Princípios de Arquivologia

Description

Princípios de Arquivologia
Mariana Pereira
Flashcards by Mariana Pereira, updated more than 1 year ago
Mariana Pereira
Created by Mariana Pereira over 6 years ago
37
1

Resource summary

Question Answer
Princípio da PROVENIÊNCIA, procedência ou de respeito aos fundos (respect des fonds) o respeito aos fundos consiste em manter os arquivos agrupados, sem misturá-los aos outros provenientes de uma administração, instituição ou de uma pessoa física ou jurídica. É fundamental o respeito à origem dos documentos.
Fundo fechado fundo que não recebe acréscimos de documentos, em função de a entidade produtora não se encontrar mais em atividade.
Fundo Aberto quando ainda podem ser acrescentados novos documentos em função do fato de a entidade produtora continuar em atividade
Organicidade os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora/acumuladora, em suas relações internas e externas.
Indivisibilidade (ou integridade arquivística) os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do Princípio da Proveniência.
Unicidade Os arquivos conservam um caráter único em função do contexto em que foram produzidos.
Cumulatividade O arquivo deve ser tratado como uma “formação progressiva, natural e orgânica”. essas características levam à sedimentação. Ou seja, há um enriquecimento do arquivo com essa formação contínua.
Princípio da Territorialidade diz que os arquivos público devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo pertencer a eles.
Princípio da Pertinência Temática esse aqui é perigoso. Ele confronta o princípio da Proveniência (o mais importante) e diz que os arquivos devem ser organizados por temas ou assuntos. Dica: Classificação por Temas ou AssunTos = PerTinência
Show full summary Hide full summary

Similar

Questões - Princípios da Arquivologia
Mariana Pereira
Conceitos fundamentais de Arquivologia
Juliana Alves
ÉTICA e CONCEITOS
Viviana Veloso
Princípios da Administração pública
Jay Benedicto
Direito penal - Princípios constitucionais
George de Castro
Normas, princípios e regras
Rafael Ferreira da Silva
Direito Penal Parte Geral
Fernanda Vilardi
Arquivologia (Conceitos Fundamentais)
camilla0012
Arquivologia
Lígia Maia
Direito Tributário
Ana Hadas
PRINCÍPIOS ADMINISTRATIVOS
csc_silva