A ação humana e os valores

Description

Cartas de estudo para preparação do 3º teste de filosofia.
Paulo Gomes
Flashcards by Paulo Gomes, updated more than 1 year ago More Less
Paulo Gomes
Created by Paulo Gomes about 7 years ago
Paulo Gomes
Copied by Paulo Gomes about 6 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
O que é um acontecimento? "Um acontecimento é algo que ocorre situado no espaço e no tempo". Exemplo: o telemóvel toca.
A Ação é um Acontecimento? Sim, mas trata-se de um acontecimento em que um agente faz algo intencionalmente (é um ato voluntário).
Porque é que nem todos os acontecimentos são ações? Nem tudo o que acontece é uma acção, ou seja, se todas as acções são acontecimentos nem todos os acontecimentos são acções. Uma acção é algo que acontece devido à vontade e intenção consciente de um sujeito.
O que é que distingue atos voluntários e atos involuntários? Os atos involuntários podem ser conscientes ou inconscientes e não dependem da vontade do agente. Os atos voluntários são sempre conscientes e dependem da vontade do agente (são intencionais).
O que significa a palavra INVOLUNTÁRIO
O que significa a palavra VOLUNTÁRIO?
O que são os elementos constitutivos da ação? São os componentes da ação: Agente, motivo, decisão, intenção e consequências.
O que é a INTENÇÃO? A intenção é o propósito ou o objectivo da acção. É a meta que o agente quer atingir.
O que é o MOTIVO de uma ação? O motivo é a justificação, o porquê ou a razão de ser da acção. É a causa, externa ou interna, que leva alguém a ter que agir.
Que relação existe entre o motivo e a intenção? A relação é a seguinte: saber qual o motivo da acção, o seu porquê ou razão de ser, clarifica a intenção do agente, torna possível compreendermos a intencionalidade da acção.
Porque é que o libertismo é uma teoria incompatibilista?
O que são as consequências de uma ação? As consequências de uma acção são o modo como o resultado da nossa acção afecta os outros e também a nós próprios.
Em que consiste o problema do LIVRE-ARBÍTRIO? Consiste em saber se somos livres ou se estamos sujeitos a causas anteriores e exteriores que produzem as nossas ações. TEMOS UMA VONTADE LIVRE? PODEMOS FAZER ESCOLHAS/TOMAR DECISÕES?
Que teoria(s) sobre o livre-arbítrio está(ão) de acordo com este lema? LIBERTISMO e DETERMINISMO MODERADO
O que é o LIVRE-ARBÍTRIO?
Por que razão o problema do livre - arbítrio é um problema importante do ponto de vista prático? O problema do livre-arbítrio tem importantes implicações práticas. Tudo parece indicar que se não houver livre-arbítrio, então também não é possível responsabilizar moralmente um agente pelas acções que pratica e, consequente, puni-lo ou recompensá-lo.
O que defende o determinismo radical? O determinismo radical defende que tudo o que acontece tem uma causa anterior e que as ações são acontecimentos, concluindo que a liberdade não existe.
Porque é que o determinismo radical é uma teoria incompatibilista?
Qual é o principal argumento do determinismo radical?
Quais são as limitações (objeções) do determinismo radical?
O que defende o libertismo? O libertismo defende que a liberdade existe, porque as ações não têm causas anteriores, elas são causadas pelas escolhas dos agentes.
Qual é o principal argumento libertista?
Quais são as limitações (objeções) do libertismo?
O que defende o determinismo moderado (compatibilismo)?
Qual é o principal argumento compatibilista (do determinismo moderado)?
Porque é que o determinismo moderado é uma forma de compatibilismo?
Apresenta exemplos de atos livres e atos não livres.
O que são os VALORES? Os valores são CRITÉRIOS de apreciação (da realidade) que podem ser padrões de escolha / preferência ou normas de conduta.
Quais são as principais características dos valores?
Qual a relação entre a ação humana e os valores?
O que distingue juízos de facto de juízos de valor?
O que é a MATÉRIA dos valores?
O que é a POLARIDADE dos valores?
O que é a HIERARQUIA dos valores?
O que é que defende o OBJETIVISMO axiológico? O objetivismo defende que os valores são objetivos: os valores existem nas coisas e são reais (pertencem à realidade).
O que é que defende o SUBJETIVISMO axiológico? O subjetivismo defende que os valores são subjetivos: existem apenas no sujeito - ou seja, dependem da forma como encaramos a realidade. Os valores não existem na realidade, só nas mentes dos sujeitos.
O que é que defende o ESTRUTURALISMO axiológico? O estruturalismo defende que os valores são criações culturais e que a atribuição de valores às coisas pressupõe que estas tenham propriedades que as tornem valiosas. O estruturalismo faz uma síntese entre o objetivismo e o subjetivismo.
O que é a AXIOLOGIA? A axiologia é a disiciplina filosófica que estuda os valores.
Porque é que se diz que o ser humano não nasce humano? Porque para nos tornarmos humanos a programação genética (biológica) não basta: precisamos de adquirir a CULTURA.
O que é a SOCIALIZAÇÃO? A socialização (ou educação) é o processo pelo qual os seres humanos são introduzidos na cultura da sociedade em que nascem e vivem.
O que são condicionantes da ação humana? As condicionantes da ação humana correspondem aos limites dentro dos quais podemos agir e sem os quais a ação é impossível: por exemplo, para agir precisamos de respirar, para respirar precisamos de ar...
Quais são as CONDICIONANTES da ação humana? A acção humana tem condicionantes de várias ordens: físico-biológicas, psicológicas e histórico-culturais.
O que são CONDICIONANTES BIOLÓGICAS da ação humana? "São os que decorrem da constituição fisiológica e da anatomia do nosso corpo, como, por exemplo: incapacidade de suportar temperaturas ou pressões atmosféricas extremas; impossibilidade de voar ou respirar debaixo de água."
O que são CONDICIONANTES PSICOLÓGICAS da ação humana? São características ligadas à nossa personalidade que condicionam a nossa ação, como a força de vontade ou a falta dela, a timidez, o conformismo ou o pessimismo..., etc.
O que são CONDICIONANTES HISTÓRICO-CULTURAIS da ação humana? São a época histórica e o meio sócio-cultural em que vivemos e que influenciam o nosso modo de ser, pensar e agir.
O que é a CULTURA? A CULTURA é tudo aquilo que é produzido pelo Homem (enquanto ser social).
O que é que faz parte da cultura?
Porque é que o homem é produto e produtor da cultura? O homem PRODUZ a cultura, mas necessita da socialização para se tornar humano. Por isso também é PRODUZIDO pela cultura.
O que é a IDENTIDADE CULTURAL?
O que são PADRÕES CULTURAIS? Os padrões culturais são os elementos constitutivos de cada cultura e que, no seu conjunto, formam a identidade cultural de cada uma das sociedades.
Dá exemplos de padrões culturais. Crenças; Teorias; Construções arquitectónicas; Objetos produzidos; Valores; Leis e Normas; Arte; Costumes e Tradições.
O que é a diversidade cultural? A diversidade cultural reside no facto de todas as cultural serem diferentes entre si.
Porque é que existe diversidade cultural? A diversidade cultural existe porque as sociedades humanas são diferentes umas das outras e os indivíduos que as integram são únicos, ou seja, diferentes uns dos outros.
O que é o ETNOCENTRISMO?
O que é o RELATISVISMO CULTURAL?
Todos os padrões culturais são aceitáveis? NÃO! Todos os padrões culturais que contrariem os DIREITOS HUMANOS devem ser REJEITADOS!
O que é o INTERCULTURALISMO?
Quais são os PERIGOS (consequências negativas) do RELATIVISMO CULTURAL?
Quais são os PERIGOS (consequências negativas) do ETNOCENTRISMO?
Porque é que o diálogo entre culturas é importante?
Show full summary Hide full summary

Similar

RENASCIMENTO CULTURAL
Lucas Villar
A ação humana e os valores
Cátia Oliveira
A ação humana e os valores
António Leça Domingues
A ação humana e os valores
ALINE BOANOVA
A ação humana e os valores
ALINE BOANOVA
CEJA VIRTUAL - FASCÍCULO 1 - UNIDADE 1 - CULTURA E IDENTIDADE
Hilário Jr
Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
Jean Silva
Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
osmar oliveira
Atividade sobre Corporeidades
Cejarj Cecierj
Cultura, mudança, poder, política e processos organizacionais
Cleime José da Silva
COLEÇÃO DE JOIAS - TCC MACKENZIE - DESIGN
Débora Rodrigues Brisighello