Procedimento Comum: Disposições Gerais e Petição Inicial (Art. 318 ao 331, NCPC)

Description

Lembrete acerca das Disposições Gerais e Petição Inicial no Procedimento Comum, conforme previsto no Novo Código de Processo Civil (Art. 318 ao 331).
Izza  Niele
Flashcards by Izza Niele, updated more than 1 year ago More Less
Larissa Ferreira
Created by Larissa Ferreira almost 7 years ago
Izza  Niele
Copied by Izza Niele over 6 years ago
8
0

Resource summary

Question Answer
Procedimento Comum: Disposições Iniciais e Petição Inicial (Novo CPC) ART. 318 AO 331
ART. 318 - Aplica-se a T________ o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei. Parágrafo único - O procedimento comum aplica-se S____________ aos demais procedimentos E_____ e ao processo de E_______. ART. 318 - Aplica-se a TODAS AS CAUSAS o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei. Parágrafo único - O procedimento comum aplica-se SUBSIDIARIAMENTE aos demais procedimentos ESPECIAIS e ao processo de EXECUÇÃO.
ART. 319 - A PETIÇÃO INICIAL INDICARÁ: I - o ______ a que é dirigida; II - os N_____, os prenomes, o E______, a existência de união estável, a P_______, o número de inscrição no C____ ou no C_____, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do A___ e do R___; ART. 319 - A PETIÇÃO INICIAL INDICARÁ: I - o JUÍZO a que é dirigida; II - os NOMES, os prenomes, o ESTADO CIVIL, a existência de união estável, a PROFISSÃO, o número de inscrição no CPF ou no CNPJ, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do AUTOR e do RÉU;
ART. 319 - A PETIÇÃO INICIAL INDICARÁ: III - o F___ e os F_________ do pedido; IV - o P____ com as suas especificações; V - o V_______; ART. 319 - A PETIÇÃO INICIAL INDICARÁ: III - o FATO e os FUNDAMENTOS do pedido; IV - o PEDIDO com as suas especificações; V - o VALOR DA CAUSA;
ART. 319 - A PETIÇÃO INICIAL INDICARÁ: VI - as _____ com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - a O______ pela R_________ de A_____ de ______ ou _______. ART. 319 - A PETIÇÃO INICIAL INDICARÁ: VI - as PROVAS com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - a OPÇÃO DO AUTOR pela REALIZAÇÃO OU NÃO de AUDIÊNCIA de CONCILIAÇÃO ou MEDIAÇÃO.
VERDADEIRO ou FALSO? A petição inicial não será indeferida se, a despeito da falta de informações de qualificação for possível a citação do réu. VERDADEIRO (ART. 319, §2º)
VERDADEIRO ou FALSO? A petição inicial não será indeferida pelo não atendimento à qualificação se a obtenção de tais informações tornar impossível ou excessivamente oneroso o acesso à justiça. VERDADEIRO (ART. 319, §3º)
ART. 320 - A petição inicial será I_______ com os D________ I_________ à propositura da ação. ART. 320 - A petição inicial será INSTRUÍDA com os DOCUMENTOS INDISPENSÁVEIS à propositura da ação.
ART. 321 - O juiz, ao verificar que a petição inicial N___ _________ ou que A_____ D______ e I______ capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de ______, a ______ ou a complete, indicando ________ o que deve ser corrigido ou completado. ART. 321 - O juiz, ao verificar que a petição inicial NÃO PREENCHE OS REQUISITOS ou que APRESENTA DEFEITOS E IRREGULARIDADES capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (QUINZE) DIAS, a EMENDE ou a complete, indicando COM PRECISÃO o que deve ser corrigido ou completado.
Se o AUTOR NÃO CUMPRE A DILIGÊNCIA (de emendar ou completar a inicial) O QUE OCORRERÁ? O JUIZ irá INDEFERIR A INICIAL. (ART. 321, Parágrafo Único)
ART. 322 - O pedido deve ser C____. § 1º - Compreendem-se no _______ os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, _______ os honorários advocatícios. § 2º - A interpretação do pedido considerará o C____ da _______ e observará o princípio da _____. ART. 322 - O pedido deve ser CERTO. § 1º - Compreendem-se no PRINCIPAL os juros legais, a correção monetária e as verbas de sucumbência, INCLUSIVE os honorários advocatícios. § 2º - A interpretação do pedido considerará o CONJUNTO da POSTULAÇÃO e observará o princípio da BOA-FÉ.
