Dígrafo, encontro consonantal, hiato, ditongo, separação silábica

Description

Concursos Públicos Português (Fonologia) Flashcards on Dígrafo, encontro consonantal, hiato, ditongo, separação silábica, created by Jayme Eduardo on 26/12/2017.
Jayme Eduardo
Flashcards by Jayme Eduardo, updated more than 1 year ago
Jayme Eduardo
Created by Jayme Eduardo over 6 years ago
172
1

Resource summary

Question Answer
O que é um dígrafo? O dígrafo constitui-se de duas letras representando um só fonema. A segunda letra é diacrítica, isto é, existe apenas para ajudar numa determinada pronúncia.
Quais são os DÍGRAFOS consonantais? GU, QU, CH, LH, NH, RR, SS, SC, SÇ, XC, XS Ex.: GUerreiro, QUeda, CHave, LHama, NHoque, aRRastão, aSSado, deSCendente, creSÇa, eXCitado, eXSudar.
Dígrafos vocálicos ou nasais. A, E, I, O ,U seguidos de M ou N na MESMA sílaba. Ex.: cAMpo, ANta, EMpresa, ENtrada, IMbatível, caINdo, OMbro, ONda, UMbigo, UNtar.
O que é um dífono? É o som de KS representado pela letra X. Ex.: tóXico, compleXo, tóraX.
Há encontro consonantal em meNTa. Errado! O "M" e o "N" usados após as vogais, nasalizando-as, não são fonemas nem consoantes, são igualadas a um til (~).
Quantas letras e quantos fonemas há na palavra CHAMPANHA? 9 letras e 6 fonemas Pois há dois dígrafos consonantais (ch, nh) e um vocálico (am).
Palavras terminadas em AM, EM , EN(S) são dígrafos. Errado! São ditongos decrescentes nasais.
A palavra piscina tem um dígrafo "SC' a palavra escola também. ERRADO! A última parte da afirmativa esta errada, a palavra escola tem um encontro consonantal e não um dígrafo, pois o som do 's' é ouvido e o som do 'c' também.
Sempre que o acento agudo ou circunflexo estiver em cima de E, I, O, U, tais fonemas serão vogais. O "A" sempre será vogal. CORRETO!
O que são semivogais? As semivogais têm o som de i e U ( apoiados em uma vogal, na mesma sílaba). São menos tônicos (mais fracos na pronúncia) que as vogais. São representados pelas letras i,U,E,O,M,N,W,Y
Cite palavras contendo semivogais pai, moUro, mãE, pãO, cantaM, danceM, hífeN, gluteNs, Windsurf, office boY.
Por que a letra 'e' da palavra mãe é uma semivogal? Porque tem som de i e está apoiada em uma vogal, na mesma sílaba.
Porque a letra 'o' da palavra PÃO é uma semivogal? Porque tem som de U e está apoiada em uma vogal, na mesma sílaba.
Porque a letra 'm' da palavra CANTAM é uma semivogal? Porque tem som de U e está apoiada em uma vogal, na mesma sílaba (= cantãu).
Porque a letra 'm' da palavra DANCEM é uma semivogal? Porque tem som de i e está apoiada em uma vogal. (=dance~i)
Porque a letra 'n' das palavras hífen e glútens é semivogal? por isso: (=híf~ei) e (=glut~eis).
Porque a letra 'w' da palavra windsurf e a letra 'y' da palavra office boy são semivogais. Porque neste caso o 'w' te som de u e o 'y' tem som de i, ambas estão apoiadas em vogais.
O W com som de "V" é uma semivogal ou consoante. É uma consoante.
O que é um hiato ? Ocorre hiato quando há o encontro de duas vogais, que acabam ficando em sílabas separadas (V-V), porque só pode haver uma vogal por sílaba.
Em palavras com a sequência V=SV=V, como praia, meio, joio, ocorre um falso hiato, vulgarmente falando. Isso ocorre porque prai-A, por exemplo, apresenta semivogal (i) separada (a). Na realidade, o que ocorre é um fenômeno chamado GLIDE, isto é, cada uma das palavras acima apresenta dois ditongos, pois a semivogal (i) se prolonga até a sílaba seguinte: (prai-ia, mei-io). CORRETO.
As palavras RIO e CIO são monossílabas? Não! Elas são DISSÍLABAS.
O que é um DITONGO CRESCENTE? (SV + V, na mesma sílaba) Ex.: Magistério, série, várzea, quota, quatorze, enquanto, cinquenta, quinquênio.
O que é um DITONGO DECRESCENTE? (V + SV, na mesma sílaba) Ex.: ItEM, amAM, sêmEN, cãibra, cAUle, OUro, vEIa, flUIdo, vAIdade e etc....
Há hiato na palavra: ioiô? NEGADO! Há dois ditongos crescentes: io-iô.
Na palavra Piauí há tritongo? Não. Pi- au - í ditongo e hiato há.
As palavras vaidade e paisagem possuem hiato? Negativo. Possuem ditongo.
O que é um tritongo? É a união de SV+V+SV. Ex.: saguão, paraguai, enxáguem, averiguou, deságuam, aguei e etc...
O que é um encontro consonantal? É a sequência de consoantes numa palavra. Existem os perfeitos (inseparáveis, pois ficam numa mesma sílaba. ex.: FLa-men-go) e os imperfeitos (separáveis, pois não ficam na mesma sílaba. Ex.: VaS- Co).
Na palavra "CAMPO" há encontro consonantal? Errado! Há dígrafo.
Separam-se os encontros consonantais que não iniciam imediatamente as palavras ( pç, bd,cc,cç,tn,bm,bst,bt,sp,sc,sf,mn,br etc.). cite uns exemplos para essa regra. op-ção, ab-di-car, oc-ci-pi-tal, fic-ção, ét-ni-cos, sub-me-ter, abs-tra-to, ob-ten-ção, trans-por-te, in-tac-to, ap-ti-dão, ins-pi-rar, cons-pur-car, obs-cu-ro, at-mos-fe-ra, am-né-sia, ab-rup-to
Quando a palavra for seguida de um conjunto de consoantes, separar-se-á a última da penúltima: tungs-tê-nio, felds-pa-to, sols-tí-cio, pers-pi-caz,quart-zo... cite um exemplo com uma exceção a regra. Me-tem-psi-co-se
Se separam a última consoante dos prefixos (bis,dis,sub,cis,trans,super,ex,inter etc.), quando seguida de vogal,junta-se a ela. exemplo: ( bi-sa-vó, di-sen-te-ri-a, su-bem-pre-go, ci-sal--pi-no, tran-sa-tlân-ti-co, su-pe-res-pe-ci-al, in-te-res-ta-du-al...)
A última consoante dos prefixos ( bis, dis, sub, cis, trans, super, ex, inter ect.), se seguida de consoante, não formará nova sílaba com ela: bis-ne-to, dis-cor-dân-cia, sub-li-lhar, ci-plas-ti-no, trans-portar, su-per-ho-mem, ex-car-ce-rar, in-ter-na-cio-nal Correto
O novo acordo ortográfico recomenda , por clareza gráfica, quando o hífen de palavra composta, ou com prefixo, coincidir com o fim de linha, repeti-lo no início da linha seguinte. ex.: A defesa pleiteou ... a expedição de salvo- -conduto para que o militar não fosse...
Show full summary Hide full summary

Similar

Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Gramática - Fonologia: Quiz II
tiago meira de almeida
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza