Escravidão Africana e Escravidão no Brasil

Description

Flashcards on Escravidão Africana e Escravidão no Brasil, created by Ana B Kinder on 28/02/2018.
Ana B Kinder
Flashcards by Ana B Kinder, updated more than 1 year ago More Less
Isadora  Borges
Created by Isadora Borges almost 8 years ago
Ana B Kinder
Copied by Ana B Kinder about 6 years ago
0
0

Resource summary

Question Answer
É certo dizer que já existia escravidão na África antes dos portugueses chegarem? Sim. Mas cuidado, a escravidão da África não tinha motivos FINANCEIROS, os escravos eram prisioneiros de guerra.
Como se dava a escravidão africana inicial, antes de ser necessária para o Brasil? Os portugueses dominavam o litoral africano, e não "entravam" no continente, eles manipulavam uma tribo para esta capturar pessoas de outras tribos em troca de dinheiro.
O que eram os navios negreiros, ou os tumbeiros? Eram os navios onde os escravos eram transportados da África para outros continentes. Navios comerciais, onde se pagava para levar o escravo, viajem de 45 dias onde mais de 50% dos negros morriam, ou eram mortos.
Os escravos iam para diversas regiões, e quando iam para Europa ou Ásia, eram frequentemente traficados pelos Mouros. A escravidão deixou uma marca na sociedade africana, sendo várias culturas destruídas. Haviam diferentes escravos e modos de tratamento. Os de campo, que recebiam o pior tratamento, os mensageiros, médio, e os de casa com o melhor tratamento, visto que esses frequentemente eram as babás dos filhos do Sr e da Sra.
No Brasil, os escravos eram utilizados para qualquer função comercial, podendo até ser alugados a outras pessoas em troca de dinheiro para o senhor. Havia os escravos de ganho, que exerciam atividades remuneradas, estes podiam juntar dinheiro e comprar a carta de alforria.
O que é "coisificação"? É transformar um ser em objeto, era o que os donos de escravos faziam, eles usavam os negros como queriam tendo o apoio da Igreja e do Estado
O que era o Capitão do Mato e o Feitor? Porque sua existência da tanta polêmica? O capitão era quem recuperava escravos que fugiam, e para saber os esconderijos, o capitão era um ex-escravo. O feitor também era um escravo, que tinha esse posto para ter mais benefícios e poder falar com os negros e evitar revoltas. Dá polêmica por se tratar de negros que castigam negros.
Como os africanos resistiam à escravidão? Realizando motins, executando feitores, incêndios, suicídios, sendo "mão mole" no trabalho, fugas. Faziam resistência cultural para não adquirir cultura europeia.
O que era um quilombo? Surge em 1600, são agrupamentos de escravos que fugiam, os quilombos aceitavam negros, mulatos e até brancos. Eram locais escondidos e de difícil acesso.
A invasão holandesa influenciou alguma coisa nos quilombos? Sim, como os espanhóis estavam em guerra, os escravos aproveitavam para fugir para os quilombos quando eles eram postos para lutar.
O quilombo dos Palmares foi o mais conhecido pelo número de habitantes, e porque foi atacado severamente pelos portugueses. Após os ataques, o líder atual, Ganga-Zumba fez acordo com os portugueses, que todos escravos nascidos em Palmares eram livres, mas os que fugiram para ali deveriam voltar para a senzala.
Como os habitantes de Palmares reagiram ao acordo? Os habitantes se rebelam e matam Ganga-Zumba, toma o poder Zumbi, que junto com Dandara negaram os acordos dos portugueses e declararam guerra aos portugueses.
Como os portugueses reagiram com o Ganga-Zumba? Mandaram Domingos Jorge Velho em 1690 é encarregado de destruir palmares e depois de 40 expedições eles destroem o local e mutilam o corpo de Zumbi como exemplo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Mercantilismo
Professor Junior
Geografia do Brasil
JOISSE DE OLIVEIRA
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Europa - características econômicas
Professora Fabiane
Brasil
andrerocha86
Escravidão Africana e Escravidão no Brasil
Wilson Ferreira Favacho
Mercantilismo
higorxduarte
Absolutismo e Mercantilismo
Professor Junior
Crise da República e a ruptura de 1930
jacson luft
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
Flashcards- Europa: Países e Capitais
Felipe Perreira