ART. 323 - Na ação que tiver por objeto C________ em P_____ S_______ essas serão consideradas incluídas no pedido, __________ de declaração expressa do autor, e serão _________, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de P____ ou C______. ART. 323 - Na ação que tiver por objeto CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO em PRESTAÇÕES SUCESSIVAS essas serão consideradas incluídas no pedido, INDEPENDENTEMENTE de declaração expressa do autor, e serão INCLUÍDAS NA CONDENAÇÃO, enquanto durar a obrigação, se o devedor, no curso do processo, deixar de PAGÁ-LAS ou CONSIGNÁ-LAS.
ART. 324 - O pedido deve ser D_______. § 1º - É LÍCITO porém, formular PEDIDO GENÉRICO: I - nas ações U_____, se o autor não puder _______ os bens demandados; II - quando não ___________, desde logo, as _______ do A__ ou F___; ART. 324 - O pedido deve ser DETERMINADO. § 1º - É LÍCITO porém, formular PEDIDO GENÉRICO: I - nas ações UNIVERSAIS, se o autor não puder INDIVIDUAR os bens demandados; II - quando não FOR POSSÍVEL DETERMINAR desde logo, as CONSEQUÊNCIAS do ATO ou FATO;
ART. 324, § 1º - É LÍCITO porém, formular PEDIDO GENÉRICO: III - quando a determinação do O___ ou do V____ da C________ depender de ato que deva ser praticado ______. § 2º - O disposto neste artigo _____ à RECONVENÇÃO. ART. 324, § 1º - É LÍCITO porém, formular PEDIDO GENÉRICO: III - quando a determinação do OBJETO ou do VALOR da CONDENAÇÃO depender de ato que deva ser praticado PELO RÉU. § 2º - O disposto neste artigo APLICA-SE à RECONVENÇÃO.
VERDADEIRO ou FALSO? O pedido será alternativo quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a prestação de mais de um modo. VERDADEIRO (ART. 325)
ART. 325, Parágrafo único - Quando, pela ___ ou pelo ______, a escolha couber ao D______, o juiz lhe assegurará o direito de __________ de um ou de outro modo, ______ que o autor não tenha formulado pedido alternativo. ART. 325, Parágrafo único - Quando, pela LEI ou pelo CONTRATO, a escolha couber ao DEVEDOR, o juiz lhe assegurará o direito de CUMPRIR A PRESTAÇÃO de um ou de outro modo, AINDA que o autor não tenha formulado pedido alternativo.
ART. 326 - É ______ formular mais de um pedido em ordem ________, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior. Parágrafo único - É lícito formular ______ pedido, A___________, para que o juiz acolha um deles. ART. 326 - É LÍCITO formular mais de um pedido em ordem SUBSIDIÁRIA, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior. Parágrafo único - É lícito formular MAIS DE UM pedido, ALTERNATIVAMENTE, para que o juiz acolha um deles.
ART. 327 - É lícita a C______, em um _____ processo, contra o ____ réu, de _____ pedidos, ainda que entre eles não haja conexão. ART. 327 - É lícita a CUMULAÇÃO, em um ÚNICO processo, contra o MESMO réu, de VÁRIOS pedidos, ainda que entre eles não haja conexão.
ART. 327, § 1º - São REQUISITOS de ADMISSIBILIDADE DA CUMULAÇÃO que: I - os pedidos sejam C____________; II - seja ______ para conhecer deles o __________; III - seja A______ para todos os pedidos o tipo de P_________; ART. 327, § 1º - São REQUISITOS de ADMISSIBILIDADE DA CUMULAÇÃO que: I - os pedidos sejam COMPATÍVEIS ENTRE SI; II - seja COMPETENTE para conhecer deles o MESMO JUÍZO; III - seja ADEQUADO para todos os pedidos o tipo de PROCEDIMENTO;
