Portugues

Description

FlashCards em Portugues, criado por Daniel Bento em 04-01-2018.
Daniel Bento
Flashcards by Daniel Bento, updated more than 1 year ago
Daniel Bento
Created by Daniel Bento over 6 years ago
7
0

Resource summary

Question Answer
Porquê É um substantivo. Por isso somente poderá ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, três, quatro)
Por quê Sempre que a palavra que estiver em final de frase, deverá receber acento, não importando qual seja o elemento que surja antes dela.
Por que Usa-se por que, quando houver a junção da preposição por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substituí- lo por por qual razão, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual.
Porque É uma conjunção subordinativa causal ou conjunção subordinativa final ou conjunção coordenativa explicativa, portanto estará ligando duas orações, indicando causa, explicação ou finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substituí-lo por já que, pois ou a fim de que.
o que são morfema? Estudar a estrutura das palavras é estudar os elementos que formam a palavra, denominados de morfemas.
Radical? O que contém o sentido básico do vocábulo. Aquilo que permanecer intacto, quando a palavra for modificada Ex. falar, comer, dormir, casa, carro.
o que é vogal temática? Nos verbos, são as vogais A, E e I, presentes à terminação verbal. Elas indicam a que conjugação o verbo pertence: • 1ª conjugação = Verbos terminados em AR. • 2ª conjugação = Verbos terminados em ER. • 3ª conjugação = Verbos terminados em IR.
o verbo por pertence a qual conjugação? O verbo pôr pertence à 2ª conjugação, já que proveio do antigo verbo poer.
o que é o TEMA? É a junção do radical com a vogal temática.
Oque são desinências? É a terminação das palavras, flexionadas ou variáveis, posposta ao radical, com o intuito de modificá-las.
exste dois tipos de desinência? Desinências verbais, Desinências nominais
existe desinência verbal Modo-temporais = indicam o tempo e o modo. São quatro as desinências modo-temporais: -va- e -ia-, para o Pretérito Imperfeito do Indicativo = estudava, vendia, partia. -ra-, para o Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo = estudara, vendera, partira. -ria-, para o Futuro do Pretérito do Indicativo = estudaria, venderia, partiria. -sse-, para o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo = estudasse, vendesse, partisse.
existe desinência verbal Número-pessoais, explique? indicam a pessoa e o número. São três os grupos das desinências número- pessoais.
o que é desinência nominal de gênero? de gênero = indica o gênero da palavra. quando houver a oposição masculino - feminino. EX: cabeleireiro - cabeleireira. A vogal a será desinência nominal de gênero sempre que indicar o feminino de uma palavra, mesmo que o masculino não seja terminado em o. Por exemplo: crua, ela, traidora.
Desinências nominais de numero? indica o plural da palavra. É a letra s, somente quando indicar o plural da palavra. Por exemplo: cadeiras, pedras, águas.
o que são afixos, prefixos e sufixos? Afixos: São elementos que se juntam a radicais para formar novas palavras. São eles: Prefixo: É o afixo que aparece antes do radical. Por exemplo destampar, incapaz, amoral. Sufixo: É o afixo que aparece depois do radical, do tema ou do infinitivo. Por exemplo pensamento, acusação, felizmente.
o que são vogais consoante de ligação? São vogais e consoantes que surgem entre dois morfemas, para tornar mais fácil e agradável a pronúncia de certas palavras. Por exemplo flores, bambuzal, gasômetro, canais.
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso