Química

Description

Explicações de química.
Beatryz Cecilia
Flashcards by Beatryz Cecilia, updated more than 1 year ago
Beatryz Cecilia
Created by Beatryz Cecilia about 6 years ago
5
0

Resource summary

Question Answer
Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, possui volume. Propriedades gerais da matéria são aquelas observadas em toda matéria, enquanto que podemos observar em certo grupo de matéria são chamadas de propriedades específicas.
Extensão é a propriedade que a matéria tem de ocupar um lugar no espaço, isto é, toda matéria ocupa um lugar no espaço que corresponde ao seu volume. A unidade padrão se volume é o metro cúbico, mas o litro é também muito usado. Massa é a quantidade de matéria que forma um corpo. A massa tem como unidade padrão o quilograma.
Inércia é a tendência natural que os corpos têm de manter seu estado de repouso ou de movimento numa trajetória reta. A medida da inércia de um corpo corresponde à de sua massa, Assim, quanto maior a massa de um corpo, maior será a sua inércia. Impenetrabilidade é a propriedade que os corpos têm de não poder ocupar um mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
Compressibilidade é a propriedade que os corpos possuem de terem seu volume reduzido quando submetido a determinada pressão. Isto ocorre porque a pressão diminui os espaços existentes entre as partículas constituintes do corpo. Elasticidade é a propriedade que um corpo tem de voltar a sua forma inicial, cessada a força a que estava submetido. A elasticidade e a compressibilidade variam de um corpo para outro.
Indestrutibilidade é a propriedade que a matéria tem de não poder ser criada nem destruída, apenas ser transformada. Esta propriedade constitui um dos princípios básicos da química, ciência que estuda as transformações das substâncias. Divisibilidade é a propriedade que a matéria tem de reduzir-se em partículas extremamente pequenas.
As propriedades específicas da matéria são as organolépticas, químicas e físicas. Organolépticas são as propriedades pelas quais certas substâncias impressionam nossos sentidos: cor, sabor, brilho. odor. etc.
Químicas são as propriedades que caracterizam quimicamente as substâncias. Como a combustão, a hidrólise e a reatividade. Físicas são aquelas que caracterizam as substancias fisicamente, diferenciando-as entre si. As mais importantes são: ponto de fusão, ebulição, solidificação, condensação, etc. Outra propriedade química importante é a densidade que é o quociente entre massa e volume.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Yani
Dicionário de Química
Alessandra S.
Princípios da Química
GoConqr suporte .
REAÇÕES QUÍMICAS
alessandra
Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
GoConqr suporte .
TERMOQUÍMICA
Yani
CINÉTICA QUÍMICA
Yani
Endotérmico ou Exotérmico?
Andrea Borges
Molaridade
Alessandra S.
Classificação Periódica dos Elementos
Mariana Nogueira
GEOMETRIA MOLECULAR
Yani