ART. 327, § 2º - Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de P_______, será admitida a ________ se o autor empregar o procedimento _______, sem prejuízo do emprego das técnicas processuais diferenciadas previstas nos procedimentos ______ a que se sujeitam um ou mais pedidos cumulados, que N___ _____ I__________ com as disposições sobre o procedimento comum. ART. 327, § 2º - Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de PROCEDIMENTO, será admitida a CUMULAÇÃO se o autor empregar o procedimento COMUM, sem prejuízo do emprego das técnicas processuais diferenciadas previstas nos procedimentos ESPECIAIS a que se sujeitam um ou mais pedidos cumulados, que NÃO FOREM INCOMPATÍVEIS com as disposições sobre o procedimento comum.
ART. 328 - Na obrigação I_______ com _________ de credores, aquele que não participou do processo receberá sua parte, deduzidas as D_______ na proporção de _______. ART. 328 - Na obrigação INDIVISÍVEL com PLURALIDADE de credores, aquele que não participou do processo receberá sua parte, deduzidas as DESPESAS na proporção de SEU CRÉDITO.
ART. 329 - O autor poderá: I - até a ______, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, __________ de consentimento do réu; II - até o S______ do P______, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir, ____ consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de ______, facultado o requerimento de P____ __________. ART. 329 - O autor poderá: I - até a CITAÇÃO, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, INDEPENDENTE de consentimento do réu; II - até o SANEAMENTO DO PROCESSO, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir, COM consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 15 DIAS, facultado o requerimento de PROVA SUPLEMENTAR.
ART. 330 - A PETIÇÃO INICIAL será INDEFERIDA quando: I - for I______; II - a parte for M______ I_______; III - o autor carecer de I__________; IV - ________ as prescrições dos arts. 106 e 321; ART. 330 - A PETIÇÃO INICIAL será INDEFERIDA quando: I - for INEPTA; II - a parte for MANIFESTAMENTE ILEGÍTIMA; III - o autor carecer de INTERESSE PROCESSUAL; IV - NÃO ATENDIDAS as prescrições dos arts. 106 e 321;
ART. 330, § 1º - Considera-se INEPTA a petição inicial quando: I - lhe faltar P_____ ou _______; II - o pedido for I_________, ressalvadas as hipóteses legais; III - da narração dos fatos não decorrer _______ a ________; IV - contiver pedidos _______ entre si. ART. 330, § 1º - Considera-se INEPTA a petição inicial quando: I - lhe faltar PEDIDO ou CAUSA DE PEDIR; II - o pedido for INDETERMINADO, ressalvadas as hipóteses legais; III - da narração dos fatos não decorrer LOGICAMENTE a CONCLUSÃO; IV - contiver pedidos INCOMPATÍVEIS entre si.
ART. 331 - Indeferida a petição inicial, o autor poderá apresentar _________, facultado ao juiz, no prazo de ____, R______. § 1º - Se ________, o juiz mandará _____ o réu para responder ao recurso. ART. 331 - Indeferida a petição inicial, o autor poderá apresentar RECURSO DE APELAÇÃO, facultado ao juiz, no prazo de 5 DIAS, RETRATAR-SE. § 1º - Se NÃO HOUVER RETRATAÇÃO, o juiz mandará CITAR o réu para responder ao recurso.
ART. 331, § 2° - Sendo a sentença reformada pelo tribunal, o prazo para a C________ começará a correr da ______ do R__________. § 3º - Não interposta a apelação, o réu será _______ do T_________ da S______. ART. 331, § 2° - Sendo a sentença reformada pelo tribunal, o prazo para a CONTESTAÇÃO começará a correr da INTIMAÇÃO do RETORNO DOS AUTOS. § 3º - Não interposta a apelação, o réu será INTIMADO do TRÂNSITO EM JULGADO da SETENÇA.
Show full summary Hide full summary

Similar

Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
Procedimento de Ação Monitória
Natália Oliveira
RECURSOS
Bruna Carneiro
Fases do Procedimento Comum
Isabela Franzoi
Atos Processuais
Rogerio Lima
Atos Processuais (Direito Processual Civil)
Luís Felipe Mesiano
TGP - Princípios
eduarda ayres
Competência de Foro
hosanagarcia
Questões de lacunas - Art 200 ao Art 202 do CPC
Luís Felipe Mesiano
Questões de lacuna - Art 218 ao Art 232 do CPC
Luís Felipe Mesiano
Teoria geral das provas
Nathália Gomes