Pré História

Description

Corresponde ao período que vai do surgimento do homem primitivo (hominídeo) até a invenção da escrita.
Loxie Zemog
Flashcards by Loxie Zemog, updated more than 1 year ago
Loxie Zemog
Created by Loxie Zemog about 6 years ago
561
0

Resource summary

Question Answer
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada Período em que predominou a sociedade de homens caçadores e coletores.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida Período em que se desenvolveu a agricultura e a criação de animais.
Idade dos Metais Período em que se desenvolveu a fundição de metais.
Paleolítico - sociedade dos caçadores e coletores Durante o o paleolítico o homem tinha como principais atividades para obter alimentos: A coleta de frutos, grãos e raízes; a caça e a pesca. Confeccionou instrumentos com pedaços de madeira, osso e pedra.
Paleolítico Controle do fogo - foi uma das maiores realizações humanas do paleolítico. Possibilitou o homem vencer o frio e a fome.
Paleolítico: Início da organização social Vida nômada Vida sedentária Clãs; formados por conjuntos de famílias cujos membros descendiam de ancestrais comuns. Não havia a preocupaçãode produzir excedentes para trocar com outros clãs ou de acumular riquezas.
Paleolítico: Manifestações artísticas. O homem paleolítico desenvolveu surpreendentes manifestações artísticas: figuras entalhadas em pedra, pintura rupestre, modelagem em barro.
Neolítico: A revolução agropastoril Homem passou a interferir decisivamente no meio ambiente.Cultivando plantas e domesticando animais. Controlou as fontes de sua alimentação. Sobrevivência dependia das mãos produtoras. (modo de vida sedentário)
Neolítico: Crescimento Populacional. Com a revolução agropastoril, as comunidades puderam produzir mais alimentos do que o necessário ao consumo imediato. Passaram então a estocá-los procurando garantir o abastecimento em períodos de escassez. O aumento do crescimento da população, multiplicou-se 20 vezes em relação ao paleolítico.
Inovações do Neolítico Aperfeiçoamento dos instrumentos de pedra. (facas, machados, foices e enxadas) Cerâmica: para cozinhar e armazenar alimentos; criaram recipientes que suportassem calor do fogo e pudessem conter líquidos. Desenvolveram a técnica de moldar argila.
Inovações do Neolítico Tecelagem: o Homem neolítico desenvolveu técnicas de fiar e tecer, acrescentando ás suas vestimentas de couro feitas de linho, algodão e lã. Casas e aldeais - madeira, barro, pedra e folhagem seca. Vida comunitária ficou mais complexa. Surgiram aldeias agrícolas sedentárias, que posteriomente deram origem as primeiras cidades.
Inovações do neolítico: Uso da roda. Calcula-se que foram usadas grandes toras rolantes para transportar os enormes blocos de pedra dos menires e dolmens ao local desejado. Menir: Grande bloco de pedra disposto verticalmente no solo. Dólmen: espécie de mesa alta de grandes blocos de pedra.
Idade dos Metais: Uma revolução tecnológica Fundição de metais (cobre, bronze e ferro) Melaturgia representou um enorme progreso tecnológico. Metais podem ser modelados atravéz do processo de fusão (processo de derrretimento de substâncias sólidas pela ação do calor). Confeccionou Panelas, vasos, enxadas, machados, pregos, agulhas, facas e lanças de metal.
Etapas da Idade dos Metais Melaturgia do cobre Melaturgia do bronze: mistura de cobre e estanho. Para fazer Espadas, lanças, martelos. Metalurgia do ferro: Por volta de 1500aC. teve ínicio, em grande escala a metalurgia do ferro.
Civilização: Novo estágio do desenvolvimento social. Aparecimento de classes sociais. Formação do estado: Organizou-se um governo para administrar a sociedade e controlar a força militar. Divisão social do trabalho: surgiram trabalhadores especializados. Aumento da produção econômica Registros escritos.
Relações sociais: Comunidades primitivas. As relações sociais baseavam-se nos laçõs de parentesco. cooperação entre membros do grupo. Cada Pessoa desfrutava de um patrimônio comum com os demais membros do grupo.
Relações sociais: Sociedades civilizadas Nas sociedades civilizadas, quase todos esses elementos se modificaram. Em vez da cooperação, desenvolveu-se o espiríto de competição social. Surgindo a propriedade privada da terra do rebanho, enfim dos bens. Surgiu o acúmulo desigual. Estado governado por uma minoria, detentores do poder econômico (riqueza), político (força) e ideológico (saber)
Crescente Fértil A região planeta onde surgiram as primeiras civilizações de que temos conhecimento é chamda de Crescente fértil. Nordeste da áfrica, as terras do corredor mediterrâneo e a Mesopotâmia. O seu traçado lembra a lua no quarto crescente e suas terras são fertéis, banhadas por diferentes rios.
Show full summary Hide full summary

Similar

História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Feudalismo
Malu Miralha
Iluminismo
Priscila Reinaldo
República Velha
Vitor Gomes