors
Hoje, a exigência ética fundamental é de que seja recuperada a possibilidade de se reconstruírem relacionamentos de comunhão entre as pessoas e entre as comunidades, em todos os níveis: familiar, social, econômico, político etc. Aqui se encontra o antídoto para o mal moral, porque a comunhão entre as pessoas coloca- -as na condição de crescerem com responsabilidade diante de si mesmas e dos outros e de se doarem, realizando-se num contexto comunitário que favorece a atuação das exigências da solidariedade social.
Show full summary Hide full summary

Similar

SESA → Técnico Administrativo
Bruno Rodrigues
Quiz Acertar
rivael leandro
Identidade pessoal e de grupo.
Cassi Francisconi
comportamento organizacional
Julia Mendes
2014 GCSE History Exam Paper Setup
James McConnell
Essay Writing: My Essay Plan
Andrea Leyden
GCSE CHEMISTRY UNIT 2 STRUCTURE AND BONDING
ktmoo.poppypoo
GCSE AQA Biology 1 Cloning & Genetic Engineering
Lilac Potato
4. The Skeletal System - bones of the skull
t.whittingham
Flashcards for CPXP exam
Lydia Elliott, Ed.D
Study tips/hacks
Sarah Biswas